06 December 2009

SERIAL KILLERS NACIONAIS 09

Deu-me a vontade de mais um top ten, desta vez 5 hot e 5 not so hot da temporada de 2009

Sem dúvida é um top pessoal, se quiserem contrapor ou propor o vosso mandem.


5 HOT
Nuno "Ossos", S.L.B. - Não conhecem? Não sabem o que é pb nacional! O Ossos é um dos jogadores com maior entrega, anda cá desde final de 2004, vi no começo ele e o irmão a serem "drillados" pelo Humberto ele resistiu e tornou-se no que é. Esta foi provavelmente a sua melhor temporada (CN, TRN, MS SPL).
Leva um 100% pelo trabalho.

Ricardo "Máquinas", Metralhas - Já não é jovem mas continua por cá qualquer dia torna-se no jogador com mais anos disto e ainda tem muito para dar é sobretudo bastante consistente e entregue. Provavelmente também foi a sua melhor temporada Nacional e também boa nos regionais.
Leva um 90% pela constante presença.

Sven, Azimut - Pode ser que seja um dos melhores jogadores que a equipa Algarvia tem, falta-lhe algum espirito de equipa (secalhar falta à equipa toda, quando os vejo), no entanto também ajudou a equipa a conquistar a melhor posição no Nacional até à data.
Leva um 80% pela técnica e vontade.

João "Anjix", Xplosiv - Falta-lhe alguma calma às vezes, deixa-se inundar pela adrenalina e os que o rodeiam ninguém sabe ainda "ajudar". O estar a 100km/h enquanto a equipa ainda está a arrancar não ajuda no trabalho de equipa, mas ajudou a equipa a ficar em 2º lugar devido à consistência no seu escalão do Nacional.
Leva um 75% por não ter conquistado nenhum primeiro lugar no Nacional.

Telmo Garcia, S.L.B. B - Senão tivesse de fazer a vez de "pai" na equipa seria provavelmente um dos melhores inserts actualmente. Mas se tem de fazer de pai recomendo que na próxima temporada seja a 100% e faça os "filhos fazer o trabalho de casa para o pai também se divertir" (ok metáfora complicada eu admito). Estiveram no quase a época toda, ganharam quase dois regionais, e o nacional começou frio e acabou quente.
Leva um 70% por também não ter conquistado nenhum 1º lugar no Nacional.


5 NOT SO HOT
Diogão, Titans - Está sem dúvida a divertir-se mais e isso é importante mas nos Bunkerkids produzia mais.
Leva um 55%, este ano deveria ter sido mais produtivo depois de ter conquistado um primeiro posto na temporada anterior no Nacional e ter contribuido para a conquista do regional.

Tiago, Bunkerkids/S.C.P. - Já foi melhor jogador em vários aspectos. Simplesmente não cumpriu nos Bunkerkids.
Leva um 49%, continua a ter técnica e entrega mas vê-se que anda distraido e sempre à procura da desculpa fácil.

Toni, Azimut - Tem um estilo interessante falta amadurecer.
Leva um 50%, e só aparece porque também tem uma técnica e jogo engraçados, com mais confiança e carisma pode ser um jogador a ser seguido.

Fernando "Viagra",S.C.P. - É impressionante a consistência do seu jogo e a sua concentração e calma (se houvesse valores que pudessem ser transmitidos), pena não ser acompanhado.
Leva um 60%, porque é consistente mas não foi suficiente para ajudar a sua equipa.

Filipe Mendes, S.L.B. - Quando aparece continua a dar frutos, mas raramente vem à "apanha da fruta".
Leva um 55%, técnicamente continua a ser um dos melhores back players mas em nada isso contribuiu para o seu esforço no colectivo da equipa.

Jaime Menino

11 comments:

  1. concordando e apreciando o teu top 5, cá vai mais alguns para o top 10 :). Ruben (Metralhas Gold), Erótiko (Azimut), Formiga (S.L.B), Toñito (S.C.P) e Tiago Coelho (S.L.B).

    Se desejares, posteriormente, posso explicar o meu pq.

    Abraço,
    Raúl # 75 (Metralhas Gold)

    ReplyDelete
  2. De pai para pai ;D

    Sem desprimor para os outros jogadores, estar neste top juntamente com o Ossos (para mim o melhor jogador da actualidade) é uma honra.

    Juntando a isso, sendo a lista feita por um dos melhores é ainda mais motivante para continuar a evoluir.

