11 May 2009

GESPOS


Se todos os "novos" fossem assim!

Hoje vou relatar o para mim mais espectacular momento da nossa história de Paintball. O aparecimento e existência dos GESPOS.

O primeiro contacto comunitário foi um post nas "noticias" do fórum a referenciar como o Geraldo Ferreira (actualmente XXL), tinha ganho uma prova de 1 para 1 lá para terras nortenhas ou galegas.
Foi fenomenal, um verdadeiro relato ao estilo do "Angelous", e sobretudo pelo conto de epopeia que os seus colegas de equipa relataram mais tarde numa autêntica flame wars.

(Post Noticia) http://paintball.com.pt/forum/topic.asp?TOPIC_ID=5689

(Flame War em reflexão dos temas nas noticias, no qual vários Gespos responderam) http://www.paintball.com.pt/forum/topic.asp?TOPIC_ID=5704

O resultado disto, foi os Gespos entrarem na LPP pela porta de cima, no escalão PRO. Para mostrar que tinham "bagagem" para a conversa, só não tinham era o jogo e mesmo assim ganharam aos Bunkerkids na sua primeira prova da LPP.
Fizeram um ano como Gespos e no ano seguinte mudaram o nome para Freaks.

Nesse mesmo ano do seu aparecimento, 2006, organizaram o espectacular Open Norte.
http://www.paintball.com.pt/forum/topic.asp?TOPIC_ID=7669

A meu ver a melhor prova independente e de torneio único em Portugal até ao momento por tantos aspectos. Sobretudo pela vontade que estes elementos novos da cena nacional estavam a mostrar e a trazer para toda a comunidade.
Adorava que mais equipas ou mesmo individuos tivessem a mesma postura. A de organizar torneios individuais com bons prémios e condições para se jogar. O campo nem era relvado ou com carpetes, era um areal/pelado. A logistica era Emboscada. E a bola a ranhosa Psycho aqua ou porno (aka água). A prova teve cinco equipas, e por acaso ganhou a equipa com que fui (Lisbon Killers). Arbitraram os Gespos. Fenomenal, condições iguais para todas equipas e uma boa diversão junto à praia da Aguaçadoura.

Deixo um video da primeira vez que encontrei os Gespos como adversários em campo, na sua primeira prova da LPP, no jogo em que eles defrontam os Trolls. --> http://www.youtube.com/watch?v=8dabFYzYR0g

Pena que não haja mais equipas e pessoas com vontade e iniciativa como eles tiveram. Criticos mordazes é que temos em excesso...

12 comments:

  1. Onde foi essa prova da Lpp??

    Frederico

    ReplyDelete
  2. Campo Maior.
    Foi a primeira vez que fomos ao estádio do Campo Maiorense.
    Já actualizei nos comentários do video.

    ReplyDelete
  3. E... onde estão agora os ex-Gespos: Orlando jogou o ano passado nos Metralhas2, voltará em breve ao paintball. Major jogou o ano passado no Metralhas2 este ano joga nos Metralhas Gold, Gil joga nos XXL, o vencedor desse famoso 1x1 joga nos XXL.

    Raúl # 75 (Metralhas Gold)

    ReplyDelete
  4. bom ...muinto bom...viva aos gespos!!

    ReplyDelete
  5. Raúl,
    Obrigado pelo comentário mas acho que passaste ao lado na temática.
    Estás a enumerar onde eles foram parar como jogadores como se isso fosse relevante (é para ti de facto). Talvez fosse mais lógico dizer por onde eles andam enquanto dinamizadores.
    Até porque eles como equipa ou jogadores eram péssimos sobretudo para o nível que se atiraram, em contraste a muitos "superstars" que aparecem e fazem e acontecem. Mas como dinamizadores do nosso desporto foram verdadeiramente os melhores. Pena que essa vontade e qualidade não tenha passado para outros ou se mantido até nos que cá andam, seja por onde for...

    ReplyDelete
  6. Enquanto dinamizadores não andam, mas é engraçado perceber que se integraram na industria, alguns... muitos até... estão ligados de alguma forma a Emboscada. Isto levanta outra questão, se achas que foram os melhores como dinamizadores e se estes se encontram na Emboscada... será a Emboscada a empresa mais dinámica do país?

    Raúl # 75 (Metralhas - Gold)

    ReplyDelete
  7. Boas,
    Fizeste aí um silogismo "fácil", mas acho que a conclusão é falsa no sentido da dinâmica que abordo pois deixaram de ser "independentes". Os seus esforços foram aplicados noutra forma e noutras áreas dentro da Empresa. E uma curiosidade não são as únicas pessoas que aparecem no meio do paintball e são absorvidos pela indústria.
    Pena, deste caso, foi terem perdido o ímpeto com que surgiram e maior pena é outros (indendentes) do nosso pais não o terem.
    A Emboscada ou qualquer empresa já eram e são grandes e dinamizadoras senão o fossem tinham que fechar as portas...

    ReplyDelete
  8. Boa resposta e aprecio o percurso histórico que estas a fazer.

    Abraço,

    Raúl # 75 (Metralhas Gold)

    ReplyDelete
  9. Xteam e Titans também entraram muitissimo bem no desporto, e por cá continuam...

    "Angelous"... do que te foste lembrar :D

    ReplyDelete
  10. Há muitos que entraram bem. E que secalhar irei relatar...
    Mas os GESPOS foram os únicos que entraram como entraram: equipa com um nome de uma aplicação de software provavelmente sinónimo de um apoio, responderam aos desafios entrando em Pro após os desafios no fórum, elevaram a fasquia de contribuir de volta organizando uma prova independente com os melhores prémios e monetários, que mesmo com apenas 5 equipas os mantiveram.
    Tudo num espaço de um ano... Notável!
    Uns sonham em correr quando aprendem a andar, estes voaram.

    ReplyDelete
  11. Quem sabe ainda voltam ...

    Major (Gespos)

    ReplyDelete
  12. Uns sonham em correr quando aprendem a andar, estes voaram...gespos forever...era lindo!!


    Bertinho (Gespos)

    ReplyDelete