22 August 2010

"E esta ein!"


Com algum espanto que deixo aqui uma noticia que poderá ter pouco significado para quem ande no mundo de paintball à pouco tempo, mas pelas suas caracteristícas e ironia que tem não podia deixar de referir.

Como alguns já acompanharam a SmartParts está em processo de falência e a ser gerida por um tribunal de execução.
Pois bem todo a empresa, os seus activos e propriedade intelectual, foram recentemente compradas por uma empresa/grupo de nome White Hat. Ou seja possivelmente iremos ver em breve esta empresa recuperar e voltar a aparecer no mercado sob nova gestão.

Até aqui nada de especial.

A parte interessante é que os últimos rumores afirmam que a White Hat é propriedade do Tom Kaye, o antigo dono da Airgun Designs (AGD). Empresa que fechou as portas à venda dos seus modelos de marcadores electrónicos (e-mag e x-mag) após ter levado com o processo em tribunal dos irmãos Gardner (ex donos da SmartParts), por infração à patente dada à SmartParts para fabrico de marcadores com placas electrónicas. O próprio Tom Kaye tirou umas férias do paintball após estas novelas e agora recentemente voltou com o seu "shoe box compressor".

Se se confirmar, um je ne sais quois de irónico.

Jaime Menino

13 August 2010

Um adeus e um até breve (LPP)...


É com alguma tristeza que aproveito esta sexta-feira dia do azar (13 de Agosto de 2010) para anunciar que o site da Liga Portuguesa de Paintball e a respectiva morada (url) irá desaparecer da internet na data de 22 de Setembro de 2010.

Portanto aproveitem para consulta as cinco temporadas (seis anos) de história competitiva de paintball online até dia 22 de Setembro, com: regras, calendários, pontuações, rankings, contas anuais, etc.
Após isso só irão sobrar os meus registos, backups, várias folhas de pontos com resultados, rankings, etc, tudo em papel que tenho arquivado.

Um adeus sentido...

Jaime Menino

10 August 2010

Evolução em 7 man?


Novidades da última prova da NPPL (7 man) este passado fim de semana, além de ter sido vencida pelos TB Damage frente aos Infamous, já agora a segunda final seguida visto que se enfrentaram na última prova da PSP com os Infamous a sairem vencedores dessa prova (formato).
Mas vamos ao tema principal deste post, alguém (provavelmente não) viu ou leu sobre o "novo" formato que se jogou o jogo de All Stars da NPPL entre a East Coast All Stars e os West Coast All Stars? Sim, não?
Vamos lá falar disto e dar as boas vindas ao S7, explicando muito em resumo é x-ball lite corrida aos três pontos com sete jogadores em campo e sem coaching excepto para pedir timeout prolongado além dos 3 minutos para reequipar e dar o ponto. As penalizações foram bem usadas com o habitual 1 or 1 a ser o normal, 2 por 1 a dar uma penalização extra de um jogador a menos no ponto seguinte, 3 por 1 a dar o ponto e a fazer com que a equipa entre com menos um jogador nos dois pontos seguintes. Troca de campo à soma de dois pontos. Três pontos por cada vitória no final do jogo, dois pontos por vitória ao final do tempo de jogo de 15 minutos, um ponto por empate (sim há empates). Basicamente acho que isto descreve o "novo" formato que andava a ser pedido por algumas equipas e jogadores. Irá permitir matar os pontos negativos de 7 man (como as paragens entre jogos), e aproximar o formato de 7 man do formato de x-ball. No entanto a ausência de coaching e a coordenação de colocar 7 jogadores em campo mantém-se (ou volta para quem venha de x-ball).

Que acham deste formato? Lembrem-se de dividir ideias e debate entre quem já jogou 7 man e quem nunca jogou 7 man.

Acho que poderá ser um bom passo para se recuperar algo que se perdeu com o x-ball, ser um bom jogador e o ser um bom drone. Hoje em dia para apanhar alguém com uma boa movimentação é preciso ser super rápido ou esperar que a outra equipa não tenha uma dezena de "informadores" à rede.

Será que este formato vai pegar?

Jaime Menino

06 August 2010

Off Season (ensaio)

Eu disse...
Hoje vou falar um pouco desta off season técnica, que não é supostamente off season, porque essa ficou para Novembro, Dezembro, Janeiro.

Afinal toda a gente (grande parte) queria a época de paintball a par da época internacional (leia-se Millennium e PSP) e em pleno Agosto temos zero provas de qualquer circuito anual (excepto umas tentativas de lançamento).

Afinal quem queria esta mudança? Eu não era...

Afinal esta mudança de temporada deu jeito para o quê ou para que efeito?

Eu apenas vejo aspectos negativos e o único ponto positivo foi mal aproveitado esta temporada.

Aspecto negativo 1 - Muitas equipas perdem (estão a perder) andamento competitivo.

A.N. 2 - Muitas equipas vão perder jogadores com o verão (é inevitável com mudanças de anos escolares, escolas, férias, e outras mudanças radicais que se fazem nesta altura do ano, etc...).

A.N. 3 - Muitas equipas não podem neste momento colocar jogadores pelo menos para jogarem Campeonato Nacional, tanto em Gold como em Silver os rosters estão fechados.

A.N. 4 - As provas de Julho já foram muito quentes, não só pelo aspecto do fisico, mas pelo facto que demasiado calor também não é bom para bolas de paintball e cá em Portugal há ZERO transporte refrigerado como deveria ser para se jogar nesta altura muito quente. Quer dizer as que não rebentam o ano todo ficam a par das que rebentam, porque as que rebentam com mais calor também não rebentam, por isso aqui este AN4 pode ter algum ponto favorável para alguém.

Aspecto Positivo 1 - Maior off season para experimentar jogadores, e sobretudo negociar com tempo fornecimento de bolas e material.

Aspecto Negativo 5 - Este é só para quem vai buscar newbs do paintball para equipas já com alguma rodagem. Já é complicado captar talento (com vontade e capital), é muito mais complicado captar talento em tempo de chuva e frio do que em Setembro.
E com isto tudo que acham de pontos negativos ou positivos a acrescentar?

Jaime Menino