03 June 2009

KULT. O Fenómeno

Cá vai os Kult, o bom, o mau, os podres, as glórias o fenómeno. Sem dúvida uma das equipas que veio trazer um novo pensar e agir ao status quo. Foram uma das equipas da nova geração de jogadores Lisboetas, trouxeram e deixaram algumas das expressões mais usadas e um sentido de estilo super apurado. Sem dúvida pelo menos foram os criadores do movimento anti-Random e exibiam-se com uma arrogância engraçada fora e dentro de campo.

COMEÇO

Mas vamos passar aos factos. Estavamos por meio da temporada da Copa Ibérica, portanto 2002/2003, e tinhamos sempre a assistir nas provas no meio da escassa presença de público, três pessoas que se tinham estreado recentemente no mundo dos jogos recreativos dos Renegados. O Alex Leal, a irmã (que foi para as Power Paint Girls) e o Nuno Alves. Crescia assim a vontade de criar uma equipa e dar um salto ao mundo competitivo, assim salvo erro na off season antes do começo de 03/04 juntaram mais uns quantos novatos no meio: O tal de Miguel Correia que alguns conheciam do universo geek. O Figueiredo que ainda chegou a ser cobiçado pelos Paintoon após uma temporada como Kult. O Xico aka "moicano", possivelmente o jogador mais versátil deles mas sem dúvida o mais metrosexual. Khamy, outra personagem que habitava nos jogos dos Renegados e que não durou muito. o Rui, amigo do Pedro Reis que ele queria à força meter nos Trolls. O Pedro Zeiger, o famoso gritador.

PRIMEIRA TEMPORADA

Rapidamente perderam o Rui ainda em 2004, que afinal os Trolls precisavam dele. Mandaram o Khamy embora quando já não precisaram dele para fazer número pois tinha demasiados parâmetros para jogar.

Foi engraçado vê-los de longe a juntar o projecto e ver a sua evolução no Penteado e nos campos. Nos treinos começaram por querer jogar connosco, mas rapidamente ganharam uma fobia a treinar com os Trolls, e só treinavam contra as P.P.G. numa onda infantil onde cronometravam o tempo que elas (também maçaricas e a começarem nesse ano) duravam contra eles em campo. Sempre a partir daí a recusar os nossos convites de treino. O detalhe destes episódios que nunca mais vou esquecer é o dia que levaram uma derrota das miúdas em treino, foi hilariante. Aquele jogo não o cronometraram, e sairam de campo cabisbaixos.

Foram um projecto muito interessante e que evoluiu muito, em pouco tempo. Tiveram uma primeira época parva em termos semi-mediáticos, onde o seu principal porta voz o Alex Leal "BlackCat", assim como o dos Lobos, Ti Toi, decidiram entrar na onda do André Clemente e da autopromoção do Regional de Lisboa num artigo da FaceFull onde chegaram ao ridiculo de dizer que usavam a L.P.P. para treinar para o RLX. Um artigo parcial do Clemente, como muitos outros, onde ele decidiu dar um spin de regional versus L.P.P. algo que não era real, se havia alguma postura de concorrência era tomada pela organização do regional e os seus lacaios, até o "mm" do Sénior (outra personagem) mandava bocas e nem sequer jogava competição.

Então nesta primeira temporada os Kult participaram em apenas 5 das 6 provas em Amador 7 man dessa primeira temporada da LPP, e com resultados muito fracos. O mesmo para os Lobos que participaram apenas em 3 das 6 provas. Ambas equipas numa clara atitude de kiss-ass à organização e fornecimento da Ponto de Mira, atitude a qual ainda existe muito noutros meios e com outras empresas, sobretudo por quem é novo neste meio. As equipas e jogadores tem tendência para se esquecerem que são clientes e que não devem vender os seus principios, a qualidade do seu desporto e competitividade para receber umas caixas de bola ou desconto. Mas rapidamente passou-lhes essa postura sobretudo porque os jogadores de ambas equipas queriam jogar onde havia competição real.
Que se diga que ambas equipas também não conseguiram nenhum lugar especial nessa temporada no Regional de Lisboa, é ao fim ao cabo o detalhe irónico.

