06 August 2010

Off Season (ensaio)

Eu disse...
Hoje vou falar um pouco desta off season técnica, que não é supostamente off season, porque essa ficou para Novembro, Dezembro, Janeiro.

Afinal toda a gente (grande parte) queria a época de paintball a par da época internacional (leia-se Millennium e PSP) e em pleno Agosto temos zero provas de qualquer circuito anual (excepto umas tentativas de lançamento).

Afinal quem queria esta mudança? Eu não era...

Afinal esta mudança de temporada deu jeito para o quê ou para que efeito?

Eu apenas vejo aspectos negativos e o único ponto positivo foi mal aproveitado esta temporada.

Aspecto negativo 1 - Muitas equipas perdem (estão a perder) andamento competitivo.

A.N. 2 - Muitas equipas vão perder jogadores com o verão (é inevitável com mudanças de anos escolares, escolas, férias, e outras mudanças radicais que se fazem nesta altura do ano, etc...).

A.N. 3 - Muitas equipas não podem neste momento colocar jogadores pelo menos para jogarem Campeonato Nacional, tanto em Gold como em Silver os rosters estão fechados.

A.N. 4 - As provas de Julho já foram muito quentes, não só pelo aspecto do fisico, mas pelo facto que demasiado calor também não é bom para bolas de paintball e cá em Portugal há ZERO transporte refrigerado como deveria ser para se jogar nesta altura muito quente. Quer dizer as que não rebentam o ano todo ficam a par das que rebentam, porque as que rebentam com mais calor também não rebentam, por isso aqui este AN4 pode ter algum ponto favorável para alguém.

Aspecto Positivo 1 - Maior off season para experimentar jogadores, e sobretudo negociar com tempo fornecimento de bolas e material.

Aspecto Negativo 5 - Este é só para quem vai buscar newbs do paintball para equipas já com alguma rodagem. Já é complicado captar talento (com vontade e capital), é muito mais complicado captar talento em tempo de chuva e frio do que em Setembro.
E com isto tudo que acham de pontos negativos ou positivos a acrescentar?

Jaime Menino

5 comments:

  1. Boas,

    Dá a sensação que a temporada assim, chega por esta altura e morre um pouco, vai tudo de férias e quando regressam falta fazer uma prova (+/-) em todos os Campeonatos, existe muito tempo morto.
    Temporada de Setembro a Junho, é mais interessante e mesmo competitiva, parece que é mais seguida, chega o Verão, gozasse férias, e então prepara-se nova temporada.
    Talvez em termos de contas seja mais fácil a do ano inteiro, mas penso que é uma questão de organização.

    Abraços

    ReplyDelete
  2. Boas Hugo,

    Exactamente, parece que que morreu tudo um pouco em Agosto quando deviamos estar pelas terceiras e quartas provas e como estamos vamos regressar das férias de verão para completar as provas finais. Assim suspeito que a vontade de fechar a época ainda vai ser menor que o habitual (como tem sido a nossa mentalidade, infelizmente). Suspeito que onde não for renhido vão ser poucos os que vão aparecer para jogar a prova final pelo menos a 100%.

    Abraço
    Jaime

    ReplyDelete
  3. Porque não a última LPP ter sido agora em Setembro e a de Setembro ser em Outubro, sempre se fazia "render mais o peixe" e tinha-se evitado o calor de Julho.
    De resto em Outubro, Novembro e Dezembro são boas alturas para torneios de apresentação de 1 só etápa, não só para preparar a época como para ver jogadores novos em plena competição a "feijões".

    Abraço,

    RMR

    ReplyDelete
  4. O teu ponto é um bom ponto mas a questão também prende-se pela temporada em que há mais campos (de futebol) disponíveis. Enquanto não nos afirmarmos no calendário desportivo das Câmaras Municipais estamos sujeitos ao uso das outras modalidades.

    Além do mais temos o Masters para encaixar no ano e convém mais que seja também depois do fim do Campeonato Nacional.

    Jaime Menino

    ReplyDelete
  5. Caro Jaime, eu sempre fui defensor deste tipo de temporada, e sempre disse o porquê.

    Então mais uma vez aqui vai...

    As equipas patrocinadores, falo em patrocinadores e não em vendedores de material a preço que parece ser mais barato.

    As empresas preparam os orçamentos para o novo ano em set/out, se nessa altura acaba a nossa epoca e temos ideia do nosso possivel orçamento para o ano seguinte, então podemos marcar reuniões/encontros/etc, com esses patrocionadores que ainda estão a definir os orçamentos.

    Pois é mais fácil apresentar a esses patrocinadores propostas concretas e realísticas.

    Em relação aos fornecedores de material de paintball, apenas negoceias com base do que ai vem... isso é bom??? para mim é para aquelas equipas que conseguem estar no circuito europeu e têm alguém que se mete em reuniões com os representantes dessas empresas.

    Agora em relação ao que falas... isso tem de ser com cada equipa... querem ser amadores-amadores ou amadores-profissionais???? então têm de planificar a época, e isso ao que me parece apenas acontece com muito poucos.

    Isto daria para um debate de muitas horas... penso eu...

    Abraço e até um dia

    Kikas

    ReplyDelete