Obrigado a todos que acompanharam mas despeço-me da blogosfera. Foram três anos que começaram aqui e onde a escrita no blog deu para passar algum tempo e permitir colocar o meu ponto de vista em cima da mesa.
Até breve...
16 April 2012
01 March 2012
Prognósticos 2012, primeiras provas.
Está aí a nova temporada com as equipas a treinarem ao máximo para começarem de melhor forma. Na memória e recorde paintbolistico existe sempre lugar para a equipa que ganha a primeira prova. Muitas vezes dado ao acaso e à sorte mas também muitas vezes uma primeira conquista com mérito.
Na primeira prova da PSP (a 9,10 e 11 de Março) tudo aguarda por ver a super equipa Heat, eu diria que o talento todo não vai trazer resultados por si só, ainda não percebi quem está por detrás da equipa porque não basta aquele talento todo. Basta não terem um bom treinador e tem o destino de todas as equipas com muito talento e sem direcção (dead last).
Os Russian Legion penso que se vão reinventar, largaram as superstars e com o seu método de trabalho acho que vão ter uma boa e fabulosa época que vai depender sobretudo dos níveis de motivação que o coaching staff consiga impor. Vamos ver uma temporada com os veteranos no lado das chamuças e os "novatos" no lado da cobra, sobretudo devido à ausência de coaching do lado das pits.
Nos Dynasty os jogadores que perderam foram bem substituidos e penso que senão enguiçarem e houver o trabalho de equipa que sabem ter quando as individualidades não dão prioridade ao brilho, vão ter uma melhor temporada que a de 2011 que já foi fabulosa.
Os Damage vão voltar à sua consistência e conforme o campo e condições terão resultados.
Portanto PSP, antevejo os Dynasty, de novo, como a equipa com maior sucesso e a tomarem a primeira prova.
Millennium Series (23, 24 e 25 de Março) também tem as equipas a preparem a nova temporada no que é um titulo dificil de prever, o que por um lado indica que perante tanto talento vai ser um campeonato competitivo. O palpite de vencedor da temporada vai naturalmente para uma equipa europeia, ou os alemães Syndicate com o Kiril P. (dos Russian Legion) ou uma equipa Russa carregada de Russian Legion, isto porque infelizmente os Americanos vem numa tipica postura de turismo à Europa como quem vem roubar um doce a uma criança (antigamente era assim).
Portanto primeira prova, TonTon devido ao factor casa.
NPPL (29 de Março a 1 de Abril) com novo formato é simples o prognóstico, vai para os Dynasty. A jogarem num formato mais próximo de x-ball sem a concorrência forte que tem noutras bandas, vão dominar.
Quem acham que vai ganhar a primeira prova de cada um dos principais circuitos?
Jaime Menino
21 February 2012
Tintas 2012
Hoje o post é dedicado à análise das escolhas e decisões até ao momento anunciadas de fornecimento dos principais protagonistas do paintball nacional, que se preparam para o palco máximo da glória e claro "bragging rights" da temporada em 2012.
Começando por divisão um do CN:
S.L. Benfica (ex Azimut) - mantém a bola RPS (Emboscada) que os ajudou a conquistar o titulo, com o acrescento de talento não vai ser a bola que os possa vir a "prejudicar", isto claro se manterem a norma a que se habituaram.
Metralhas Porto - também mantém a escolha da RPS (Emboscada) para 2012.
U.D. Leiria - rumores apontam para mudança de fornecedor (JCT/Estratego), mas ainda sem anúncio oficial.
Trolls - mantém a RPS (Emboscada).
Paintland - até ao momento não anunciaram.
Metralhas S. - mantém RPS (Emboscada).
S.C.P. - A grande surpresa depois de tantos anos ligados à empresa Estratego, colocam pelo segundo ano seguido a prioridade na qualidade da bola que vão disparar, esta temporada RPS (Emboscada). Eu diria que vai ser uma temporada muito diferente e muito positiva para o colectivo, um dos com maior longevidade no grupo que o compõe, após a extinção do S.L.Benfica até 2011.
P. Xtreme - também não anunciaram até ao momento.
Em divisão dois é que vamos ter uma maior mistura e confronto de marcas.
J.F. Fontainhas - RPS (Emboscada), mantém uma escolha que lhes correu bem.
Ballistik - Não anunciaram até ao momento.
Boavista F.C. - Mantém a relação com o fornecedor com a mudança para G.I. Sportz (Adrenalicia).
Prophecy (ex Benfica B) - Mudam para a G.I. Sportz (Adrenalicia).