SEGUNDA TEMPORADA

Na temporada seguinte, 2004/2005, ambas equipas já transpareciam uma maior vontade de pertencer à massa inteligente do Paintball. Foi a temporada da mudança radical na comunidade de paintball em Lisboa. A Ponto de Mira tinha acabado de contratar os "cinco de paris" para os Paintoon e ao mesmo tempo não muito relacionado perdia praticamente todas as equipas para a sua principal concorrente a Estratego.

Os Kult já vieram mostrar ainda uma maior competitividade num Open de Lisboa super competitivo nessa temporada e bem organizado pelo João Carriço, onde tiveram aqui sim neste regional um treino para a LPP, campeonato onde perderam o primeiro lugar da temporada pela "espertice" do Alex, para nada mais nada menos os Lobos, que finalmente tiveram o seu sandbaggismo a dar frutos no escalão Amador 7 man. Tudo por uma cedência sem sentido dos Kult aos Lobos na primeira prova da LPP nesse ano. A conclusão que os Kult chegaram a dizer em tom irónico é que deviam ter se livrado mais cedo do Alex, que saiu da equipa a meio da temporada por razões particulares, e literalmente arrumou as botas (sim ele jogava de botas da tropa).

No regional ambas equipas passaram discretamente em segundo plano, devido à presença de tanta equipa Pro num único escalão do regional, mas certamente tiveram um treino e peras em cada prova.

Os Kult ainda no decorrer da temporada tiveram os tomates para serem uma das primeiras equipas em plena prova "denunciar" o seu contracto com a Estratego e passarem de novo para a Ponto de Mira que na altura tinha tinta da Draxxus em bem melhores condições que os restos da Tomahawk. Às vezes com o fornecimento de tinta uns são filhos da mãe outros da enteada relativamente à escolha de modelos de bola e lotes e muitas vezes era (e ainda é) preciso ir buscar as caixas todas para se ter a certeza que não acaba, isto em qualquer fornecedor...

Nessa mesmo temporada ainda apanharam o Pedro Reis, que já estava nos Paintoon depois de uma saida abrupta dos Trolls, que sempre se deu bem com os grande parte dos elementos da equipa e que foi sobretudo um boost moral para a equipa.

Não tenho a certeza em que temporada entrou o Ricardo Campos, que era sobretudo e ainda é um dos melhores backplayers nacionais e não é sequer reconhecido mas tenho ideia que foi nesta temporada.

Assim como o PMota que jogou sobretudo com eles neste segundo ano, uma outra personagem bastante engraçada que se distinguia pela sua permanente voz de bagaço, mas pelo que percebi ainda deixou uma divida avultada na equipa quando imigrou para a Irlanda...

Em termos internacionais tiveram presenças em Paris e Madrid de 2005.

Ai!!! Madrid, e a aposta da Coca cola light sabor limão. Os 90 € mais fáceis que os Kult perderam... lol.

Falta-me uns nomes à memória de pessoal que jogou com os Kult. Assim como os elementos dos Raptors que os Kult possam ter absorvido em 2005. Os Raptors era uma equipa de onde veio o Hugo Pires, e que eram treinados táticamente com algum sucesso pelo Miguel Correia.

De grande destaque foi o facto que os Kult organizaram a primeira etapa da LPP no Algarve em 2005. Foi uma prova excelente e um feito sem dúvida.


TERCEIRA TEMPORADA

Na temporada nacional de em 2005/2006, os Kult tiveram um ano em que subiram a Pro, foi uma adaptação dificil nunca tendo conseguido atingir o pódio, conseguiram sobreviver uma temporada de resultados baixos e um ano de construção. Estavam sobretudo no bom caminho para se tornarem num dos pilares do status quo pro nacional. Tinham uma equipa coerente e unida, e sobretudo se mantivessem o projecto dois anos e para a frente sem falhas seriam sem dúvida um pilar na comunidade de topo do paintball nacional.

