28 January 2011

Tema cheio de polémica e com várias opiniões exarcebadas.

Hoje é uma tema cheio de polémica e com muitas bocas em todas as direcções. Com argumentos que caracterizam este blog e o seu conteúdo de uma forma completamente tendenciosa e ligada a velhas imagens hiperbólicas de "velhos do Restelo".

Ou não!

Hoje vou abordar um tema que grande parte dos jogadores de paintball não toma em conta, isto é, pelo menos os jogadores com três anos nisto começam por desprezar ou ignorar.

Ranking de jogadores



Será que é um tema que se deve tantas vezes colocar na mesa quando alguém se sente afectado pela presença de um "PRO"?
Porque é que existem rankings, escalões, divisões na vossa opinião?

Haverá a necessidade dessas divisões e separações?

Ou pode-se afirmar de forma segura que ao fim de um dois anos um jogador chegou praticamente ao nível técnico de outro jogador com mais do que dois anos?

Às vezes penso nisso (sim, não tenho muito que fazer)... Quantas vezes não se vê a ascenção de quem começou a jogar à menos tempo passar por alguém com mais anos.
Terá sido útil separar esse jogador de outros com mais anos no seu inicio?
Foi útil para o jogador?

Sim é útil separar para não afugentar um agrupamento de mais novatos no desporto separa-los dos mais experientes. Mas um marcador é um marcador, técnica aprende-se e tática também.

Atenção que sou o primeiro a defender o conceito de sandbagger quando um mais experiente intencionalmente foge para se rodear de menos experientes.
Mas vê-se cada vez mais os menos experientes não quererem e terem a vontade de enfrentarem os mais experientes.
Quantas equipas novatas desta temporada que passou quiseram enfrentar o S.L.B.?
Quantas puseram isso nos seus planos para curto prazo ou sequer tentaram?
Porque não o fizeram?

Eu só pergunto isto porque no meu segundo ano de competição queria enfrentar os Dynasty (foi quando tomei conta que existiam) e por acaso no segundo ano de competição joguei contra os Strange, e no ano seguinte contra os Dynasty. Foi um género do Benfica (futebol) contra o divisão da Carrasqueira equipa B, mas ainda bem que tive a chance.

O que se passa com vocês?
E o que acham vocês que querem enfrentar, o que se passa com eles?

Estou confuso!

Jaime Menino

8 comments:

  1. Boas,
    Sem duvida que é positivo os jogadores serem divididos por escalão,para dar tempo aos novatos de progredirem, é bom aprender com os mais experientes jogar contra eles para ganhar calo, o que não é muito justo, é uma equipa de pro's a jogar contra novices, dentro da competição.

    Em Portugal não é costume as equipas treinarem umas contras as outras, como é feito lá fora, o que é pena, porque é de uma mais valia.
    Agora será que o S.L.B quer treinar com os mais fracos, provavelmente não, quer treinar com os mais fortes ou pelo menos do mesmo nivel ou perto, por isso ser dificil os mais novatos treinar com os melhores.

    Abraços

    ReplyDelete
  2. Se calhar tb sou um velho restelo por pensar da mesma forma que tu Jaime! Eu sou da altura em que ia para o megacampo ao sábado todo o dia e ficava sempre contente quando apanhava a antiga estratego a treinar. E no final tinha sempre uma oportunidade de trocar tiros com eles! Acho que fez uma grande parte do meu crescimento enquanto jogador de paintball. E acima de tudo ajudou me a fazer o click mental, para perceber que os PROS tb se podem eliminar de jogo.

    Sou ainda do tempo de apanhar os NExus e os Syndicate no MS (e de lhes ganhar!) juntamente com os London tygers, Worms, Consiliom Dei, etc. e ser esse o meu momento alto do MS. Aliás quando saiam os calendários a primeira coisa que procurava ver, era quem é que apanhava de pro nessa prova!

    Mas nota-se um medo crescente de novos jogadores em jogaram contra equipas PROS, especialmente agora que isso faz menos sentido. Numa altura em que todos disparam a mesma coisa e que a tecnologia das guns é toda igual! Já não existe a discrepância da ANGEL IR3 FLY contra a cocker mecânica!

    Novos tempos, novas mentalidades... É um bocadinho como o tema da relva actualmente!

    JIX

    ReplyDelete
  3. As vezes o que existe mais não é os mais novos quererem jogar contra equipas mais fortes o que há mais é equipas fortes (Pro) que não querem jogar contra equipas mais fracas.

    Presenciei isso várias vezes isso ao longo destes 3 anos que jogo airball.

    De certo modo percebo, uma equipa não quer gastar tempo e bola contra adversários muito mais fracos e que de nada proporcionam de treino para além de uns belos alvos móveis.
    Ao reverso disso há também receio das equipas do mesmo escalão misturarem-se, uma vez que tem medo de mostrar tácticas ou modos de jogar ao adversário que vão defrontar no próximo torneio.

