06 January 2010

Advinho do ROF e o Génio do PAINTBALL.


Pelos vistos o rumor de hoje é que a PSP vai subir o ROF para 12.5 bps em 2010.
Depois de verem que as 10.5 bps não trazem nenhum dos beneficios anunciados, a decisão é de subir o ROF.

Já estava à espera!

Ninguém conseguiu mostrar os beneficios de baixar o ROF.

A 10 bps qualquer marcador de baixa gama, loader e sistema de ar mais ranhoso servem igualmente frente a equipamento topo de gama (aqui até é benéfico para os jogadores mas para a Indústria tenho as minhas dúvidas).
A apregoada maior segurança de 10 bps que à queima roupa fazem o mesmo estrago do que a 15 bps. Além do mais o cano e pontaria não são automáticos e vem com o ramping, é simplesmente uma questão de se atribuirem responsabilidades. Causou dano, assume-se responsabilidades e pune-se, até porque já em semi já havia muita gente a causar estragos.
O consumo de bola menor (treta), passam mais adversários no pre chegando a mais posições chave e a debitar mais bola quando alguns não duravam meio loader em campo.

Só existe uma medida para diminuir o consumo de bola, limitar o número de tinta que se leva para campo. Mas como quem pratica esta modalidade quer é ter mais, ser mais rápido, ter mais potência (já chega todos limites que são impostos no resto da vida), não me parece que isto vá acontecer.

Agora quero ver o que vai afinal acontecer, isto porque supostamente o MS terá até 2011 para se sincronizar com a PSP, mas esta temporada não sobem das 10.5 bps. Em que ficamos?

A meu ver esta decisão do ROF está na génese da modalidade e a forma como praticamos, ninguém foi obrigado a colocar ramping quando este apareceu, mas toda a gente deu as boas vindas porque tornou o nível do equipamento equivalente para todos, perdeu-se uma migalha que se treinava mas destruiu-se a batota e imoralidade (foi equivalente à lei seca nos EUA).
Acho que enquanto jogadores deveriamos ser mais consultados públicamente em temas que mexem com a génese do desporto e tudo com opiniões e argumentos válidos. Secalhar até acabavamos a jogar a 5 bps mas era uma decisão certamente escolhida com argumentos válidos (utopia).
Por exemplo acho que é uma decisão bastante acertada deixar equipas jogarem com calibre diferente em campo, desde que as redes aguentem, o material de protecção também, e as velocidades de saida da bola sejam iguais, assim se verá a realidade da mudança de calibre.

Por fim como estou numa de utopia e desejos deixo aqui para vosso belo prazer o Génio do Paintball, para pedirem os vossos desejos nos comentários. Mas tenham em atenção que este é daqueles mauzinhos que leva os desejos à letra e está sempre a tentar ver o ângulo maquiavélico. Como está em ano de crise é um desejo por pessoa!



Jaime Menino

2 comments:

  1. boas, um decisão já bastante esperada que apenas serve quem lucra milhões com a indústria do jogo!! concordo plenamente que os jogadores devam ser ouvidos e as equipas e aqui entra o papel de Federações e associações pois sos estes orgão podem fazer frente ao poder instalado nos produtores desta modalidade, se calhar é convinente que se começe a pensar em haver uma associação de jogadores, mas se calhar ainda pensão que será mais um loby....

    Arnadorn

    cumps

    ReplyDelete
  2. Amor...uma correcção...deixas aqui a Génia do Paintball....Daí ser mázinha :)!
    Eu desejo ganhar o CN em Silver e ir a Orlando :D (Sei que não era esse tipo de desejos mas temos de aproveitar...eheheh)

    ReplyDelete