30 May 2009

Os Alcacerenses

Estive uma semana fora a aproveitar "la dolce vita" e dei por mim a ser por uns instantes um desaparecido da cena paintbolistica. Com a minha memória bastante selectiva recordei-me no final desta semana de mais uns verdadeiros desaparecidos, e uns que também tanto promoteram e fizeram, mas provavelmente ou fartos das tramóias que tanto habitam este nosso meio ou simplesmente com o seu dínamo avariado, desapareceram da noite para o dia.

Nem liguei a perguntar ao Toze Grilo, como no passado fiz ao dínamo dos Piratas na primeira temporada em que desistiram de jogar em Portugal a tempo inteiro, porque já sabia que ia provavelmente ouvir a mesma conversa do "estou farto disto" ou os vários factos de quanto mais velhos na idade são os jogadores de um colectivo, mais putos e irresponsáveis são, eu sei bem do que falam e argumentam e todos temos o nosso ponto de ebulição.

Mas indo ao assunto, este post é dedicado à memória dos Evion e mais tarde a sua equipa irmã Keition e das muitas outras equipas que desaparecem e não fica sequer um elemento para contar a história (há mesmo muitas). Ou porque não eram projectos com vontade de jogar paintball de competição, ou porque se juntaram e era uma forma de dar tiros, ou porque não atingiram as metas demasiado ambiciosas de ganhar, ganhar, ganhar!!!

Ainda cheguei a vê-los na prova do MS na Holanda em 2005, numa postura clara de terem ido à terra da droga leve e das prostitutas em vez de irem para uma prova de paintball. Já não era mau, ao menos via-se que estavam talvez semi empenhados na carreira da equipa ao irem a uma prova internacional.

A segunda equipa, os Keition não deixaram grande marca, andaram debaixo da alçada da equipa irmã. Mas os Evion quase que foram grandes, no seu primeiro ano (2003/2004), perderam o primeiro lugar 5 man Novice para os Piratas com os mesmos pontos, nada de especial considerando que abaixo deles ficaram os actuais Titans, Intruders, "Xplosiv", X-Team, Triball etc...

Episódio engraçado é que ambas equipas (Piratas e Evion) pediram para arbitrar na última prova na esperança de resolverem o campeonato com os pontos de arbitragem (uma praga que assola algumas vezes os campeonatos) e na altura tomei a decisão de por ambas no mesmo campo, para o primeiro posto não ser decidido por um pormenor técnico a arbitrar e na última prova.

No ano a seguir (2004/2005) subiram de escalão para 5 man Amador assim como muitos dos seus rivais, e voltaram a tropeçar um pouco apanhando apenas o terceiro posto no final da temporada, com Intruders em primeiro e Piratas em segundo e nada mais nada menos com muitas das equipas acima mencionadas atrás deles.

No seu final ano (2005/2006) de competição subiram mais uma vez de escalão e mudaram de formato para 7 man Amador. Como alguns de nós sabemos mudar de 5 man para 7 man não é fácil, é um parto com muitas dores. Eles não sobreviveram ao deles tiveram uma temporada dificil numa época que o escalão de 7 man ficou livre de muitos sandbaggers e mesmo assim apenas colheram uma ida às finais para ficar em quarto e um tímido sétimo lugar no final da temporada. Grande parte das equipas atrás deles no passado ultrapassou a qualidade do colectivo que não se aguentou e desapareceu.

É uma pena, com duas provas organizadas em Alcacér do Sal para os regionais lisboetas e muita vontade para possivelmente serem um dos principais focos de paintball alentejano, já cá não andam... Fica um bem haja a boa gente.

Jaime Menino

No comments:

Post a Comment