    Obrigado,

    Telmo Garcia #111

    ReplyDelete
  3. Raúl,

    Vou ter de discordar e muito contigo. Apresento as minhas razões:
    Formiga - Senão dormir às vezes joga mal, é o único defeito que conheço dele, por isso nem acho que ele merece ser comparado a outros nove para um top ten. Ainda não vi uma temporada má dele.
    Tiago Coelho, SLB - É o Tiago, como o Hugo não é alvo deste tipo de Tops, já se provou vezes e vez sem conta. Ainda não vi nenhuma temporada má dele também.
    Ruben, Metralhas - Do que vejo é um jogador consistente mas infelizmente também é consistemente um bonusballer desnecessário e não o torna bom.
    Erótiko, Azimut who? Sorry, não conheço mesmo.
    Tonito, SCP - Infelizmente a única temporada que o vi a jogar bem era quando tinha o Humberto por perto(possivelmente uma coincidência). Se jogasse mais e falasse menos era sinal que tinha aprendido qualquer coisa nessa altura...
    Podem ser considerados argumentos fortes mas estou a constatar factos que são de fácil observação.
    Mas gostava de ver as tuas razões de qualquer forma.

    Abraço
    Jaime

    ReplyDelete
  4. Um jogador que aprecio bastante, éra o o André Casado dos trolls. Infelizmente dedicou se ao Golf. Era sempre dos ultimos a morrer e foi talvez o menos mau dos trolls da ultima época. Mesmo assim teve várias jogos carrossel.

    De qualquer forma estou convencido que numa equipa com alicerces sólidos (como os trolls já tiveram!) seria provavelmente um dos top5 constantes. Sempre o comparei muito ao Brian Cole na forma de jogar.

    Jix

    ReplyDelete
  5. o erotiko azimut é o toni que jugou no nacional com a blusa do carlinhos aka erotiko nas primeiras etapas da fpp. só pra esclarecer =)

    ReplyDelete
  6. Então cá vai:
    Formiga não merece ser comparado? ficando no anonimato da tua interessante crónica? Discordo, os melhores têm que ser sempre e constantemente “falados”. Vi o S.L.B sem ele e vi o S.L.B com ele, vi o S.L.B com ele quase a perder mas ganhou, vi o S.L.B sem ele a perder claramente. Visão de jogo (jogando) impressionante.
    Tiago Coelho, aplico a mesma questão que ao Formiga. Obviamente, a qualidade de tiro e regularidade é impressionante.
    Ruben, o bónusballer é uma coisa que ambos vimos (tu e eu) e que não se tem repetido mais, verifica em próximos jogos se existe um base mais rápido do que ele e que consiga jogar com a eficácia de um ponta quando também joga a frente, alias… tenta adivinhar sempre onde ele vai começar a jogar .
    Toni ou Erótiko já nem sei, vi nacionais em que um tal de Erótiko na jersey jogou a base e o que vi foi um base com uma qualidade de tiro impressionante e que procura imensas soluções quando o metem dentro, ainda… ataca bem. Obrigou-nos a fazer trabalho de casa.
    Toñito, não fez uma boa época, mas apeteceu-me destacar um jogador que no C.N disputado na Mealhada fez jogadas individuais como a mt tempo eu não via, também é verdade que em Rates essa individualidade custou cara ao S.C.P… sair 2 vezes da mesma forma até se aceita, sair a tarde toda sempre igual é que não.
    Já agora e sem menosprezo, já que vi muito pouco dele mas não me pareceu nada de outro mundo, Anjix no top 5? Me pareceu mais transcendente ver um jogador que entende os limites da sua equipa e que se torna camaleonico em prol da mesma, Jaime Menino dos Paintoon Kids.
    Abraço,
    Raúl # 75 (Metralhas Gold)

    ReplyDelete
  7. Raúl,
    Voltando ao mesmo.
    Anjix sim porque: a temporada passada ajudou a sua equipa a obter um terceiro posto no primeiro ano de x-ball vindos todos do 7 man, este ano desceu de escalão e ajudou a nova equipa a subir para o escalão GOLD. Foi um bom teamplayer e não deu uma de vedeta com desculpa fácil quando as coisas não correram bem.

    Toni = Erótico (Azimut), por isso estamos na mesma página.

    Secalhar devia ter definido algumas regras para os critérios de selecção porque o resto eu discordo, lol...

    Abraço
    Jaime

    ReplyDelete
  8. Não pondo en questao a qualidade do Anjix. Todos sabemos o porque de a sua equipa ter subido a Gold. Fossem as arbitragens independentes e não feitas por equipas onde as avaliações de acordo com a disposição de 3 ou 4 pessoas com criterios disformes imperaram e nao seriam eles (xplosiv) a ocupar a vaga. Repito, nao pondo em questao a qualidade do Anjix, acho que o Tiaguinho (ex Metralhas silver) merecia um lugar nesse top, quanto mais nao fosse com o "premio revelação".

