24 October 2009

Jogar na Liga de Madrid 2006


Hoje fica um pequeno resumo do que foi a incursão dos Trolls na Liga de Madrid. Nem todos os posts podem ser para espalhar ideias, debate ou controvérsia... :)

Retomo à temporada de 2005/2006 a última que joguei nos Trolls. Nessa temporada optamos por além de fazermos a L.P.P., Open de Lisboa, provas do Millennium, jogarmos também a Liga de Madrid. Numa primeira perspectiva iamos à procura de boa e sobretudo diferente competição para jogarmos mais 7 man possivel. Já estávamos no quarto ano a jogar 7 man e precisavamos de ganhar um maior ritmo dentro da equipa para nos tornarmos competitivos para o MS e para tentarmos subir a nossa fasquia à dos Paintoon (os 5 de Paris). Além do mais eramos onze jogadores que para uma equipa de 7 man era muita gente e tinhamos um "esquema" de rotatividade onde fazia sentido fazer muitas provas para toda a gente jogar suficiente na temporada.
A filosofia de se jogar muito para o formato em questão era óptima, 7 man é um maior trabalho de equipa dentro de campo do que os formatos de hoje em dia em que qualquer pessoa em qualquer altura, fora os segundos que se está a sair de campo "eliminado", pode continuar a contribuir para a equipa. Até dava dores e nós no estomâgo estar às vezes na deadbox a ver poucos jogadores da nossa equipa a segurarem o melhor resultado possivel ou mesmo a virarem o jogo a nosso favor... E sentir esse peso nos ombros, era figurativamente mortal.

Mas a Liga de Madrid apresentava vários factores a seu favor. Era da empresa ligada ao nosso fornecedor, os prémios eram razoávelmente bons, era sempre no mesmo campo em Madrid, a competição era na altura o topo de Espanha, e eles viam demasiados videos para serem bons como equipas de 7 man mas por causa disso eram extremamente agressivos, um verdadeiro e bom treino para maior parte das equipas que iriamos defrontar no MS. Muitas das equipas tinham aquela velha máxima de que valia a pena vir campo abaixo tentar tirar o máximo possivel de jogadores, ou eliminar posições chave mesmo fazendo batota pois o risco vs recompensa era bastante diferente. Nós sabiamos mexer-nos em campo, e eramos agressivos Q.B. mas tinhamos algumas dificuldades de resolver situações complicadas contra equipas fortes e isso aprendemos bastante a jogar contra os Espanhois. A viagem era de seis horas mas faz-se bem e em Espanha não há quase portagens.

No final da temporada, com algumas confusões nos resultados durante a temporada, os Trolls acabaram em 2º da geral. O prémio mesmo assim era satisfatório. Em primeiro ficaram os Madrid Nightmare a equipa da casa, que numa prova acabou em terceiro, e passou misteriosamente para segundo, uma situação assim "estranha". Faziam batota até à morte e apenas uma arbitragem teve coragem de os penalizar. A nossa ida lá deu-lhes alento a participar no ano seguinte da L.P.P. a última temporada de 7 man, onde fizeram umas boas participações com idas às finais.

Em conclusão a meu ver a competição diferente (e a quantidade) trouxe outro ritmo à equipa, que notou-se em situações extremas e sobretudo resultados no ano seguinte (já comigo fora da equipa). A Liga em si hoje em dia desvaneceu do que foi naquela altura, pelo menos pelo que leio na Portal Paintball, aliás todas as "ligas" espanholas a meu ver estão bem ressentidas em termos de quantidade e quiça qualidade da competição. Inclusivé a famosa SPPL já abriu as portas a Portugal, depois de negar oficialmente entrada a equipas não Espanholas.

O pior jogo que me recordo de nunca irei esquecer da Liga de Madrid, estavamos 5 para 2, e perdemos devido aquela falta de calo, e falta de comunicação.

Em resumo, foi uma temporada agradável sobretudo para desenjoar de apanhar os super batoteiros nacionais que por "feijões", faziam muita batota nos regionais.

Para acabar deixo o convite de comentarem o que acham de idas a circuitos exteriores (regionais fora da vossa região, campeonatos alternativos)?

Jaime Menino

No comments:

Post a Comment