    Enfim... eu cá tenho medo dos Pro's e enrolo-me atrás do meu bunker e acendo uma vela para não magoarem-me muito.

    Abraços! ;)

    ReplyDelete
  4. boas Jaime,

    No desporto - mais propriamente no futebol - existem divisões pelo mérito desportivo e torneios (Taça de Portugal por exemplo) em que acabam por se misturar equipas de diferentes divisões; eu acho bem.

    O que efectivamente vive separado são as divisões por idades; e eu acho bem.

    Não faz sentido misturar jogadores de 14 anos com outros acima dos 18.

    Abraços,
    Raúl # 75 Metralhas Porto

    ReplyDelete
  5. A meu ver equipas e jogadores que não querem enfrentar os melhores fazem-no porque, das duas três.

    Ou são iniciados e faz todo o sentido não se lançarem já aos tubarões.

    Ou já estão contentes com o seu nível de jogo e mantêm-se na mesma divisão, sandbaggers

    Ou a dinamica da equipa já não é propícia à evolução, logo não estão predispostos a grandes cavalarias.

    Também há uma maneira de estar no paintball que me faz confusão e que ajuda essa falta de ambição. Eu chamo-lhe o "Síndrome da Caça". Passo a explicar. Para muitos o paintball é apenas "dar tiros" e esta forma simplista de ver a coisa leva a um sentimento de "se ganhar ganhei, senão também não há problema". Parece quando um grupo de caçadores que não caçaram nada e chegam a casa contentes. "O que conta é o convívio."

    E lá está, quem está no paintball essencialmente para conviver não está à procura de grandes desafios desportivos.

    Em qualquer das hipoteses há um denominador comum, o medo de sair humilhado.

    Nos idos anos em que disputava 7man amador na LPP os jogos que curtia mais eram contra os Pros. No meu caso pessoal, quero sempre jogar contra as melhores equipas, pois só assim temos noção das nossas fragilidades.

    Enfim, são maneiras de ver o nosso desporto.

    ReplyDelete
  6. Ora Bem,

    Na minha opinião o primeiro ano deve efectivamente ser feito no meio de jogadores do mesmo nível, no fundo para se ambientarem as questoes basicas do paintball e assim estar rodeado por jogadores de nivel equivalente e, se possivel, poder ter alguem mais conhecedor a treinar.

    Depois desta fase na minha opinião é jogar com os melhores, disparar contra os melhores, evoluir a jogar com eles e nota-se imediatamente evolução.

    Falo por experiencia propria.

    O salto que dei da XXl para o grupo Metralhas e no fundo estar no meio dos bons so fez de mim melhor jogador.

    ReplyDelete
  7. PROS?? isso existe? Acho que o "Pro" está em quem têm ambição e não a quem é dominado por outros como PRO!

    O 1º jogo de airball que fiz foi um 3x3 e no qual todos as equipas adversárias eram "PROS" para mim e para os da minha equipa, no entanto fomos sub-desvalorizados e ouve quem se arrependesse de nos considerar "alvos moveis" !

    Acho que a cena do "PRO" sobe muito á cabeça de alguns e a queda é maior quando isso acontece!

    Sou da opinião que os ditos "Pros" devem é de desafiar os mais novatos para que estes ganhem garra e vontade de os vencer e o que vejo ( não sei se por medo ou apenas por "mania") é os "Pros" a "chular" os novatos em vez de os ajudar!

    Felizmente existem jogadores com mais experiência e sabedoria que ajudam-me e continuam a fazer, e eu tento seguir o mesmo caminho!


    #13
    Fabião

    ReplyDelete
  8. O que eu gostava de ter lido este topic antes, My fault!

    Penso que para algumas pessoas faça todo o sentido os jogadores serem separados por idades, e por escalão e por experiência. Para mim não faz nenhum, para tal dou-vos o meu exemplo, a primeira vez que joguei airball foi num torneio em Monfortinho, e desde aí sempre na divisão rainha em portugal com jogadores 10 e 15 anos mais velhos que eu. Outro exemplo foi o Miguel Franco, começou a jogar no Xteam madeira, antes dos 16 anos estava a jogar no Benfica e hoje (para mim) é o melhor jogador nacional.

    Em relação aos "pros" treinarem com equipas com menos experiência, acho que estão a ver mal a coisa, eu penso que não deve ser o Benfica a preocupar-se em ir ter com todas as equipas e perguntar se querem ajuda, acho isso irreal, da mesma maneira que não são os professores que vão bater à porta de todos os alunos para saberem se querem aprender matemática. Existe um ditado que diz "quem quer peixe molha o cú".

    Já aconteceu eu ajudar algumas pessoas num treino e tentar corrigir e olharem para mim com ar de superioridade. Ora digam-me lá quem é que tem a mania... Há pessoas para tudo e de todos os tipos, agora duma coisa eu garanto, nunca nng me pediu ajuda e que fosse negada.

    ReplyDelete