20 May 2009

RENEGADOS - A Ameaça Fantasma



Estou num plágio total ao escrever no titulo deste post. Mas além do plágio de titulo quero também já deixar bastante claro que este blog é pessoal, logo os temas dos posts são de minha responsabilidade e autoria. Com isto vou passar ao tema.

A Ameaça Fantasma nos Renegados é o episódio que começou por trazer o seu fim, sim porque os Renegados de 2001 a 2004 eram algo que não existe em lado nenhum agora, inclusivé nos restos dos Renegados que se possam intitular Núcleo Duro.

Em 2001 os Renegados faziam regularmente big-games recreativos, com uma frequência bimensal. Eu comecei a ir a jogos de 30 ou 40 pessoas e vi a florescer para os 80 a 100 por evento. Eram jogos como não há hoje em dia, onde toda a gente se divertia e se tentava integrar bem e ao máximo quem era novo e quem só tinha até vindo dar uns tiros.

O chamado Núcleo Duro da altura era: Jorge Faca, Filipe Marques, Paulo Delgado, JP. Abaixo na hierarquia havia com contributos bastantes válidos: Nuno Pombinho, Pedro Silva, Pedro Reis.

Os jogos eram fornecidos mais ou menos à vez por uma das lojas de Lisboa, sendo a Ponto de Mira a mais interessada em promover o grupo e os seus jogos. Esta ligação foi algo positivo que trazia o mal que sempre que a Estratego fornecia "tudo corria mal" de acordo as criticas antes, durante e após os jogos que se lia no fórum. É por acaso engraçado que alguns desses críticos exacerbados da Estratego foram todos "lá" parar nos seus últimos anos nesta modalidade (Hipocrisia!? Ela existe nestes excelentes egos que temos no Paintball? Não posso crer!!!).

Mas a existência do fórum dos Renegados também trazia muita diversão e componentes aos big-games, que não eram só um convívio. Eram um verdadeiro encontro das mentes e vontades do pessoal Lisboeta para ir jogar e largar a sua dose de adrenalina num qualquer local, fosse um campo "urbano" fosse um matagal.

É engraçado agora anos mais tarde rever e analisar o que correu mal a meu ver:

1º Aceitar de forma aberta algumas pessoas e não aceitar outras no Núcleo Duro - Isto foi super prejudicial a exclusão de pessoal interessado em contribuir e a aceitação de braços abertos de outros. Deu a entender que alguns eram personas non gratas no núcleo e afastou muita gente que poderia ter dado um contributo válido para uma comunidade.

2º Criar o R-Team, foi inovador e giro mas desviou do principal objectivo com frutos do grupo. Se o pessoal quisesse jogar competição com que moldes fosse tinha aderido mais às duas edições das Triades, seria escusado criar mais um molde competitivo que acabou por abraçar os que menos contribuíram para a existência do grupo até aquele momento.

3º Não definirem o grupo abertamente, mesmo que fosse de uma forma "ilegal". Não era um clube, não era uma associação, não era uma empresa, mas afinal o que era? Isto abriu a porta aos pseudo moralistas "tipo maçónicos" (engraçado é que alguns deles queriam era mesmo era fazer dinheiro, mas isso não se refere tanto agora), de formar e recolher união com base em inveja, exclusão do núcleo duro, e exclusão geográfica dos excelentes big-games.

4º O Núcleo duro não se manter fresco e dinâmico na criação de jogos BIG-GAMES à volta de Lisboa (não mais, muito pelo contrário, como havia menos e bons).

Isto são os motivos os quais acho que trouxeram os Renegados para os momentos menos bons que vivem agora.
Mas como não gosto de apontar apenas o dedo, deixo aqui as soluções que vejo. Cada vez mais se observa nos fóruns o reaparecimento de pessoal recreativo para jogar em Lisboa, vê-se pela quantidade grande de jogos combinados, e continuamos sem os Big-Games em Lisboa como havia. Há campos, há pessoas, certamente há vontade, e com algum jeito interessados.

1º Reorganizar o Núcleo Duro puxar os galões e trazer algum do pessoal original para organizar quatro (por exemplo de três em três meses) BIG GAMES anuais em Lisboa.

2º Mandar a R-Team à fava enquanto organizado pelos Renegados - lamento mas acho que isto não pega, as equipas tem zero continuidade e existência para contribuírem para a saúde do grupo e não é a porta de entrada (para o Paintball) que os BigGames eram e são.

3º Renascer o espírito dos Renegados e no conceito da palavra, aqueles que se juntam para jogar, com algumas regras mas poucas. Aqui sim uma verdadeira seita ao género do Fight Club criada sem ser por rancor, inveja ou ganância.

4º Criar jogos, como antes, com pés e cabeça e que envolvam todos, mas no final não seja muito relevante afinal quem ganhou ou fez o que. Com a presença e utilidade do apoio de alguns como a que existia no passado. Quem não se recorda do João Loureiro um autêntico RP que era o óleo na engrenagem.

As pessoas certamente agora mais do que nunca estão livres para gastar quatro sábados ou domingos por ano, existem jogadores, até existem mais e maiores campos (comerciais) vazios ao fim de semana se for caso de se usar. Basta existir vontade! O Paintball ficou mais barato graças à pedra que puseram a rolar e se tornou na avalanche. É uma real pena tanta gente ter desaparecido agora que ficou bem melhor.

Jaime Menino
Renegado

2 comments:

  1. embora não subscreva algumas coisas está um artigo interessante, daria só porsi um debate

    ReplyDelete