Nesta temporada arbitraram todo o Regional de Lisboa, algo que por experiência própria sei que é bastante desmoralizante e cansativo e também mandaram o Ricardo Campos embora por diferenças no tema de dedicação à equipa...


Que fique de destaque que na última prova do Campeonato Nacional da L.P.P. em 2005/2006, na prova de Torres Novas, foram a única equipa que derrotou os Paintoon nas preliminares, com dois convidados na equipa.

QUARTA TEMPORADA

Em 2006/2007 a última temporada de escalões abertos, antes do escalão GOLD na LPP ser fechado e a última temporada dos Kult. Os Kult começaram a temporada da melhor forma possivel. Estavamos já a jogar X-ball lite no RLX e na primeira prova do Campeonato Nacional conseguiram entrar nas finais, perdendo nas semi finais contra os Paintoon, e desconcentrando-se e perdendo o terceiro posto para uns inferiores Estratego. Sobretudo lembro-me bem da falta de calo e calma da formação. As provas seguintes da temporada foram uma desgraça, o Pedro Reis sempre lesionado, jogadores que tinham saido também não ajudou. A integração de alguns dos Kult kids, o Pedro Zeiger também tinha sido convidado a "evoluir" noutras paragens, porque não era suficientemente bom para o nivel da equipa mas ao menos fazia número e presença. Tiveram mais uns jogadores na equipa, nada de especial ou destaque ou que seja alguém que seja primeira escolha para as actuais equipas Pro.

Resumindo no final da temporada ficaram em sétimo posto do Campeonato da L.P.P. (outra vez) o que dava acesso directo a serem uma das equipas da liga GOLD, e venceram o RLX de forma menos, digamos, ideal. Não reforçaram a equipa conforme foram perdendo jogadores, sobretudo os que mandaram embora e de repente com quatro ou cinco jogadores com alguns que não declaram o seu compromisso a equipa ficou sem nada. Com apenas o Miguel Correia e o Xico para fecharem a porta. O Nuno Alves retirou-se. O Pedro Reis também. O Hugo Pires andava-se a "vender" a qualquer equipa Pro. E o resto dos jogadores da equipa simplesmente não interessam para contar... Foi uma pena, a equipa com mais experiência nacional e um titulo em x-ball lite não ter jogado em GOLD no seu primeiro ano, certamente seria algo espectacular de se ver e era o seu lugar por direito.

Foram e são sem dúvida uma referência ainda hoje em dia em qualquer conversa. Pelo menos ficaram a ganhar algumas equipas, nem que fosse pela experiência do terror que era apanhar os Kult em campo e as suas bocas ácidas à falta de estilo e porte em campo... Há equipas que não deixam saudade, esta deixa um suspiro nostálgico.

Jaime Menino

P.S. Se encontrar algum bom video coloco no youtube e faço um update aqui a avisar.

9 comments:

  1. Boas, Jaime. Não era o Khamy mas sim o Caiman. No roster original, esqueceste-te do Kinkas. Não foi Madrid mas sim Malaga em 2005: foi a primeira prova de Millennium naquelas paragens e onde os Kult subiram ao podium em 2ºlugar de div3 em 7man na sua estreia em provas internacionais, apenas perdendo na final para os uns Russos que treinavam com os Russian Legion - feito histórico - contra tudo e contra todos, incluindo o "magnifico" fornecedor de bolas deles na altura que a dada altura apenas tinha bola de campo, dura como pedras, para jogarem! Foi nessa prova que os Joy interromperam o contrato com a Estratego, remember...? ;)
    Algumas pequenas correcções...

    ReplyDelete
  2. Boas
    Sim tens toda a razão era Khayman, ou Khaiman, sei que era com um K.
    Esqueci-me de Malaga em 2004 (atenção aos anos). E realmente esqueci-me do Kinkas, mas também foi praticamente inexistente a sua carreira de paintball. E por acaso os Joy já em Madrid 2004 em Agosto, antes de Malaga subiram ao pódio com o banner da Evil... Também em Paris em 2004 jogaram de Hellfire.
    E sff assina fica bem mais giro saber quem comenta!

