04 October 2009

RAMPING EM DEBATE


Este post é dedicado aquele grande funcionário que decidiu inspirar-se num post do meu blog para vir lançar o debate na vanguarda da competição nacional (para ser mais irónico só se fizer um desenho). Às vezes parece aquelas polémicas da politica nacional numa procura incessante de protagonismo.

Este meu "protesto" terá a sua dose de explicação *...

Primeiro a minha opinião sobre o tema do Ramping e ROF CAP é... Fica para o fim deste post.

Debate-se por esta altura um debate que está a ter pontos de vista infantis no fórum de paintball nacional, sobre que rof cap deverá ser usado no Open de Portugal.
A começar a questão já tem uma resposta em si, pois o modelo tradicional de 15 bps não está incluido na questão. A questão para quem não leu, pergunta se o Open de Portugal deverá ser jogado em 12 ou 10 bps de limite. A questão está por si só incompleta, deveria ser: -"O limite de cadência máximo disparado, também conhecido como ROF CAP, deverá ser qual e porquê?"
Isto seria uma pergunta correcta e sem lançar logo alguma polémica a meu ver.

Mas gostaria de esgravatar algumas das questões e argumentos levantados, correctos e incorrectos...

Para começar relativamente ao que já foi mencionado e falado, a cadência escolhida para a temporada de 2010 pela F.P.P. até ao momento é PSP mode com ROF CAP a 12 bps (3 tiros em semi auto, a partir do quarto tiro numa cadência de 5 bps sustentada, o marcador poderá dar no máximo 12 bps por segundo). A escolha fez-se com base numa reunião com todos os capitães de Bronze na última prova do Campeonato Nacional, onde foi dado a escolher com sentido as bps. Foram apresentados vários argumentos para terem em conta ao darem a sua opinião, o mesmo deveria ser feito nesta discussão a meu ver, argumentos como: A adaptação à pressa em Espanha que todos os anos vão atrás do MS, as consequências que não agradam as massas dos jogadores, com o obrigar os jogadores a gastar dinheiro para fazer upgrades ao seu material. A descida não ser abrupta de 15 para 10 que possa trazer consequências na linha de frustação pessoal, quem quer gastar mais 1000€ para ver o seu investimento abaixo das suas capacidades. O facto que na PSP joga-se actualmente a 12 bps, e no MS a 10 bps, na NPPL semi, e na NAX 15 bps. A verdadeira razão para se poupar bola, que não é com uma conta de três simples, e se a escolha de poupar bola não pode ser feita de outras formas ou ser uma escolha não uma regra. O muito importante factor que a maioria dos jogadores em Portugal pode neste momento ter material compativel para conseguir jogar a 12 bps e nem todos podem ter para jogar a 10 bps. Etc...
A partir destes temas as equipas representadas pelos capitães, pelo menos em Bronze, acharam bem a descida para 12 bps, sobretudo porque apenas duas equipas Portuguesas jogam intensivamente no MS que se possam sentir afectadas por jogar a uma maior cadência. Segundo porque se entramos no carril de seguir não sabemos o que realmente acontecerá em 2010 lá fora, ou se iremos querer seguir.

Actualmente encontra-se no fórum em debate argumentos como:

"É ASSIM NO MILLENNIUM"
Adaptações prematuras arriscamos a seguir modas a entrar na corrida da adaptação, com argumentos de vamos seguir cegamente os outros, quer dizer que em Fevereiro/Março podemos voltar a mudar se o MS mudar? Se o MS de repente subir ou descer a cadência, ou tornar a regra ridicula, vamos rapidamente seguir e obrigar toda a gente a fazer upgrades e a comprar material novo? Quem fica mesmo a ganhar com estas regras? Porque é que são impostas? Alguém antes de opiniar sabe o porque e a origem do ramping (é ler o meu post abaixo)?
Eu acho que o argumento de ser igual a outro lado deve ser aplicado ou puxado quando se fala de qualidade e não ser usado para tudo e qualquer coisa. Se tivermos este tipo de opiniões de seguir algo e for a seguir a divisão de pump da NPPL, vamos todos jogar pump em campos de 7 man? Ou devemos jogar o que a maioria queremos jogar por motivos que sejam benéficos para a modalidade e para nós?

"MAIS MOVIMENTO, JOGA-SE MAIS"
Não será que isso tem a ver com o layout? É que na PSP com cadências mais baixas que 15 bps, basta ver, ler, e ouvir, para se perceber que a medida de baixar o ROF CAP lá é ao menos justificada e joga-se o mesmo que se jogava, excepto quando era "Semi" (batota descontrolada). Ninguém se mexe mais por causa dos outros dispararem menos bolas por segundo.

"DISPARA-SE MENOS"
É verdade na teoria dispara-se menos, mas secalhar o real disparar menos tem a ver mais uma vez com o layout. Mas se querem mesmo regular e obrigar toda a gente a disparar menos a proteger o vosso dinheiro e o alheio porque não colocar o seguinte nas regras: não se usar battlepacks, layouts de campo à MS tal e qual, e proibição de uso de speedfeeds. Aí ajudamos todos a poupar dinheiro!!!

Fica por falar de:

DEFINIÇÕES
Limite PSP vs limite MS começo de ramping, valerá a pena distinguir as 5 das 6 bps? Não se irá lançar a caça às bruxas, como aconteceu em 2006 no MS com muita gente expulsa à discrição dos árbitros declararem marcadores ilegais por começos a 5 bps, quando deveriam começar às 7,5...

