14 October 2009

Calibres e Modas


Hoje deixo uma reflexão para pensarem também (e comentarem), começa com o tema muito actual do calibre 0.50 que tanto se fala e se vê as máquinas publicitárias a tentar pegar, e passo por outras modas as muitas que já vi nascer, algumas a sobreviver, outras a nascerem mortas.

Rapidamente em sintese: Acho que esta história do calibre 0.50 está morta e não vai pegar para os jogadores tradicionais do calibre 0.68.

Porquê?

Todos os debates a medir os "Pros" e os "Cons" mostram sobretudo o que não irá trazer de novo para os jogadores, fora uma "nova" conta possivelmente avultada em material novo ou adaptadores fanhosos para se sobreviver. O Baca Loco tem um post no seu blog (View from the dead box) extremamente interessante. Tem por base o muito que se discute sobretudo os "charts" que todos analisam de voos de bolas, consumo de ar, subidas de velocidade para 450 fps, etc... Basicamente os vários factores que se terão/teriam de mudar e as suas consequências, para algo que afinal não é assim tão importante para os jogadores de paises onde o paintball não tem problema com calibre ou forças de impacto em joules. Só para resumir os debates centram-se sobretudo em igualar os factores requisitados (voo, consumo, etc) entre os dois calibres. Mas com as comparações lógicas como: Diferentes percentagens de fills, distâncias de voo, aumento de velocidade (fps) para manter distância de voo, aumento de massa (substâncias mais nocivas) para manter voo, redes não suportarem aumentos de velocidade, jogadores não verem e não jogarem da mesma forma com aumento de velocidade, máscaras não suportarem o aumento de velocidade, preços (nem se fala muito).
Já agora, com o aumento de velocidade não vamos dar ao mesmo em termos de energia (joules)?
Ao fim ao cabo (fisica time) p = m x v ... Baixas a massa (m) sobes a velocidade (v), ficas na mesma ou pior parece a pescadinha de rabo na boca, e tudo se a necessidade principal é baixar os Joules, basta OBRIGAR os campos comerciais a baixar os limites de velocidade dos marcadores (260 fps ou mais baixo).
Quem quiser fazer os calculos teóricos dos diferentes momentos lineares (p) encontra fotos com pesagens de bolas pela net tanto no pbnation como no pbhub.de.

Isto tudo e ainda não se falou de preços e valores que se assumem como sendo a salvação... Isto porque não vão ser.
Muito provavelmente se "nos" aumentarem a capacidade de levar mais bola pelo mesmo peso e mesmo "ar", vamos todos disparar mais. Se as caixas do calibre inferior afinal com todas as justificações ou falta delas forem ao mesmo preço que o calibre actual, quer dizer que em vez de usarmos umas X caixas por jogo, vamos passar a usar 2X ou 3X caixas por jogo, mais abancados a debitar mais bola e consequentemente a gastar mais dinheiro. -" Ui! Aqui quem vende tinta já deve estar a fazer a festa."
Ah mas o CAP rof desce e tal... Sim está bem, a ver se mesmo assim não se irá aumentar o consumo com bola mais pequena, sobretudo com maior capacidade de carregar tinta pelos jogadores.
Ou agora vocês acham mesmo que os jogadores carregam tinta pela quantidade de bolas? A mim parece que é pela capacidade de carregar e pelo número de potes. Ninguém vai para campo "despido" se pode carregar bastante, nunca se sabe se os "maus" não aparecem em maior número e se tem de protagonizar uma cena "à Rambo"...

Enfim, é um sem número de motivos que afinal estão muito mal explicados, apenas a grande "hype" é que se alimenta e fomenta. O Baca propõe talvez deixar equipas optarem e poderem jogar entre si com calibres diferentes e após isto no futuro as verdadeiras necessidades e preços irão decidir o que é benéfico. A federação Francesa já está a avançar nesse sentido de se dialogar e permitir ambos calibres numa mesma competição. Em geral é provável que faça sentido ver as experiências exteriores que aqui nesta onda pode ser complicado tomar partidos pois quantos "hypes" como este já não morreram!?

Por fim deixo uma lista de algumas das outras modas altamente mortas mas bastante notáveis que esta me faz lembrar:
Money-ball, ainda se encontra videos deste formato fora um encontro de exibição nem uma prova pegou, mas quem leu todo o "hype" parecia que ia ser o "novo formato".
Anterior a este formato, aquele formato (não me recordo do nome) onde se podia mexer em determinados obstáculos do campo antes do jogo começar. Este nem se testou mas chegou a ter comentários do famoso Robbo.
Drop-forwards em forma de relâmpagos e outras autênticas "ancoras".
Gorros de meia.
Autocolantes no material.
Marcadores com propulsão a gás inflamavel porque dão mais tiros.

Enfim! modas...

Jaime Menino

4 comments:

  1. Eu penso é que no fundo, o que realmente interessava que era baixar o preço de bola, será que vai ser assim tão fácil? devido ás mudanças da casca e tinta, para efectuar o mesmo resultado das de .68.
    Está á vista que querem todos arranjar soluções económicas para se poder continuar a jogar (mais de preferência), primeiro baixar o ROF, agora o calibre, o mau nisto tudo é as constantes mudanças no jogo que isso possa ter, sou a favor do melhoramento ou evolução do desporto, mas não me parece que a mudança do calibre seja a melhor solução, devido a tantos ajustes que possam surgir, mas nada como se testar.

    Hugo Santos
    Abraços

    ReplyDelete
  2. Meter a mão em frente da cara quando se arranca.
    Usar duas cotoveleiras - esta não sei se terá mesmo desaparecido!
    Canos de 12' pior de 10' - whats the point?

    E muito muito mais...

    ReplyDelete
  3. Isto do calibre .50 é apenas um invenção das marcas para fazer o pessoal todo gastar €$ novamente. Depois as grandes corporações que controlam o desporto e as maiores competições vão querer ir atrás desta pressão das marcas. Só espero que os jogadores e respectivos campeonatos não irem atrás disto.
    Em termos de cálculos, estudos sobre as vantagens do .50 é tudo uma ilusão. A única coisa que querem é que o jogador(consumidor)troque novamente de marcador e respectivos acessórios de modo a que este calibre possa funcionar. Eis a solução das marcas para recuperar da profunda crise que o sector sofreu.
    Se querem realmente melhorar o desporto não é com trocas e modificações constantes todos os anos que o vão melhorar mas sim com a regularização e unificação global do desporto. Mais uma vez fazendo um paralelo entre o futebol, quantos anos e testes não são precisos até que um regra ou modificação seja incorporada, e falamos com um desporto com mais de 100 anos de existência.
    Reafirmando a minha posição, eu voto não ao calibre .50. Se é para ir para um calibre mais pequeno daqui nada vamos para o airsoft que é bem mais barato que o paintball...

    ReplyDelete
  4. Eu sei que não é o teu caso Jaime, mas algo que vêm a acontecer à já algum tempo, é os fabricantes de bola, andarem a reduzirem em muito o diâmetro da bola de campo. Não há anti double feed que valha, as bolas caiem todas pelos canos.

    Recentemente fiz o teste com os bores do freak, a bola era toda inferior ao "standard" 680.

    ReplyDelete