    ReplyDelete
  3. Pensando bem também me esqueci da ida ao último Skyball, com o prémio comprado aos "Estratego" que eles ganharam no último ZEAO em 2003.

    ReplyDelete
  4. O comentário foi meu, Jaime. Quanto ao skyball, foi uma experiência de 5man de apenas alguns jogadores da equipa original.
    Quanto aos Raptor, eram também conhecidos por "Mini Kults". Os Kult foram uma equipa importante, sempre polémica e sempre a ter em conta, cuja frase mais emblemática fico para a história: "Morre para aí!" ;)

    ReplyDelete
  5. Boas, antes demais os meus parabéns pelo teu espaço e pela tua escrita.

    Falando sobre o tema e o que escreveste em concreto.

    Em relação à "entrevista" ou melhor ao artigo da Facefull, o tema era mesmo o Regional, e o contexto em que foi dito que a LPP seria o "treino" para o Regional não era de forma alguma no intuito de retirar crédito à LPP, mas sim que a equipa naquele ano por questões de falta de disponibilidade de jogadores não conseguiu fazer mais que as tais 3 provas da LPP, e tendo consciência disso mesmo, optámos por encarar com mais seriedade o Regional, apesar de como ficou visto não ter sido por isso que os resultados apareceram.

    Outro apontamento é em relação à prova de Castelo Branco da época 2004/2005 onde dizes que os Kult perderam por "espertice" do Alex. É tudo uma questão de pontos de vista. Eu posso dizer que se no final da época os Kult ficaram em 2º lugar a um mísero ponto dos Lobos por "espertice" ou "burrice" de quem fez as regras da LPP, que na primeira prova contemplou dois 1º lugares porque o empate estava omisso nas regras (daí para a frente foi corrigido), apesar de no confronto directo nas finais termos ganho aos Kult. Não quero com isto tirar crédito aos Kult, porque definitivamente eram uma boa equipa, e sem problemas em assumir que embora tenhamos ombreado com eles toda essa época, o jogo deles, quando queriam era superior.

    Por muito que se possa especular ou comentar sobre os Kult a verdade é que foram uma equipa que quem conheceu não esquece, quer pela sua postura em campo e fora, e quer também pela personagem (no bom sentido) que era o Alex (que conheci ainda antes dos insufláveis).

    Nunca me vou esquecer de num torneio qualquer desse ano que andávamos lado a lado no pódio em que o alex chega ao pé de mim com a cara toda suja do que parecia ser sangue a dizer que era uma magia negra para nos ganhar.

    ReplyDelete
  6. Boas Ti Toi

    Facefull - Eu também li o artigo! Podes tentar dar o spin que quiseres... Eu pessoalmente achei piada, e continuo a achar sobretudo agora... Já agora para os restantes acompanharem aqui tem um post no fórum dos Renegados e as páginas do Artigo http://www.renegados.com/rforum/showthread.php?t=2834
    E reafirmo o que escrevi no post: "Tiveram uma primeira época parva em termos semi-mediáticos, onde o seu principal porta voz o Alex Leal "BlackCat", assim como o dos Lobos, Ti Toi, decidiram entrar na onda do André Clemente e da autopromoção do Regional de Lisboa num artigo da FaceFull onde chegaram ao ridiculo de dizer que usavam a L.P.P. para treinar para o RLX. Um artigo parcial do Clemente, como muitos outros, onde ele decidiu dar um spin de regional versus L.P.P. algo que não era real, se havia alguma postura de concorrência era tomada pela organização do regional e os seus lacaios, até o "mm" do Sénior (outra personagem) mandava bocas e nem sequer jogava competição."
    Não havia nenhuma competição por parte da LPP com nenhum circuito, até porque antes da LPP, não havia regionais, havia a Copa Ibérica, e o que fizemos foi lançarmos algo com melhores condições e sobretudo justiça, que no minimo até trouxe por arrasto melhor preço de tinta para todas equipas, inclusivé aquelas que não iam à LPP. Simplesmente vocês foram marionetas num showoff da PM e o seu staff do RLX numa tentativa de promover uma batalha de circuitos.