Lisboa Warriors (ex Lisboa Invert) - Mudam para a G.I. Sportz (Adrenalicia).
Triball (XXL) - Ainda não anunciaram mas rumores apontam que deverão disparar a tinta fornecida pela J.C.T. / Estratego.
Paintland Legacy - Sem anúncio até ao momento.
Titans (ex Belenenses B ) - Vão manter o fornecimento de RPS (Emboscada).
S.F. Damaiense - Vão também manter RPS (Emboscada).
Pure Pressure Paintball - Ainda não anunciaram.
(* Ressalva, além de estar colocado nesta listagem equipas que no final da temporada de 2011 desceram de escalão, o que se encontra escrito é uma previsão do que poderá acontecer à composição das divisões fechadas de acordo o regulamento actual da F.P.P., relembro que este blog tem a minha opinião pessoal e não é de forma alguma vinculativo de qualquer decisão ou regulamento dos orgãos da F.P.P.)
Em resumo vai ser um campeonato interessante. Prognósticos para o sucesso das equipas devido às marcas (ou modelo de bola)?
Jaime Menino
11 February 2012
Escolhas para 2012.
Estamos mesmo ao virar da esquina para começar a temporada de 2012 e dei por mim a tentar perceber em quantos circuitos locais de paintball já vamos:
RLX - Presente.
Open Portugal - Presente.
TRN - Presente.
LPN - Presente.
Circuito Paintball Sul - ?
Liga Oxigen - ?
TR Minho - ?
Liga Azimut - ?
Vila Verde & CP Liz - Um proposto casamento!
CP Centro - ?
GF Paintball Camp - ?
Faltou-me alguma coisa?
E claro o Campeonato Nacional, aquele sitio onde todos os meninos grandes jogam com vontade de pelo menos se provarem quem são.
Nisto tudo o ponto positivo é que temos todos muita escolha onde jogar, uns até podem ir no intervalo da prova almoçar a casa, outros podem nem sequer treinar (o que é mesmo isso e para o que serve?).
Por outro lado temos cada vez mais condicionalismos e escolhas restringidas às equipas. Só espero que alguns se lembrem sempre que são clientes no final do dia, e que os pretensos patrocínios (aquele desconto de um euro por caixa) são dados até ao cliente mais esporádico (basta o dia ou secalhar a cor dos olhos).
Também perde a "nossa" competitividade com este leque de torneios e circuitos de paintball como se fosse um restaurante em cada esquina, vamos todos ter serviço mas não nos vamos encontrar para disputar.
E infelizmente não há mercado para todos os organizadores sendo alguns destes projectos algo sem futuro para a modalidade.
Até no ponto de vista organizacional os clientes vão criar atrito e desgaste da mesma convivência e da falta de evolução.
A competitividade destas equipas vai ser brutalmente reduzida, e atendendo à falta de perspectiva de evolução vamos ter jogadores novos de curto prazo (aqueles que não duram muito). Possivelmente bom para o negócio que apanha o seu investimento inicial, mas mau a longo prazo para a modalidade.
Por fim, alguém vai jogar estes circuitos todos?
Jaime Menino
04 February 2012
Benficanizados
A maior novidade e mais relevante no nosso panorama é sem dúvida a "benficanização" dos ex-Azimut. É um acordo que tem pontos positivos mas pode acarretar alguma agitação a uma equipa já campeã, que assim consegue uma linha de apoio após a saida do seu principal backer (Azimut).
Mas sem dúvida que a meu ver o mais relevante são as duas baixas no roster da equipa campeã, o Jaime Dias "Jimmy" e o Bruno Rodrigues "Rouxinol" (Se eu não me engano na alcunha dele). O Jimmy é um veterano do paintball pouco reconhecido que passou por muitas provas do Millennium Series e tem sobretudo uma excelente dedicação (já o vi a jogar lesionado algumas vezes), o Rouxinol foi sem dúvida um dos melhores "rookies" da principal divisão do paintball nacional.
Mas vamos ao presente e ao futuro. Como já leram e sabem os Azimut assimilaram alguns jogadores novos que não fazem falta para a equipa dar o próximo passo, porque que já o deram esta temporada. A sua mentalidade mais calma que outras equipas pode vir a ser destabilizada por duas das novas contratações, mas com o talento que trouxeram a bordo aposto que algumas das outras equipas de topo já estão a ter pesadelos de como os vão enfrentar.
Portanto a única fraqueza que prevejo nesta nova unidade é a nova coesão que vão ter de criar, mas se vitórias forem cola então não me parece que vá faltar cola.
