19 September 2009

Arbitragem Profissional - Londres 2004


(Campaign Cup no Crystal Palace em 2002)


Londres foi a última prova que arbitrei do Millennium Series, depois desta prova dediquei-me a jogar apenas no Series além dos convites continuarem a surgir. Não era a última prova da temporada, essa foi Malaga, mas foi a última prova da EXL e a última vez que se jogou x-ball puro no Millennium Series. Foi o final de dois anos do formato de X-ball que simplesmente não pegaram na Europa. Em 2003 com a Nations Cup de onde a Suécia saiu vencedora, em 2004 com a EXL financiada com dinheiro da ProCaps/Draxxus.

A prova Campaign Cup (Londres) depois de vários eventos nos anos anteriores terem se realizado no crystal palace, desta vez foi num ermo perdido ao pé de Londres em Escher, uma localidade tipo vila nuns campos de rugby com uma daquelas clubhouses tipicas. Foi uma prova com assinatura tipica do dono da empresa Campaign, com melhorias significativas na parte de organização comparativamente a outras provas. Só mesmo o local e altura do ano não eram simplesmente as melhores para esta ser considerada uma das melhores provas em 2004. Londres e o verão britânico já são populares pelo tempo ranhoso, por acaso não foi péssimo mas foi sempre sombrio aquele Setembro de 2004, a somar a isso a atenção mediática foi para Las Vegas na NPPL que tinha prova no mesmo fim de semana e roubou mais um pouco do brilho desta prova.

Para mim foi uma das melhores provas, com a organização a providenciar um mini bus para os árbitros, uma cleaning crew para os campos, um hotel com pub restaurante ao lado com uns hamburguers no prato e tarte maçã e gelado divinais. Enquanto a comida na prova era multicultural que é sinónimo para mixórdia asiática feita por britânicos (grego alert), com pequenos almoços de chá e sandes de bacon (cozido), almoços de porco agridoce com noodles, ou porco quase assado sem sal...

Esta prova teve dois pormenores de facto diferentes do habitual, e que era muito comum nas provas antigamente. A organização fez um DVD da prova (também há um da prova de Paris de 2004), e arranjou forma de equipas Americanas virem à prova, nomeadamente os Trauma e os All Americans juntaram duas linhas e formaram a Draxxus Factory Team, que veio jogar no escalão de Open X-ball. Pequeno facto histórico nessa altura aconteceu o namoro entre os All Americans e o Jason Trosen (actual treinador dos AA) que na altura era jogador dos Trauma. O outro pormenor foi que organizaram um jogo de exibição na quinta feira entre os invenciveis Russian Legion e esta equipa e foi fenomenal, porque era uma das primeira vezes que uma (duas neste caso concreto) equipa da NXL defrontava os Russian Legion. Já agora em vez de nos pagarem esse dia pagaram-nos o jantar (pizza no local da prova).
Sobre o encontro de exibição, que se diga que após a vitória dos Russian Legion frente aos Dynasty em Agosto de 2004, todas as equipas da NXL afirmaram que iriam espancar os Russos como eles fossem básicos (como em 2006 se veio a ver com a integração da divisão open com a NXL). Tal não aconteceu muito pelo contrário até quando os Russos no ano seguinte integraram a NXL.
Já agora os russos ganharam o jogo de exibição, jogo o qual tive atarefado a perseguir marcadores, pois antes do jogo quando as equipas pediram para os testar, diria que 75% não passaram, aliás no DVD está uma mini entrevista a um americano no público que diz que os árbitros estão a perseguir os jogadores americanos (ya coitados).



