01 December 2009

10 Dicas para Arbitrar

Com o fim da época Nacional e regionais mais antigos, deixo aqui umas dicas. Não vai ser um post polémico nem nada do género. Apenas as minhas dez dicas favoritas para quem for arbitrar para a melhoria do serviço. Já agora peço desculpa porque as dicas não são "minhas", são de várias pessoas, apenas as estou a adaptar e ver se consigo transmitir a mais algumas pessoas.


1 - Ler as Regras, e levar um exemplar impresso para o local.

Isto evita aqueles constantes não saber, e erros básicos bastante evitáveis. Tem uma dúvida, param para pensar e consultam as regras. Não fiquem pelo o "disseram-me que era assim" para se justificarem, ou o "é assim no outro lado".


2 - Não ser arrogante, agressivo ou simplesmente rude mas sim ser educado e informativo.

Os jogadores estão em modo "predador", gritar de forma autoritária como quem grita com o filho ou animal de estimação que não obedece apenas vai inflamar a relação jogador equipa de arbitragem.
Este ano desde berros a dizer FORA de forma efusiva como se o jogador soubesse o que estava a fazer, em vez de dizer por exemplo "fora, tens um tiro no battlepack", ou "fora, tens um tiro no loader". Qualquer uma destas frases serve por ser das situações mais habituais de tiro e mancha que os jogadores às vezes não se apercebem, tinham desarmado muito conflito e dissabor. Ah! sobretudo não ser mesmo mal educado e colocar as asneiras nas indicações, como a minha favorita que observei em campo deste ano foi "põe-te no crlh...".
O jogador está a desobedecer uma indicação simples, depois de ter claramente captado a indicação, simples aplicar (provavelmente mais uma) penalização.
Já agora ter alguma experiência não é carta branca para serem uns arrogantes e idiotas, porque toda a gente comete erros e quem não for arbitrar com isso em mente e preparado para lidar com eles, é preferivel não ir.


3 - Saber a sinalética e aplicá-la.

A quantidade de pessoas que vai dar o sinal de limpo com a outra mão na cabeça para se proteger é bastante grande e pode induzir em erro, fora os que também dão sinalética cedo demais e depois arrependem-se. Para a primeira situação o melhor é mudarmos a sinalética para a versão Americana (a nossa antiga de fora).

4 - Dar-se cordialmente na prova de igual forma com todas as equipas.

Se arbitram nessa prova equipas mais conhecidas que outras evitem dar dicas, sobretudo se a outra equipa é a vossa equipa irmã.
Já agora também não aceitem ofertas de jogadores ou equipas se os estão a arbitrar.

5 - (X-ball lite) O senhor da mesa está a controlar o tempo.
Ele não é o vosso paí ou juiz supremo, está a facilitar a tarefa não está a fazer a vossa tarefa.

6 - Vão convenientemente equipados, para suportar levar tiros.
Se for caso levem battlepack vazio ajuda a proteger bastante, cotoveleiras, joelheiras nos braços também ajuda, toalha ao pescoço, sweatshirt, luvas. Mas não tenham medo de entrar nos sitios e checkarem os jogadores.

7 - Façam as tomadas de decisão ou apliquem as regras.
Não precisam de ser fulminantes a aplicar, mas tem de as aplicar e mantenham a decisão não sejam convencidos pelos jogadores de as não tomarem por qualquer forma de compaixão. Não é culpa vossa o jogador ter infringido as mesmas. As regras são preto e branco não são cinzento.

8 - Equilibrem o trabalho da equipa em campo.
Se tem alguém a fazer menos porque secalhar sabe menos, secalhar está na altura de o mudar de posição.

9 - Coloquem os árbitros em campo com lógica.
De preferência podem perguntar a qualquer pessoa que tenha ido ao curso de arbitragem deste ano. Vão ver que ajuda a facilitar o trabalho em determinadas situações que se não agirem vão inflamar o controlo do campo, os jogos, e equipas.


(Posições no Breakout: A - Tem de ir checkar o "interior" dos jogadores que vão para as bases depois do breakout. B - Tem de estar atentos sempre a ambos os lados e compensarem. Os B por detrás da equipa tem de preferencialmente escolher o lado por onde a equipa aposta mais e comunicar com os A qualquer indicação. Os dois deitados são opção para quando se tem mais árbitros para ver o "interior" dos jogadores que fazem posições mais à frente de arranque. Regra geral para todos, viram algo vão atrás do jogador se for necessário.)

10 - Façam por merecer os pontos (recompensa), e ARBITREM COMO GOSTAM DE SER ARBITRADOS.

Jaime Menino

4 comments:

  1. Para cultura geral, a melhor que eu vi até hoje foi "estas fora eu ouvi o impacto".

    Esperemos por um campeonato nacional sem equipas a arbitrarem.

    Abraços,
    Raúl # 75 (Metralhas Gold)

    ReplyDelete
  2. Raúl,

    Concordo contigo no principio de não haver equipas que jogam a arbitrar, mas...
    Sou realista, e infelizmente não vejo no futuro nenhuma solução em Portugal que agradaria todas as pessoas, porque: Não há fundos (suficientes para alguns) e mais importante não há mão de obra (qualificada).
    Mas neste momento já acho que podemos dar graças por termos dois escalões que não tem de se arbitrar a si próprios no Campeonato Nacional, e outros campeonatos locais que apostam em ter (claro que por motivos não tão positivos como gostariamos de esperar) equipas que não jogam a arbitrar.

    Mas deixo um comentário que deixei no curso de arbitragem. É realmente é uma pena as equipas não apostarem em formar os seus recursos para arbitrar os outros. Ou quando prestam o serviço de arbitragem o fazem com um brutal frete e a pensarem que estão igualar outros que se esforçam.

    E depois ouve-se estas jóias como tu referes...

    Mas eu continuo a achar que a nossa arbitragem é bastante superior ao que se recebe lá fora.
    Ainda na última prova do WC que joguei a pagar bastante inscrição, aconteceu-me duas situações caricatas. Uma com sinalização de um árbitro (chefe desse campo) que põe fora um jogador, mas depois o "considera vivo" (nas regras tanto do MS como PSP, jogador eliminado está eliminado ponto). E outra situação em que um jogador na cobra faz spin com um tiro no marcador, e o árbitro apenas limpa-me e responde que eu já tinha sorte em ser limpo não valia a pena penalizar a outra equipa pelo spin (que é uma minor directa ou 1:1). Tenho estas e mais aventuras do MS que posso te contar, que apenas reflectem algo. Valerá a pena extorquir às equipas mais inscrição justificando árbitros contratados, só para eliminar o sentimento de ligação que as equipas possam achar que existe (real algumas vezes, mas muitas vezes irreal)?

    Abraço
    Jaime

    ReplyDelete
  3. Acho que a via mais rapida e simplista seria extorquir para pagar, tenho a certeza que existem outras vias para termos uma equipa de arbitragem para o nosso excelente C.N.

    Já agora, na nossa F.P.P, existe alguma organização/departamento/pessoa que trata de patrocinios/mkt/comunicação ou da parte comercial?

    Abraços,
    Raúl # 75 (Metralhas Gold)

    ReplyDelete
  4. Infelizmente neste momento não há ninguém dedicado exclusivamente a isso.

    Abraço
    Jaime

    ReplyDelete