15 August 2011
PSP NJ 2011 - Wrap up
Quem viu, viu! Quem não viu fica a saber...
Ganharam os Tampa Bay Damage a prova da PSP, de notar que não foram os Dynasty que perderam, foi mesmo uma vitória dominante táticamente e até um pouco monótona da espectacularidade do paintball, mas o que interessa é o "W" no final do jogo.
Os "alas" que tentaram abrir dos Dynasty foram regra geral carne para canhão, e o único ponto marcado foi uma jogada desesperante de quatro para três.
Os TB Damage exerceram controlo das zonas desde o primeiro segundo de cada ponto até ao momento final, mudaram de mudança assim que fizeram o dois a zero de muito lentos para super lentidão ou parados (Storytime é o termo que os rapazes da Florida usam quando decidem abancar e queimar o tempo do jogo) em termos de agressividade de avanço sobre o campo.
Deram um pouco o mesmo remédio aos Dynasty que tem vindo a aplicar ao longo da temporada contra as equipas fortes. Fazer um "G" no breakout e de seguida deixar a outra equipa cometer os erros na tentativa de equilibrar o ponto ou tentar mexerem-se no campo.
Como disse no post anterior onde apontei as quatro equipas finalistas, não posso de deixar de comentar a situação mais injusta do paintball nos últimos tempos que foi a não passagem às finais dos Aftershock que ficaram em termos de diferença de pontos marcados e sofridos à frente dos Impact, mas por uma margem bastante significativa (2,5 pontos). Situação que se deveu ao empate a três equipas no grupo preliminar, onde o primeiro a sair do desempate era a equipa com melhor diferença de pontos (TB Damage) e a segunda equipa a sair do desempate era a que tivesse ganho o confronto directo, situação que permitiu aos Impact passarem em vez dos Aftershock devido à vitória de 5 a 4 (em morte súbita) nas preliminares. A regra não está bem concebida, e o retirar da regra que dava pontos por chegar ao empate que dá morte súbita também está algo errado, tinha ajudado e ajuda de forma justa a não haver alguns empates entre fases.
O layout da prova foi interessante, mas mau para o público com as equipas a colocarem o jogo na zona da pit, sem visão para o público e sem coaching. Notou-se que as equipas tiveram algum trabalho para resolver as "defesas fechadas", sobretudo devido à ausência de uma linha de ataque em pé, aka linha das chamuças tradicional.
Por fim mais uma prova com a maçada do mau tempo, a PSP nisso tem um azar estamos no Verão em Agosto no hemisfério Norte e tiveram um dia inteiro de chuva na costa atlântica, mas com as equipas a jogarem o pleno da prova. É bom se ver uma filosofia de quem se interessa por jogar e competir ao contrapor dos "bebés" que aparecem quando cai uma "pinga" ou algo não corre como imaginaram e começam a ser umas donzelas.
Jaime Menino
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