A EXL e a prova em si foram bastante calmas, porque como já escrevi, ao mesmo tempo desta prova decorreu a prova da NPPL Las Vegas e quase todas as equipas mandaram as suas vedetas para a NPPL, 2004 foi o ano de classificação para o escalão fechado na temporada seguinte. Logo os Joy Division eram compostos por um ou dois dos habituais e montes de gajos dos Hardcore e Hypnotize. Os TonTons eram compostos por uns tótós que jogavam na div 1, de nome X-men salvo erro. Os Nexus, os Tigers e os Shockwave eram compostos por restos britânicos cada equipa deixou um ou outro trunfo na europa para fazer número.
Os Ugly Ducklings trouxeram a equipa toda em peso, assim como os Ignition e os já super profissionais Russian Legion.

Para quem leu ou seguiu os outros episódios da arbitragem profissional e da EXL, leu que os Russian Legion dominaram este campeonato, seguido pelos Joy Division.
Os Ton Ton estavam numa fase de transição e a apostar desde 2003 na NPPL, por isso os resultados não eram muito relevantes em X-ball, até visto que a equipa andava a viver de velhas quase glórias (Huntington Beach 2003 2º lugar).
As três (exagero de tantas equipas do mesmo país) equipas britânicas (Nexus, Tigers, Shockwave) estavam a competir entre si para ver quem acabava em melhor posição, ou quem marcava mais pontos contra os Russian Legion (campeonato dos peixinhos).
Os Ignition vieram parar sem querer ao meio PRO da EXL, talvez por antiguidade, porque existiam e existem toneladas de equipas suecas e do norte da europa bem melhores.
Mas os Ugly Ducklings, os Dinamarqueses, eram raivosos e queriam a bem ou a mal ser algo que não eram (gloriosos talvez). Ganhar no campo era facto que eles não conseguiam, e todos os jogos deles, eles achavam que estavam a ser roubados na secretaria, quando eram uns atrasos de vida a recolherem penalizações seguidas. Mas depois do episódio da Noruega aconteceu o "impensável" (para alguns), o Soren dos UD ameaçou um jogador dos Ignition que o ia esfaquear "lá fora", e visto que esse Soren se diz que era/é chulo/traficante e tinha lá a mulher e o seus dois filhos a assistir à prova, foi uma situação no minimo estranha e bizarra de se lidar, que provavelmente tinha sido evitada se o comissário europeu (Steve Morris) e o Boogie (chefe de campo), o tivessem castigado além de ter sido expulso na Noruega. Aposto que aí não tinha escalado a isto...



Fora este episódio os jogos correram bem, e a final foi pela quarta vez entre os Joy e os Russian Legion, e de facto o jogo mais renhido dos RL em toda a EXL foi o seu primeiro das preliminares em londres contra os Ignition, que sendo a equipa com menos expectativa de resultado, mais lançou contra os super técnicos e agressivos RL.
Os Russian Legion com a quarta vitória nesta final, sagraram-se assim os vencedores da EXL com zero derrotas no decorrer da temporada, nem sequer perderam nenhum jogo ao intervalo, e maior diferença de pontos que estiveram a perder foi de dois pontos. Com este recorde aliado ao facto de terem ido à quarta prova da PSP ganhar frente aos Dynasty, os RL estavam na senda para se tornarem numa das equipas dominantes do circuito de Paintball profissional.



No final da prova foram feitos os devidos agradecimentos e discursos de temporada. Os Draxxus Factory venceram a prova em Open X-ball, mas tenho ideia que o final desta divisão foi ganho pelos PowerTrip, depois de 2005 se terem qualificado para CPL, não conseguiram em 2006 vingar num formato que já tinham alguma experiência.

No regresso da prova tive de carregar com cinco euro angels aqduiridas na mala para os Trolls, parte do novo acordo entre a equipa e o seu novo fornecedor Estratego foi um excelente desconto em aquisição de material. No aeroporto eles adoraram passar o detector de bombas nos carregadores dos marcadores que coloquei na mala de carry-on, e por coincidência tive de abandonar o aeroporto por ameaça de bomba. Duas das horas mais interessantes da minha vida, quarenta minutos a andar a um passo por cada cinco minutos, e mais de uma hora para voltar a entrar...

Jaime Menino

No comments:

Post a Comment