11 February 2012

Escolhas para 2012.


Estamos mesmo ao virar da esquina para começar a temporada de 2012 e dei por mim a tentar perceber em quantos circuitos locais de paintball já vamos:

RLX - Presente.
Open Portugal - Presente.
TRN - Presente.
LPN - Presente.
Circuito Paintball Sul - ?
Liga Oxigen - ?
TR Minho - ?
Liga Azimut - ?
Vila Verde & CP Liz - Um proposto casamento!
CP Centro - ?
GF Paintball Camp - ?

Faltou-me alguma coisa?

E claro o Campeonato Nacional, aquele sitio onde todos os meninos grandes jogam com vontade de pelo menos se provarem quem são.

Nisto tudo o ponto positivo é que temos todos muita escolha onde jogar, uns até podem ir no intervalo da prova almoçar a casa, outros podem nem sequer treinar (o que é mesmo isso e para o que serve?).

Por outro lado temos cada vez mais condicionalismos e escolhas restringidas às equipas. Só espero que alguns se lembrem sempre que são clientes no final do dia, e que os pretensos patrocínios (aquele desconto de um euro por caixa) são dados até ao cliente mais esporádico (basta o dia ou secalhar a cor dos olhos).
Também perde a "nossa" competitividade com este leque de torneios e circuitos de paintball como se fosse um restaurante em cada esquina, vamos todos ter serviço mas não nos vamos encontrar para disputar.
E infelizmente não há mercado para todos os organizadores sendo alguns destes projectos algo sem futuro para a modalidade.
Até no ponto de vista organizacional os clientes vão criar atrito e desgaste da mesma convivência e da falta de evolução.
A competitividade destas equipas vai ser brutalmente reduzida, e atendendo à falta de perspectiva de evolução vamos ter jogadores novos de curto prazo (aqueles que não duram muito). Possivelmente bom para o negócio que apanha o seu investimento inicial, mas mau a longo prazo para a modalidade.

Por fim, alguém vai jogar estes circuitos todos?

Jaime Menino

1 comment:

  1. concordo com o que dizes: são criados provas não de forma racional mas muitas vezes de forma emocional ou para aumentar egos pessoais.
    um torneio cria se não apenas montando um campo e umas redes, mas com um trabalho constante de criação e captação de equipas de forma a que seja bom, competitivo e sustentado.
    ano passado houverem várias provas que começaram e não acabaram, este ano não deve acontecer diferente.... mas todos sabem quais são realmente as melhores provas e a que vale a pena participar...outros gostam de ser enganados...

    Pedro Almeida
    emboscada lda

    ReplyDelete