20 April 2009

Jerseys - Metralhas


Jersey - A vestimenta que um jogador de paintball usa, sobretudo para se identificar com a sua equipa. Escrevo sobre o peso de uma jersey não o peso literal mas o peso figurativo. A jersey de uma equipa transporta vários pesos, várias mensagens e sobretudo responsabilidade (depende da equipa). Hoje uma equipa sem jerseys é um sinal no minimo de desleixo, ou até mesmo de fraqueza, quem sabe uma falta de orgulho. Uma equipa com jerseys diferentes pode ser um bom sinónimo de desunião. Uma equipa sem simbolos que a representem ou sem recheio para encher as jerseys, pode ser muita coisa, mas sobretudo um sinal de que não são alguém a ser seguido ou respeitado.

"Ontem" arranjar jerseys era uma aventura titânica. Quantas pessoas não tem histórias de como arranjaram jerseys, ou de como foram enganados, ou como tiveram de se desembrulhar para as fazer.

Deixando esta introdução, vou falar das jerseys que eu acho que tem maior significado. Não por causa de apenas resultados, mas pela sua integridade e sobretudo em parte por admiração a quem as preencheu e os seus feitos.

A jersey mais nacional e com mais peso.

A jersey dos Metralhas que está na foto de cima, não a actual que é horrivel desculpem-me dizê-lo mas é a minha opinião, foi uma das jerseys nacionais com mais peso. Certamente há equipas com melhor curriculum de resultados em prova, mas essas seguiram a via "americana" e adoptaram uma jersey completamente diferente todos os anos, marca diferente, cor diferente, maior parte das vezes sem identificação sequer do jogador.

Mas a jersey dos Metralhas foi sempre a que trouxe mais porte para campo, mais integridade, sentido de unidade, diversão. Eu pelo menos vi-a jogar ainda uns bons anos em campo, pelo menos três. E sempre que a vi em direcção ao campo, era sinal que iria haver um jogo digno de se observar e provavelmente aplaudir:

Foi num jogo deles que vi o primeiro Dead Man Walking ao vivo com resultado brilhante (Metralhas vs Paintoon, quinta prova circuito zap, Gaia, Canelas), e na prova a seguir fiz um, a menor escala, com o mesmo efeito no resultado (Trolls vs Suicidal Team, sexta prova do circuito zap, Gaia).

Foi assim no MegaCampeonato em 2002, onde em Lisboa os Metralhas conquistaram o primeiro lugar desta prova do Millennium Series (Em Novice de três escalões: Profissional, Amador e Novice), um feito que pode ser abaixo de outras equipas noutro escalão acima (duas equipas Portuguesas em Amador: Rasteiros, Centeflag Europe), mas era digno de ser respeitado, seguido e aplaudido. Eu vi com os meus olhos, e enquanto público estava lá para desejar boa sorte e torcer por eles até porque foram finais excelentes. Só podia desejar tentar fazer o mesmo e quase o fizemos (Trolls) no ano a seguir em Amador B (Segundo escalão de quatro: Profissional, Amador A, Amador B, Novice).

Foi a jersey deles que mais vezes vi no Millennium, e em todas as provas "justas" e boas, mas que infelizmente não tiveram o que mereciam, por defeito próprio, a vitória final.

Eu não conheço as histórias das jerseys dos Metralhas, provavelmente tem alguma importância, e claramente o desenho actual vem para responder à horda de jogadores novos que entram e saiem e não tem nenhuma identidade com o peso da jersey. Se quiserem saber mais sobre a equipa, dêem um salto no site. --> http://www.metralhas.com/
E se quiserem ver um video, dos mais antigos que tenho dos Metralhas, na segunda prova do CircuitoZap 01/02, em Arruda dos Vinhos em 2001. Este jogo ganharam, porque tenho um em Santa Maria da Feira onde perdem com os Mighty Ducks, mas isso é outro post...
Jaime Menino

1 comment:

  1. É bom saber que o pessoal apreciava.

    Sobre as vitórias no Millennium antes da nossa.

    Começou com os Gravediggers em Lisboa (2000). Hugo, Humberto, Nave e com o Tiago Coelho a iniciar-se na equipa.O Escalão era o Amador (2 escalões que existiam: Pro e Amador).

    Depois em Toulouse, no mesmo ano, Ganha a Estratego. Viagra, Diogo, Filipe Mendes, Julião, e outros mas não me lembro de todos. Surgiu nesse torneio o escalão Novice (3 escalões).

    Nesse mesmo ano Os Metralhas vencem em Londres, a campaign cup, em Novice

    Depois disso não tenho a certeza da Centerflag ter vencido algum torneio. Não tenho ideia. Os rasteiro tb não venceram nenhum millennium.

    Em 2002 vendemos novamente, cá. Depois de estarmos a fazer uma época muito má.

    No ano a seguir renomeiam os escalões e dividem o Amador em A e B, mas as equipas novice com quem jogávamos antes mantiveram-se todas em Amador B, que era o que mais se aproximava em termos de nível competitivo.

    Enfim, quase histórias de dinossauros mesmo e foi há 7 anitos...

    Abraços,

    Nuno Pedrosa

    Enfim, dinossaour

    ReplyDelete