    Regras - (já que é boca indirecta) era claro a forma de desempate, estava omissa por LAPSO quando o próprio Alex reviu as regras antes do inicio dessa temporada engraçado não é? Até era algo que ele fazia muito bem. Mas como muitas outras situações estavam e estarão omissas, e o CT da altura (Especial) não se quis foi chatear para resolver a situação que era clara como a água.
    Secalhar os elementos dos Kult que leêm isto possam realmente elucidar a situação em que o Alex fez asneira, porque acho que não chegava sequer ao empate se ele não tivesse cedido em algo (não me recordo especificamente penso que teria a ver com a pontuação num jogo)
    De resto idem.

    Abraço Ti Toi

    ---------------

    Completamente fora de resposta a este comentário, para o artista que veio escrever um pequeno comentário de ódio anónimo.
    Podes ter a tua opinião, mas aprende a ler, porque em nada estou a menosprezar os Kult, pelo contrário sempre me dei e dou bem com todos dos originais, e sempre gostei dos os ver e jogar contra eles, nas poucas provas lá fora que estive estava muitas das vezes na bancada a torcer (não se podia fazer mais também). Respeito todas as metas que eles atingiram. Não posso é deixar de gozar com os inventores do gozo. De resto senão gostas não leias, daí ser o meu blog.
    Sobre o restante desenvolve um cérebro. Se só queres odiar por hobby acho que se arranja um merchandising para aquirires e te tornares num perfeito "stalker".

    Cumps
    Jaime

    ReplyDelete
  7. Muito triste ver alguém que até consegue escrever bem, mas consegue ao mesmo tempo ser descabido em alguns comentérios que faz...

    É muito sensato tecer sobre alguém e em público comentários errados, que acabam inevitávelmente por definir erradamente o carácter da pessoa em questão. Isto sem saber da missa a metade.

    Qualquer um, que pague para jogar, tem todo direito de sair de uma equipa se não for compatível com a filosofia dela e eu não fugia a essa regra... Após concluir isso e falar com quem de direito dentro da equipa fui "vender-me", não a qualquer equipa pró, mas aos Paintoon, tendo esta sido a ÚNICA equipa a quem me dirigi na altura. Todos os contactos feitos com equipas na sequência disso foram unilaterais, tendo sido estas a dirigirem-se à minha pessoa.

    Podia desenvolver mais para saberes o resto da missa, mas são questões que não são para ser debatidas em público e pertencem à memória de uma equipa grandiosa que, como disseste e concordo contigo, marcou uma posição e um estilo no panorama nacional!


    Abraços paintbolísticos!!

    Hugo Pires

    ReplyDelete
  8. Hugo,

    Obrigado pelo elogio, mesmo que seja com um tom sarcástico ao fim ao cabo.

    Se bem me recordo, vieste oferecer aos Paintoon e mais tarde (ou ao mesmo tempo) aos Trolls (pela informação que tenho de elementos da equipa que até vieram na altura pedir a opinião sobre ti).

    Apenas descrevi factos.

    ReplyDelete
  9. Ok Jaime. Descreveste os factos como eles te chegaram aos ouvidos e este é um Blog onde és livre de te expressares... No problem.

    No Torneio Raríssimas, em Setembro de 2007, surgiu em conversa com o meu grande amigo David Mourato, dos Trolls, sobre o facto de os Kult infelizmente irem acabar. Ele tomou a iniciativa de falar com os colegas de equipa e, felizmente, eles estavam a precisar de um jogador para a cobra, sendo que recebi o convite para integrar a equipa deles.

    Um obrigado desde já Jaime por me deixares clarificar os factos e parabéns pelo Blog!

    ReplyDelete