22 April 2009

Z.E.A.O. 2002


Z.E.A.O. Zap European Amateur Open.

Foi em 2003 no Algarve, a última prova internacional em Portugal com este nome. Um torneio aberto a todas as equipas, em formato de 5 man centerflag e escalão único Open, que em várias fases se dividia conforme os resultados na primeira ronda de jogos, em dois escalões em 2002 e três escalões em 2003. Nas duas edições a que fui, em 2002 e 2003, a prova tinha a dimensão de uma das maiores provas de 5 man da cena Paintbolistica. Igual a um Camp Masters em Paris ou mesmo um Skyball no Canadá. Em 2002 teve equipas de todo o mundo paintbolistico, com equipas desde dos EUA à Rússia e inclusivé uma equipa dos Renegados, que rodou com vários jogadores que vieram dar um pézinho na competição.

Também foi uma das provas de estreia dos Lvsos (isto então é outro post gigante).

Os prémios finais dados pela marca ZAP eram a sério e bons: uma entrada na prova Skyball com todas as despesas de prova pagas (entrada e tinta), e uma tabela de premiação que era bastante generosa.

Mas voltando à edição de 2002, a prova foi nas excelentes instalações turisticas do campo de Tróia, com zona de jogadores indoor e piscina com um excelente fim de semana cheio de sol. Foi sem dúvida a melhor prova em território nacional que alguma vez joguei. Aos Trolls não correu da melhor forma, já tinhamos em mente a próxima temporada onde passariamos a jogar 7 man, tinhamos feito três contratações, mais tarde cinco (passando a ser onze Trolls no inicio de 02/03) e basicamente nós eramos uma nódoa em 5 man, um formato que sobretudo quem rodava tanto de jogadores em campo como nós (7/8 por prova) não se safava. Também já andavamos a planear de alguma maneira, quem se iria cortar no final da primeira temporada. Pessoalmente também foi uma prova péssima, perto de onde eu morava no grupo desportivo decidiram fazer baile, que durou até às 4h00, e basicamente não dormi...

O ZEAO estabeleceu-se como a "bicicleta" no final da temporada, o prémio que todos mereciamos... Não havia equipa nacional que não estivesse presente, porque a prova reunia o que era importante: bola boa, boa competição, boa arbitragem, prémios e condições.

Fica um jogo das finais com os Mighty Ducks (actuais S.L.B.). Que nesta altura andavam a correr bastantes provas Europeias com nome de Centerflag Europe e a obter excelentes resultados. --> http://www.youtube.com/watch?v=Aplm8XB7guY

Fica a lembrança de duas boas provas internacionais, verdadeiramente apoiadas por uma excelente mas desaparecida, marca de tinta.
Jaime Menino

6 comments:

  1. Na de 2003, foi a primeira vez que desautorizei um arbitro por ter feito uma mau juízo, que se fosse para a frente, dava o primeiro lugar erradamente.

    Foi uma prova onde só vi duas coisas, campos de paintball e o quarto do hotel e no domingo fiz a viagem para Lisboa assim que terminaram os jogos, mesmo todo partido.

    Na de 2002, se bem me lembro o PCO sentou-se no meio do campo e não deixou prosseguir os jogos, só porque não concordava com o resultado.

    As coisas que eu me lembro...

    ReplyDelete
  2. Tás enganado Fonseca, essa historia do "bloqueio da ponte" isso foi na 3ª Prova da Copa Ibérica (Penso Eu!)

    De resto em relação ao video, à coisas que nem o tempo muda!

    Anjix

    ReplyDelete
  3. Sim! o Anjix tem razão num facto histórico (para variar)! O bloqueio foi na 3ª prova da CI. Mas lá chegaremos...

    ReplyDelete
  4. Pois, então foi isso... É a idade e o alemão que me lixam sempre!

    Fonseca

    ReplyDelete
  5. Já era tempo de alguém escrever a história.
    Até poderia merecer um livro.

    Um abraço e parabéns.

    Nuno Serdoura

    ReplyDelete
  6. Belo torneio em todas as edições desta prova estive a arbitrar mas recordo-me da equipa feminina russa que no fim da prova ofereceram-nos T-shirts e bonés pelo nosso excelente desempenho dentro de campo....
    Ah! e consegui expulsar um jogador da prova por conduta imprópria, pois tinha acabado de partir uma cadeira enquanto assistia a um jogo da sua equipa os "Elite" hoje em dia com o X-Ball era lindo!!!!
    Um abraço e parabens Jaime só tu me fazias escrever num blog!!
    Bicas

    ReplyDelete