11 February 2010

M.I.A. & Limitada

(Paintball aquele desporto das bolas)

Hoje é genérico para os muitos M.I.A. que passam pela modalidade e até às vezes dão uma ou duas boas ideias e depois desaparecem. Ao fim ao cabo é uma análise e junção de um pedaço de conversa muito interessante que tive com o Marco Santos (Karakol como alguns conhecem-no) e o porque acho que muitos desaparecem da modalidade, não evoluindo assim para o lugar natural de contribuir para o futuro.

Vocês já tentaram perceber o que este desporto tem que atrai muitas pessoas com uma tal intensidade que passam por cá de forma fulminante?

Quero eu dizer com isto o seguinte, vejam os outros desportos, todos tem elementos que sobra interessados em ajudar e promover a sua modalidade quando deixam de ser atletas, vejam o rugby, o futebol, basquet, etc, parece que algum dos elementos que compõe os orgãos e promove o desporto no meio associativo e o desenvolve são actualmente atletas?
Não são! Alguns já foram, e muitos secalhar nunca foram.

Mas o que distingue a nossa modalidade na vertente desportiva, dos outros muitos desportos para estes não ficarem por cá a contribuir para as gerações seguintes?
Basicamente uma palavra, de algo que afecta a carreira do jogador de paintball: Objectivo.
O normal jogador de paintball não sabe nem traça objectivos, quer dizer alguns agora traçam o objectivo de serem "escritos" num blog de uma empresa, um género de uma festinha paga ao pêlo.
Mas os Objectivos que falo (Notem o "Ó" grande), são outros. Qual deve ser o modo de estar num desporto? Evoluir? Aprender técnica? Desenvolver capacidades?
Ou apenas o que muitos traçam de ganhar?

Cada vez mais se observa muitas equipas e jogadores a quererem ganhar a todo custo (quer dizer sempre se observou isso), e hoje cada vez mais se vê que técnicamente alguns jogadores nem um pote sabe abrir depressa (mas tem os speedfeeds), não sabem carregar e disparar (mas tem os speedfeeds), não sabem manter uma linha com uma mão até eventualmente a mão "certa" do lado que estão (mas jogam mais de dez provas por ano), não sabem correr e ter a miníma ideia de para onde disparam (reparem na quantidade de jogadores que grita check depois de fazer uma corrida a disparar, possivelmente nenhum porque nem eles sabem para onde vão os seus tiros), argumentam sempre tudo e não leram as regras, etc...
Isto tudo para chegar ao argumento de que o jogador de paintball, devido à forma como a comunidade existe e o recebe, não se desenvolve num atleta que realmente gosta da modalidade e permanece depois de falhar o único objectivo que possivelmente traçou de vencer.

E com isto voltamos atrás ao título, o que é feito de tantas pessoas com tantas ideias e que no passado fizeram tanto pela modalidade ou por desenvolver a modalidade nem que fosse de modo particular com a sua equipa?
Qualquer elemento dos Lobos, Elite, Pintabolas, Metralhas, TNT (temporada de 2001/2002).
O que podemos fazer para mudar a mentalidade do jogador de paintball para o atleta de paintball que evolui no elemento que quando deixa de "poder ser" um atleta vai contribuir para os próximos?

(Não, não é com blogs ou na internet!!!)


Jaime Menino

1 comment:

  1. O paintball para muita gente nunca deixou de ser um passatempo.
    E como todos os outros passatempos assim que apareçe algo mais importante (familia, trabalho, etc) ou mais interessante para se fazer claro que o actual passatempo deixa de ser uma prioridade.

    Para alguns passou a ser um desporto para outros nunca passou de algo como ir jogar a bola com os amigos.

    Fraga

    ReplyDelete