    Nuno Trokka

    ReplyDelete
  9. Off-Topic

    Trokka,

    Sobre a arbitragem não é por dizeres muitas vezes o mesmo ponto ou argumento que ele se torna real.

    Em condições iguais, o trabalho das equipas (seja elas quais forem) foi claramente diferente, umas aplicaram-se mais que outras e isso reflecte-se na sua avaliação.

    E é pena não teres vindo ao curso de arbitragem deste ano (ou mesmo algum?) poderias realmente ter aprendido algo e ter ouvido algo talvez inspirador e esclarecedor. Pergunta aos elementos da tua equipa que vieram este ano, ainda pode ser que aprendas e haja alguma esperança, lol ...

    Sobre o teu argumento, primeiro falas de arbitragens independentes concordo contigo e não és o único (original) a falar disso, mas como respondo várias vezes: arranja fundos (menos critico no futuro) e mão de obra (bastante complicado).
    Segunda parte do argumento: a avaliação é realizada por elementos independentes das equipas, que conhecem as equipas de igual forma (não conhecem ninguém). Aliás nenhum deles jogou ou joga em qualquer equipa. Os critérios são publicados e aplicados "cegamente" (como a justiça) de acordo o que está na ficha. Não são disformes, são muito intencionalmente desconhecidos ou simplesmente ignorados na esperança que fazer barulho depois ajude a subir a avaliação.
    Se as equipas se prepararem será bem mais simples, basta fazer como algumas que dão-se ao trabalho de ler as regras e critérios, e preparam o seu trabalho. Não vão apenas fazer número e o trabalho minimo e depois gritar conspiração quando não gostam da avaliação merecida do seu trabalho mediocre.

    Enfim continuas a parecer aqueles alunos que vão para o exame sem estudar, e depois de receberem a negativa falam mal dos outros porque "cabularam" ou estudaram.

    Vais arbitrar (genérico)?
    Lê as regras.
    Imprime-as e leva contigo para a prova.
    Lê os critérios.
    Se puderes pergunta aos "observadores" / avaliadores, como eles fazem o seu trabalho numa prova antes da tua ou mesmo na tua (quase ninguém fez/faz isso).
    Prepara-te para arbitrar, não é para ir para um piquenique buscar uns pontos e depois reclamar da pontuação ou como foi culpa do efeito A ou da condição B.

    Abraço a ti e ao gang das teorias da conspiração.
    Jaime Menino

    ----------

    On Toppic
    Muita gente joga bem paintball. O post é dedicado a jogadores que já se afirmaram, o Tiago ainda tem de comer muito pão até lá chegar. O que é que ele já ajudou a sua equipa a ganhar em que forma ele é um teamplayer, foi quando saiu da sua equipa após uma época mediana nos Silver? Pensa / pensem nisto quando escolherem um jogador. Também vejo muitos à minha volta que jogam tão bem ou melhor que as escolhas pessoais feitas.

    Se houvesse prémio revelação ia certamente para uma equipa. Porque o que o Tiago ajudou a conquistar houve bastantes jogadores.
    Mas atenção que não é a unica escolha que discordo, há aqui nos comentários outras.

    Acho que muita gente cai na simplicidade de fazer a escolha do o que lhe está próximo. E na realidade nem sequer conhece o que não está próximo.

    Cumps
    Jaime Menino

    ReplyDelete
  10. Realmente a questão da arbitagem foi off topic e descontextualizada.

    Tive o cuidado de falar no tiago como jogador revelação. O que ele fez para a equipa? Na minha modesta opinião foi o jogador mais decisivo na equipa Metralhas Silver da epoca que passou e ja agora relembro-te que a mesma ficou em 3º lugar no CN.Se estas a falar de jogadores porque haveria eu de falar de equipa, quando decidires falares de equipas tambem estarei ca para opinar, mas realmente pareceu-me que falavas de jogadores e penso que tenho direito a ter um opinião, ou será que tenho que "rezar" a mesma missa que tu?

    Abraço para ti e para o gang do quero, posso e mando.

    Nuno Trokka

    ReplyDelete
  11. Boas,

    Poupa-me Trokka, que eu não sou padre para dar missa, nem estou a apagar opiniões. Estou a argumentar, citando o ditado inglês: "can't stand the heat, stay out of the kitchen"

    Tens tu de dar o abraço a esse gang que eu não conheço, lamento.

    E da última vez que verifiquei o blog era meu. Todas as opiniões e comentários são bem vindos assim como o debate. Deixa a birra para outros, lol...

    Cumps
    Jaime Menino

    ReplyDelete