22 August 2009

X-BALL, O inicio.



Para quem não sabe...



X-ball faz este agosto sete anos de existência, o formato nasceu oficialmente em 2002 pelas mãos do Richmond Italia, na altura o "dono" da marca Diablo. Este formato estreou na décima segunda edição do INTERNATIONAL AMATEUR OPEN. Popularmente conhecido como Z.I.A.O. ou ZAP Open devido a ser chamado ZAP International Amateur Open durante muitas edições, em 2002 foi rebaptizado para Diablo International Amateur Open. A prova era uma das mais populares na media como torneio mais amador, onde se jogava grande parte da prova no mato, lutando contra a exclusiva predominância do airball e onde eram apresentadas as muitas novidades de material no meio do verão.
Em 2002 foi provavelmente uma das melhores provas, o promotor excluiu por completo os jogos no mato, devido ao crescimento de equipas e pessoas que vinham à prova teve de mudar de local, tornando a prova exclusiva em speedball, tanto airball como campos "concept", basicamente umas paletes de plástico. Junto com o evento houve exibições de BMX, a famosa festa de jogadores, conferências da indústria, a Spyder cup estava fundida com a prova (as equipas que ganhavam de spyder na mão recebiam dinheiro).

Morreu em 2004, salvo erro, por falência do grupo promotor (Team Effort Events), depois de uns escandalosos preços de bola e qualidade do evento em 2003.

Mas X-Ball nasceu e sobrevive com muitos cortes cosmésticos nos principais torneios de Paintball (PSP e MS) e na sua vertente original na liga North America Xtreme (NAX), que se divide nos ramos Americano (AXBL) e Canadiano (CXBL). Nesta primeira prova foi realizado para o teste um NATIONS CUP, era um tipo de torneio muitas vezes feito na brincadeira na Europa entre as possiveis e interessadas equipas ou conjunto de jogadores de vários paises. Há quem diga que foi invenção e créditos do PCO, com um comentário sarcástico pelo meio como tivesse sido uma ideia com segundas más intenções (consumo de bola, ou qualquer coisa)...

Para o IAO foram convidadas oito equipas para jogarem, mas antes definirem o que seriam as regras novas do formato, detalhes como o coaching na linha, etc. Foram inicialmente convidadas e preparado merchandizing para oito nações e acabou por comparecer uma diferente. Basicamente em vez da Dinamarca, veio a Alemanha para completar os oito convidados: USA, Canadá, França, Rússia, Suécia, Inglaterra, Alemanha e claro Portugal. Provavelmente foram convidados os Ugly Ducklings para representar a Dinamarca, mas em vez vieram uns Alemães, para mim anónimos.


A selecção nacional era composta pelo Tiago Coelho, Álvaro Mesquita e parece-me que uns representantes de PT que viviam nos States.

Se quiserem o
WARPIG tem um excelente report e video no PIGTV (Tourney_IAO02), com uma boa entrevista ao Sr. Italia e o jogo Alemanha contra os USA.

O vencedor, óbvio, foram os Americanos, frente aos Russos compostos pelos Russian Legion.
Mas há factos engraçados deste Nations Cup. Da prova nasceu mais tarde a NXL. Da equipa de Inglaterra nasceram os NEXUS, compostos por pessoal dos Rusher (equipa amadora Inglesa que dominava no MS no escalão amador e pela qual o Formiga jogou num prova "undercover" depois de um jogador deles se ter lesionado) e jogadores dos Banzai Bandits. A equipa de França era basicamente TonTons. Os Suecos eram os Joy e retiraram-se da prova por exaustão fisica dos jogadores ou a famosa e habitual birra do Magued (agora já habitual ao fim destes anos todos quando não corre para o lado deles). Os Canadianos eram basicamente jogadores de várias equipas americanas que não sentiram ou eram alguma ligação.

Depois desta prova e de uma outra demonstração no World Cup em 2002, já no recinto da Dysney, foi fundada a NXL para a temporada de 2003. O desejo e carteira do Sr. Italia eram mesmo grandes até 2005 para promover este seu novo conceito, engraçado ter pegado já desde 2007 agora como pegou num torneio "quase" regional (NAX), além de a PSP ter corrido o formato de 2004 a 2007 sem quase alterar.

Na Europa o formato pegou em 2003 como vários jogos de Nations Cup ao longo das provas do Millennium Series. Em Portugal em 2003, foi realizada uma liga de X-ball com apenas duas provas feitas de três programadas, uma na Exponor e outra no MegaCampo. Na Europa em 2004 foi feita a EXL (como já escrevi noutros posts).

Fora isto o formato original desvaneceu e progrediu para as versões lite, não admira, porque além do esforço fisico e a parte do espectador ter sido dado como o reforço de acção consequência, a realidade é que a conta da tinta era muito superior ao que as equipas estavam habituadas.

Jaime Menino

3 comments:

  1. Elah... vou dar um baile de informação ao Menino. Jogaram ainda o Humberto, o Hugo "perdeu o avião", o Pedro Carvalho "PC" e o Miguel Sousa. Acho, repito acho que o dono daquela loja que tem aquela megacampo, tambem estava por lá, mas era treinador.

    JIX

    ReplyDelete
  2. Não estás a dar baile, porque o relevante do post é X-ball e não a selecção portuguesa (tanto que não falei muito mais deles, como por exemplo os resultados no IAO ou em 2003 na Europa). Por acaso até tenho planeado alguns posts sobre "selecções de Portugal" em particular incidência para a de 2004 em Madrid. Parabéns pelo esforço deles e contributo para a modalidade, mas parabéns deste post é ao x-ball.

    ReplyDelete
  3. Oi Malta...
    Bom antes de mais queria dar os Parabens ao Jaime por este excelente blog onde ele nos mostra as suas aventuras e visão do PB Mundial e Nacional.
    Depois queria tb eu corrigir mas o Anjix :)
    O Humberto não foi a convocado para a Selecção assiim como o PC tb não o foi e eu só perdi o avião pq o passaporte não ficou pronto a tempo para poder viajar para os EUA, ainda estive a manhã toda no aeroporto a espera que este chegasse mas tal não vei a suceder a tempo de embarque para o voo para minha tristeza :P
    Abraços e continua todos os dias passo por cá para ver se há novidades.

    Hugo Domingues

    ReplyDelete