14 May 2011

Rescaldo B&B11.2

AVISO: O seguinte texto pode ser ofensivo, é opiniativo, vai ser sobretudo uma análise realista mas é ao fim ao cabo uma opinião. Se são sensiveis, ou sofrem de alguma condição menos própria a leitura deste blog, não leiam!

Por onde começar, vamos por Div 3.
Os Dragon Legion lá tomaram mais uma prova e além dos resultados serem de alguma forma expressivos, as equipas lá lhes deram uma maior luta. Quer dizer deram ao Hugo "Formiga" que em alguns pontos chegou a tirar quatro jogadores adversários. Conclusão, não virem as costas ao jogador mais forte de um alinhamento, seja que jogador for.
Gostei de ver os Rush e os Pure Pressure, tenho a certeza que ainda esta temporada podem vir a ganhar uma prova em que o Hugo "Formiga" esteja menos inspirado. Olhando para o copo meio cheio ao menos estão a preparar-se para um futuro de equipas com um maior e equivalente pool colectivo de talento...
Das outras equipas de Div 3, o que dizer excepto que estão a ficar um pouco para trás na dedicação e sobretudo no jogo de equipa. Encontra-se algum talento individual como nos XXL ou no Damaiense, mas não há nenhum colectivo que se denote enquanto colectivo, falta ainda muita unidade em Div 3.

Div 2
Ainda não se definiu uma clara diferença entre as equipas mostrando-se um escalão competitivo, com algumas equipas a apostarem na mesma fórmula de algumas equipas de div 1 de colocar sempre o mesmo plantel dentro de campo. Será que alguns andam a financiar a equipa para ver a jogar? Nunca nos meus anos de paintball vi tanto altruismo e sacrificio pela equipa como neste ano, espero que seja voluntário e opcional.
Mas vamos ao rescaldo do jogo jogado.
Lisboa Invert, péssimos numa fase de descida...
Paintland Legacy, são um pouco o bando dos matrapilhos ainda demonstram muita inexperiência, no entanto conseguem meter pontos no scoreboard que é o que conta.
Triball, a rodagem e os anos todos de competição começam a dar frutos, estão mais fortes mas não tem muitos trunfos para jogar em campo sem ser a consistência da mesma equipa.
Benfica B, o que eu vi, demasiada pressa nuns lentidão noutros, somado dá pouca coesão no que jogam. Não estão a entrar para campo com um plano do que vão fazer no somatório do jogo. Vão jogar para ganhar o ponto em 30 segundos? Vão jogar durante 2 minutos para obrigar os adversários a cometer erros? Ou vão sempre tentar improvisar e esperar que um dos jogadores resolva?
Táctica e técnica é bom, mas é preciso planos, planeados e não em cima do acontecimento. Se tem plano, não se nota.
Belenenses, com a junção ao que sobrou da X-team e com uma equipa com pretensões mais humildes que na temporada anterior estão a ter mais sucesso, mas o estilo de campo ajudou muito.
Ballistik com as novas contractações ficaram com o impulso extra que precisavam, falharam nas finais onde possivelmente ainda não se habituaram à pressão.
Paintland Xtreme, na minha opinião vai ser o ano deles, dão luta quanto baste e com tempo, calma e cabeça nos ombros são uma equipa muito forte em prova, juntaram experiência e ligação de um grupo de jogadores já com três anos juntos.
SCP está a viver do grupo dos cinco jogadores mais experientes, mas conseguiu montar táctica no campo para conquistar a primeira prova e colocando assim a par dos Xtreme no ranking. Num campo normal eu diria que não teriam tido tanto sucesso contra pelo menos os Xtreme.

Div 1.
Metralhas S. estão a fazer o seu papel, mas dificilmente vão fazer muito melhor, técnicamente são fracos, colectivamente estão muito longe das outras equipas apenas conseguindo levar duas equipas a morte súbita.
Trolls, mais uma prova no calendário ocupado da equipa são agressivos q.b. mas não jogam em equipa o que não é suficiente mesmo com a qualidade técnica da equipa.
Paintland somam pontos para o ranking, mas não lhes falta muito para entrarem a 100% no ritmo da divisão, estão a ter uma época mediana para quem entra no escalão com uns passos pequenos a se prepararem para os passos gigantes.
Metralhas Porto, estão ainda fenomenais, e foram uma das equipas prejudicadas no seu jogo pelo tipo de campo. Quando a fruta é muita dá sarilhos e a dupla atacante teve "orgasmos mentais" com as possibilidades no campo que infelizmente não conseguiram concretizar.
Benfica, foi na queima que passaram nas preliminares, e vieram para as finais com a dormência do almoço. Podiam ter capitalizado nas semis-finais contra uns Azimut receosos do seu adversário, mas não conseguiram finalizar nos momentos cruciais.
Beira-Mar, com uma boa preliminar apanharam os restos da semi-final e ganharam ao Benfica, se quiserem aprender algum bom paintball vejam o Trokka, o Rui e o jogador importado. Tanto o jogador importado como o Rui tem um excelente nível de paintball e carregaram bem o esforço ofensivo da equipa. Aposto que ninguém os tem em grande consideração quando entram em campo.
O Leiria, pareceu que não se importou com o segundo lugar mas na minha opinião tiveram pelo menos nas finais os seus piores breakouts, perderam os pontos da final sempre nos primeiros 5 segundos. Era uma correcção fácil de terem feito, tiveram mais pressa de jogar ponto atrás de ponto.
Finalmente os Azimut quebraram o enguiço e conquistaram a sua primeira prova, com um estilo de paintball fenomenal num campo que os ajudou devido à sua simetria. Era muito difícil prever o que os Azimut poderiam fazer e tinham um dos melhores esforços colectivos após o breakout. Foi um dos primeiros postos mais bem conquistados nos últimos tempos. Nada foi por acaso ou sorte, conquistaram cada ponto e resultado com mérito, táctica, e um excelente nível de paintball.
Sobretudo parabéns por terem um dos mais "rookie" jogadores do Campeonato mas a jogar ao nível necessário.

Jaime Menino

1 comment:

  1. Olá Jaime! Estas enganado.. No Beira-Mar todas peças são importantes.. fomos e somos considerados como uma equipa a sério, e uma equipa a sério é temida pela sua colectividade e não pelo seu individualismo! O Rui e o Trokka são peças importantíssimas na nosso seio! E mais importante do que os outros pensam é o que nós sabemos :) Obrigado pelo comentário! Não foste nada ofensivo :P

    ReplyDelete