10 August 2010

Evolução em 7 man?


Novidades da última prova da NPPL (7 man) este passado fim de semana, além de ter sido vencida pelos TB Damage frente aos Infamous, já agora a segunda final seguida visto que se enfrentaram na última prova da PSP com os Infamous a sairem vencedores dessa prova (formato).
Mas vamos ao tema principal deste post, alguém (provavelmente não) viu ou leu sobre o "novo" formato que se jogou o jogo de All Stars da NPPL entre a East Coast All Stars e os West Coast All Stars? Sim, não?
Vamos lá falar disto e dar as boas vindas ao S7, explicando muito em resumo é x-ball lite corrida aos três pontos com sete jogadores em campo e sem coaching excepto para pedir timeout prolongado além dos 3 minutos para reequipar e dar o ponto. As penalizações foram bem usadas com o habitual 1 or 1 a ser o normal, 2 por 1 a dar uma penalização extra de um jogador a menos no ponto seguinte, 3 por 1 a dar o ponto e a fazer com que a equipa entre com menos um jogador nos dois pontos seguintes. Troca de campo à soma de dois pontos. Três pontos por cada vitória no final do jogo, dois pontos por vitória ao final do tempo de jogo de 15 minutos, um ponto por empate (sim há empates). Basicamente acho que isto descreve o "novo" formato que andava a ser pedido por algumas equipas e jogadores. Irá permitir matar os pontos negativos de 7 man (como as paragens entre jogos), e aproximar o formato de 7 man do formato de x-ball. No entanto a ausência de coaching e a coordenação de colocar 7 jogadores em campo mantém-se (ou volta para quem venha de x-ball).

Que acham deste formato? Lembrem-se de dividir ideias e debate entre quem já jogou 7 man e quem nunca jogou 7 man.

Acho que poderá ser um bom passo para se recuperar algo que se perdeu com o x-ball, ser um bom jogador e o ser um bom drone. Hoje em dia para apanhar alguém com uma boa movimentação é preciso ser super rápido ou esperar que a outra equipa não tenha uma dezena de "informadores" à rede.

Será que este formato vai pegar?

Jaime Menino

5 comments:

  1. excelente... para quando cá???

    ReplyDelete
  2. Acho que é um pouco prematuro assumir que aparece cá (Portugal e Europa) assim tão depressa.

    Primeiro porque na Europa simplesmente decidiram-se livrar de 7 man, nós cá bem que tentamos atrasar, mas depois do MS praticamente todo se tornar x-ball lite com muitos sinais de aviso para essa mudança, e com muitas equipas a não quererem fazer a transição que era natural de 5 man para 7 man, quererem manter 5 jogadores em campo, tivemos de ir atrás.

    Por curiosidade o formato de 7 man sempre foi mais usado na Europa do que nos EUA.

    Depois por exemplo se tomarmos em consideração o formato de x-ball, este foi inventado em 2002, só começou a ser jogado em circuito em 2003, na Europa fizeram exibições em 2003 com a nations cup, em 2004 tentativa falhada da exl e da divisão open no MS enquanto na PSP tornou-se no formato principal, em 2006 no MS lá criaram a versão x-ball lite M7.
    Portanto se pegar, talvez em 2014 apareça na Europa. Tudo vai depender da vontade das equipas para deslocarem mais jogadores (efectivos) às provas (isto porque no MS muitas equipas levam jogadores à conta dos 5).
    Cá Pt é uma questão de haver vontade de se testar, mas tenho ideia que muitas equipas e sobretudo jogadores já se acostumaram à preguiça de jogar com coaching.

    Cumps
    Jaime Menino

    P.S. Assina da próxima vez sff.

    ReplyDelete
  3. Boas, sou novo demais nestas andanças e como tal nunca joguei 7 man.
    No entanto e da forma como colocas aí este novo formato seria muito interessante, no meu ponto de vista, ver quem afinal se mexe, quem é inteligente e, por outro lado , quais as equipas que andam completamente a "reboque" do chamado coaching, e olhem que as há e com resultados bem satisfatorios. Não digo que nao tenham merito, apenas digo que se calhar sem ele nao passariam de meras equipas mediocres.
    Seria muito bem vindo este formato e ca estarei para testar.

    ReplyDelete
  4. Boas..

    Acho um excelente ideia porque realmente o X-Ball tirou um bocado de inteligencia ao desporto, leitura de jogo, parecem bonecos telecomandados onde a equipa que tiver bons coaching normalmente prevalece. É logico que os jogadores tambem precisam de ser bons jogadores, mas o que toca a inteligencia dentro de campo e leitura de jogo, nao precisam de muito.... Tudo bem que o X-Ball fez com que houvesse mais interacção com o publico, mas perdeu-se muito promenor do desporto. A minha opinião em relação a este formato é uma boa ideia e APROVO, o esquema de pontos é excelente, algo que venho a defender que devia ser assim no nosso país, como tambem posso acrescentar que este formato de grupos é COMPLETAMENTE desigual. Eu apoio duas voltas como a liga de futebol... posso dar um exemplo, existe equipas que ficam um ano inteiro sem jogar contra outra do mesmo escalao e é capaz de jogar 6 vezes num ano contra outras. Acham isto um formato igual para todos??

    Em relação ao s7 gostava de voltar a jogar 7Man com o formato X-Ball e sem coaching, joguei aproximadamente 4, 5 anos 7Man e adorei, tambem gostei a passagem novamente para 5Man, foi o formato que comecei a jogar e já tenho saudades de ver tudo calado e ser o propio jogador a mostrar o que vale sem ajuda de terceiros, de ouvir comunicaçoes dentro de campo entre equipas que agora pouco se ouve ou vê.....

    Este formato s7 juntamente com o formato de liga de futebol devia ser uma boa experiencia.

    Abraços...

    Ass Tonhito

    ReplyDelete
  5. Concordo com o Tonito.
    Tenho muitas saudades de 7 man.
    Era muito mais estrategico e sem robos ou 50 gajos a berrarem de fora as posições.
    Era capaz de ser engraçado testar o formato.

    Nuno Serdoura

    ReplyDelete