01 January 2010

10 Dicas para 2010

Mais um post de 10 dicas, mas desta vez para o jogador.
Com o ano de 2010 a começar e um primeiro fim de semana de treino (sim, fiquem com peso na consciência senão treinarem este fim de semana), deixo hoje no primeiro post do ano dez dicas para jogador. Mais uma vez uma colectânea de dicas.

1 - Saber as regras dos torneios em que se participa.
Se possível andar com um exemplar das regras na mala, ou as multi-bolsas da mala gigante que levava um cadáver e custou mais caro que duas malas de viagem maiores, não tem um compartimento para levar umas folhas com as regras impressas?
Esta dica é importante porque saber as regras é meio passo para se estar concentrado com o é realmente importante, que é jogar Paintball conforme as regras. No somatório de tudo que se passa em campo os pequenos erros são exponencialmente maiores na prova, portanto cobrir as bases e o básico é fundamental.

2 - Ter bom equipamento.
Não é sinónimo de caro ou o mais recente, é apenas uma frase que deve reflectir um estado de espírito sobretudo, porque bom equipamento é aquele que conhecemos e está sempre a funcionar.
Quem fala de marcador, fala de um simples battlepack desconfortável, ou de um pote que muitas vezes pode ser a diferença no tempo a carregar mais bolas no loader.
Não existe uma marca perfeita ou um modelo óptimo, nem a combinação fenomenal. Se o jogador A com uma "ion" faz o mesmo que o jogador B com uma "Ego 10" óptimo! O que é verdadeiramente relevante é que equipamento conta, mas mais que o equipamento a forma como se usa, o conhecimento que se têm do equipamento e o seu estado de funcionamento.



3 - Ter tinta boa.
Este ponto é o mais difícil de explicar a muitos dos jogadores de Portugal. Primeiro porque muitos assumem que quando uns dizem que a tinta "A" é boa, então também se deve dizer que é boa.
Tinta boa, depende de: equipamento em uso, forma de jogo da equipa, mancha que deixa, qualidade em geral da tinta.
Tinta NÃO é boa porque não rebenta no marcador, tinta NÃO é boa porque é bonita e o desconto por caixa dado foi o melhor preço que já viram e ouviram.
Tinta é boa porque rebenta no adversário, deixa uma mancha bem visível. Esta é a frase prioritária quando se escolhe tinta, a segunda frase será: "E" também não rebenta no marcador na generalidade de toda a tinta que disparamos nesta prova. Se cumprirem com a dica anterior (dois) este problema não acontece.

4 - Treinar, mas treinar mesmo.
Treinar não é o acto de se ir dar uns tiros. É o acto de melhorar as fraquezas pessoais e as do colectivo. Aqui esta dica tem de ser aceite em forma de introspecção: "De que forma eu posso melhorar, e de que forma posso ajudar a minha equipa a melhorar, quais são os nossos pontos fracos e que temos de treinar?".
Tem um momento morto no treino e a vossa equipa ainda não está pronta, vão para campo treinar: primeiro tiro no pre, posições complicadas como a cobra, snap a um alvo, disparar com a mão contrária, observar zonas, corredores e linhas de tiro.
(Drills de equipa sob consulta, lol)
Treinem também mais do que jogam provas. Se tem o calendário pessoal muito ocupado, joguem menos provas. Se tem pouco tempo para treinar então não vão evoluir desportivamente, ou provavelmente tem-se em grande conta.



5 - Sejam modestos e tracem objectivos prometedores.
Só uma equipa pode ganhar por prova e no final desse campeonato. Não podem todos ganhar, e muita gente desmotiva por não ganhar. Se calhar o melhor é traçar um objectivo mais desportivo como melhorar a performance individual e da equipa (pequenos objectivos talvez no final sejam mais favoráveis ao desenvolvimento e participação saudável no Paintball, ou qualquer desporto).

6 - Observem todos os jogos, equipas e jogadores.
Aprendi e aprendo muito a ver outros a fazerem melhor e a cometerem erros. Errar é humano e persistir no erro é burrice, por isso nada como aproveitar os erros dos outros para evitarmos fazer o mesmo.

7 - Joguem concentrados ou saibam quando é o momento de não jogar.
Jogadores que mudem de tempo a meia prova são raros, jogadores que sabem quando é o momento de ficarem de fora também, se tem desses jogadores à vossa volta estimem-nos porque a maioria nunca se senta nem muda de velocidade.



8 - Discutir nunca ajudou nenhuma equipa a vencer.
Se acham que sim, tomem um calmante antes de ir para as provas e levem o chapéu de folha de alumínio para se protegerem dos aliens.
Eventualmente já viram a equipa "A" ou o jogador "B" a se safar no vosso entender, mas no final do dia quem vence foi quem foi melhor a jogar Paintball e a melhor equipa.

9 - (Dica polémica) Tentem jogar pelo menos uma vez por ano numa outra equipa.
Ajuda no desenvolvimento pessoal se for uma equipa mais forte, se for mais fraca também se aprende e ensina algo. Aprende-se muito mesmo na minha opinião, quem não aprende talvez seja um sociopata narcisista.

10 - Divirtam-se a jogar Paintball.
Senão há diversão no final e somatório do fim de semana, então algo não está a correr bem. Analisem e revejam os objectivos traçados (pessoais e da equipa). Sobretudo não alimentem polémicas ou falatório venenoso nas costas de ninguém não produz nada positivo no final.

Votos de um bom 2010 paintbolistico!

Jaime Menino

4 comments:

  1. Bom post!!! por que não realizares também um post sobre estratégia e táctica com algumas dicas de como elaborar as estartegias !! só uma sugestão

    Arnadorn

    ReplyDelete
  2. Boas A,

    Obrigado.
    E obrigado pela sugestão, em breve talvez.

    Cumps
    Jaime Menino

    ReplyDelete
  3. Olá Jaime,

    Gostava de perceber este ponto: Tinta boa, depende de: ... "forma de jogo da equipa"...

    Como assim?

    Abraço,

    Raúl # 75 (Metralhas - Gold)

    ReplyDelete
  4. Boas Raúl,

    Estou a assumir que várias pessoas de várias equipas leêm as dicas.
    Forma de jogo da equipa entenda-se como a qualidade da equipa e a qualidade do adversário.
    "Às vezes não é preciso usar trunfos para fazer vazas, basta jogar carta alta."

    Abraço
    Jaime Menino

    ReplyDelete