16 December 2009

Debate do Dia ou do Jour


Após a entrevista e toda a análise feita até ao momento nos fóruns e blogs à entrevista do site Spirit of Paint ao Laurent Hamet (Elemento do board do Millennium Series, dono da Sup'Air Ball, e co-proprietário da GI MilSim segundo se diz), aqui vão os meus 2 cents sobre a entrevista.

Para quem ainda não viu ou não sabe francês q.b. para compreender deixo dois links com resumos da entrevista, disponivel no site Spirit of Paint (http://www.spirit-of-paint.tv/).

Resumo - http://www.cyclone.ax/2009/12/laurent-hamets-interview-on-sop-and-millennium-series-2010/comment-page-1/

Resumo 2 - http://www.p8ntballer-forums.com/vb/showpost.php?p=1307018&postcount=29

Já agora ambos os resumos, incidem sobre o tema principal Millennium Series 2010, porque pelos vistos alguns esqueceram-se de muitos outros temas falados durante a entrevista, que basicamente serviu o grande propósito de confirmar os rumores e press releases feitos até ao momento. Vou então comentar o que acho que também foi importante.

O primeiro ponto que quero trazer à baila é o seguinte:
Durante a entrevista houve um comentário a uma frase do Ulrich Stahr (Millennium Refereeing Manager) "que a indústria está demasiado envolvida com a gestão da parte desportiva do paintball" e seria algo que ele gostaria de ver mudar.
Gosto da frase, concordo e as únicas pessoas que não concordam estão na indústria. Mas denoto um pouco de ironia e sarcasmo quando se ouve um dos principais lideres da indústria (LH) a dizer que concorda com a frase mas que no entanto o MS vai continuar com a politica das marcas patrocinadoras de marcadores em 2010 e com extensão para todos os escalões em 2011.


É impressão minha ou esta é uma daquelas decisões completamente parcial para o lado da indústria e tem pouco ou nada a ver com a parte desportiva do paintball?
Mais ainda, os argumentos apresentados de que estão a proteger as empresas que dão patrocinios às equipas e apoiam o MS das empresas que fabricam "knockoffs" que aparecem e vendem mais barato é completamente treta e não cola. Mesmo que fosse real, não é melhor para o desporto haver material mais barato para os jogadores? Permitindo assim uma maior entrada de jogadores, ou seja mais praticantes de desporto, que é equivalente a uma maior legitimidade do mesmo.
Porque não são mais sinceros e dizem que TALVEZ isto tudo começou com o marcador pikadoll e o facto da a SmartParts ter abandonado à umas épocas atrás o patrocinio do MS? Ambas atitudes mostraram que afinal o MS não é um bom cartaz publicitário para as marcas que o patrocinam o MS e as equipas e jogadores escolhem o seu material consoante as propostas mais interessantes que aparecem após este ficar cada vez mais caro nas provas (em comparação com as grandes ofertas que até 2002 apareciam à venda nas provas do MS).


Não fará mais sentido oferecer um melhor serviço e promoção a quem apoia e patrocina o MS obtendo desta forma uma mais valia e uma demonstração da potencialidade de promoção do MS como cartaz publicitário, assim talvez até acabando por atrair patrocinios exteriores?

Segundo ponto (aos 20 minutos da entrevista) que quero lançar ao debate, completamente despercebido nos resumos pós entrevista, EPBF e UPBF, uma total admissão que o trabalho produzido até aos dias de hoje é realizar cartões para todos os jogadores europeus e secalhar mundiais tirarem apenas um cartão de jogador, o deles!
Sr. Laurent afinal você é, lider de indústria, sócio na empresa que é dona do Millennium Series, ou dirigente desportivo/associativo?
Havia necessidade de dizer mal (estalada de luvinha para não fazer muito barulho) da FPS (Federação Francesa) que tenta na realidade legitimizar e promover a saúde do desporto e não os lucros de uma empresa? Mas afinal o que é a EPBF e a UPBF, algum ramo logistico do staff do Millennium Series? Zzzzzz!!!

Ok estou a ser mauzinho, porque realmente há uma altura que ele falou de várias hipotéses de eventos taça dentro dos eventos do MS que estariam de alguma forma ligados às Federações inscritas junto com a EPBF/UPBF.
Porque de resto o trabalho da UPBF é ... (acrescentem nos comments se souberem porque eu não sei mesmo).

Por fim terceiro ponto, alguém realmente acredita na parte dos castigos a todos de forma igual às equipas que faltaram à ultima prova de 2009, quando as regras de rosters não foram cumpridas na Turquia por algumas equipas presentes?

Venha a próxima época do expoente de Paintball Europeu, provavelmente em 2011 se vier a Portugal sobretudo em Lisboa de acordo as possibilidades faladas na entrevista e se me deixarem jogar com o material que tiver na altura, tento jogar.

Jaime Menino

No comments:

Post a Comment