Potencialmente ficaram os adversários a perder com este colectivo. Fica o Leiria bem mais fraco, sem o João Anjos, e qualquer equipa que fique sem o Hugo Domingues fica fraquissima, ambos no seu pior dia técnico e de jogo continuam mesmo assim a ser bons teamplayers e a puxarem pelos restantes elementos da equipa. O Miguel Franco é sempre uma excelente aquisição desde que jogue na posição inerente ao seu talento (por o ponta de lança a guarda redes é descabido).
Prevê-se que para lhes dar luta vai ser preciso uma excelente análise, observação e adaptação aos seus diferentes níveis. Sobretudo não levar pensamentos errados para campo antes de começar o jogo.
Na divisão um de 2012, apenas estou a ver os Metralhas ou os Trolls com talento para os enfrentar (talento técnico e moral). As restantes equipas podem aparecer algumas com moral para tentar fazer algo mas não vai ser consistente.
O ir lá fora vai ser bom? Já todos tem ritmo e rodagem, espero que não sobressaia apenas o desgaste de fazer uma temporada carregada de provas.
Jaime Menino
03 February 2012
Novidades e novas temporadas
Aproximamo-nos do final da off season do paintball...
Internacionalmente não estou a imaginar mais grandes movimentações no meio das equipas Profissionais. Sem dúvida que toda a comunidade está à espreita da nova equipa Houston Heat que no meu palpite vão ser outros "Arsenal" com a agravante que não tem uma Némesis como os Arsenal tiveram os Dynasty.
Se estiver a ser muito complexo na minha história (ou estória), em resumo os Arsenal foram uma equipa montada sobretudo com um grande apoio da WDP/Angel com o objectivo de destronarem os campeões reinantes, os Dynasty. Nao o conseguiram da forma que foi planeado.
O problema aqui eu diria é que a equipa a derrotar ou são os Russian Legion ou os Dynasty vá... E alguns dos principais jogadores de renome são dos Russian Legion, confuso no mínimo.
Mas sem dúvida sem destaque de patrocínios ou grande média foram as mudanças de elementos da PSP para a NPPL, o Toni Mineo e o Dan Fagan mudaram-se de circuito, com o principal objectivo de melhorarem a NPPL. Uma evolução (ou não) natural para o circuito que tenta além de sobreviver (como a PSP) colocar o paintball no mapa mediático.
Penso que seja sobretudo um desafio, é fácil ser bom num local e com as condições para o serem, difícil e sobretudo desafiante é repetir noutras condições a mesma qualidade. Desejo sorte pois o público e a clientela da NPPL é muito mais difícil, algo que o formato ajuda (à polémica).
Cá dentro temos muitas novidades já publicadas e outros rumores.
Começando pelo topo. SLB desmembram-se o que não é inesperado mas praticamente todos vão jogar em equipas diferentes. Pelos vistos a falta de cola deu no fim de uma equipa que jogou junto mais de dez anos.
Beira-Mar, sucessivas saídas ao longo das temporadas e a falta de reforço da equipa resulta em mais um desaparecimento do paintball.
Dragon Legion, inesperadamente desaparecem misteriosamente...
O Belenenses depois de uma temporada com um roster diminuto também arrumam como o colectivo que foram, com os Trolls a ficarem com os que "sobraram".
Mas a maior novidade vai para os Azimut que após conquistarem com mérito o seu lugar, absorvem alguns ex-SLB e tomam o nome do S.L. Benfica dando assim continuidade com o devido mérito a um dos nomes mais emblemáticos do desporto Português, tanto a nível nacional como a nível internacional (?). Vamos ver se mantém a cola para os unir muitas temporadas...
Por fim peço desculpa aos leitores assíduos do blog, tenho andado algo ocupado profissionalmente e também sem grande tema para escrever. Prometo que vou recomeçar. :)
Obrigado a todos que manifestam o seu apoio no blog ou pessoalmente.
Jaime Menino
13 January 2012
Bons Regressos
Como alguns sabem a Rockstar foi patrocinadora de eventos e de algumas equipas como os Dynasty regressa este ano (nos EUA) para apoiar a modalidade após um curto hiato.
Uma pequena novidade que pode retratar um possivel crescimento da modalidade com o regresso da bebida energética. O regresso deste apoio exterior dá credibilidade à modalidade e pode abrir as portas para outros.
Pelos vistos a Adrenalicia que esta passada temporada esteve a distribuir a bebida é que sempre teve esperança do regresso. :)
Jaime Menino
Subscribe to:
Posts (Atom)