SEGURANÇA
A 10, 12 ou 15 bps faz-se o mesmo estrago, a intenção é que deve ser punida, porque ainda não usamos marcadores com tripé fixos. Nós temos regras para punir a intenção, o próprio Toni Mineo (curso de arbitragem) falou bem da distinção entre "big boys game" vs o continuar a disparar e a acertar depois de passar o alvo a correr, com o começar a rodar o tronco ou o marcador ficar arrastado para trás.

Todos estes pontos que descrevi são o que se deverá ter em conta e sobretudo o que nós queremos que este nosso desporto evolua. Porque neste momento não existe gente à frente de nenhum circuito que tenha mais dedicação a este desporto do que nós enquanto jogadores. Uns tem é amor ao dinheiro que fazem ou dão a ganhar e querem se manter na onda da vanguarda ou polémica por motivos de popularidade, mais uma vez tem a ver com o dinheiro que fazem.

* A parte irritante: Tem toneladas ou litros de piada o facto de que uma questão de vez em quando é colocada neste tipo de sufrágio e outras questões bem mais importantes passam ao lado do debate (Ufa! É melhor nem falar disso...) .


(Para continuar a tapar o sol)


A minha opinião pessoal é que me vou adaptar, era apologista do semi-auto e tenho dedos para tal mas também tenho olhos na cara para ver que muitos, como ainda hoje em dia há, abusam e passam as regras porque são uns mentecaptos. Quando grande parte abusa temos de acertar o nivel para todos. Acho que com estas descidas forçadas vai deixar em aberto outra vez os abusos, devido à frustação e o factor de batota em cadeia. Vai-se voltar a ver a vanguarda tecnológica a aparecer em campo. Às vezes a 15 bps nestes ultimos anos apareceu. Antes com semi-auto havia muito. Com o baixar do rof cap, vai voltar a aparecer sem dúvida...
Entretanto vamos seguir os outros com as suas próprias agendas ou com decisões para mostrar a força do seu poder, em que aspecto é benéfico ou prejudicial para o Paintball?

- "E ó funcionário, vê lá se plagias menos!".

Jaime Menino

5 comments:

  1. Jaime, este post é demasiado rebuscado para o "nível funcionário".
    O nível funcionário é do género "o melhor é o 10 (ou 12)bps porque eu disse primeiro e ando nisto há muito tempo". Mais que isso começa a ser pedir demais.
    Há que não esquecer que o nível funcionário é dado na base de:
    "o meu campeonato é o melhor da europa" - apesar de desde 2003 não vêr um campeonato internacional de jeito e desde 2006/7 não ver um nacional;
    "Os jogares do "meu" campeonato são os melhores"- apesar de há mais de 3/4 anos não ver a equipa campeã nacional a jogar e há mais de 2/3 não ver os 5 primeiros no campeonato nacional a jogar.

    As votações no nível funcionário são para inglês ver, porque toda a gente sabe que quem manda nos funcionários são os patrões.

    O nível funcionário insulta os que trabalham de graça, porque é obvio que esses otários lhes colocam o lugar de funcionário em perigo.

    Por tudo isto acho despropositado fazer um post por causa de um funcionário. Duvido que exista, por isso aguardo o desenho.

    ReplyDelete
  2. Boas Jaime

    No dia anterior ao teu post foi-me pedido que colocasse a questão no fórum para percebermos a opinião dos jogadores sobre os bps para o Open 2010, (confirma a veracidade com o David Rodrigues por favor). Passei por “todo” o lado e fiquei muito contente por te ler a opinar sobre o assunto, tanto que comentei o post em questão manifestando o meu agrado.
    Parece-me a mim Jaime que atacando-me cuspiste para o ar, zero plagio (ja o mesmo não posso dizer de plagios teus a mim, mas é normal), e também me parece que estarias a fazer mais e melhor pelo desporto se tivesses postado os teus “esclarecimentos” e opinião no respectivo post in fórum.

    Tu Nuno Pedrosa, és o exemplo típico da utilização de uma “instituição/cargo” em proveito próprio: o 1º Regional Centro... o caso Metralhas CPL... a coragem de teres mentido a todos os jogadores nacionais quando lhes disseste para se federarem e afinal estavam apenas a associar-se a uma associação com o nome de federação e uma conta bancária bem mais abonada... o não permitir que outros corrigissem regras e regulamentos parvos para depois, a meio da época, os corrigir ele próprio...
    A alguém capaz de fazer tudo isto ao desporto e aos jogadores é-me bastante complicado levar a serio mas é sempre bom saber que sou invejado.

    André Clemente

    ReplyDelete
  3. AHAHA, ROFLOL.
    Mostra-me um único plágio? Ideia tua que tenha feito passar por minha?
    Tens ali a peneira no post, continua a tapar o sol que só te convences a ti próprio. Pareces as conversas politicas com as Pequenas e Médias Empresas. Continua a tentar!!!

    ReplyDelete
  4. COMENTÁRIO SEM RELEVÂNCIA PARA O CONTEXTO: Só para relembrar. Não gosto de cobardes que não dão nome à sua opinião. Não preciso de morada nem dados para fazer registo. Sou a favor da liberdade de expressão. Mas anónimos igual a cobardia. Boa sorte noutros lados, aqui no meu blog, dispenso!

    ReplyDelete
  5. Jaime,

    Pelos vistos não precisas de fazer desenho. Mas eu também não tenho jeito para desenhos, por isso não discuto tudo com toda a gente.

    Abraços e continua com o Blog, especialmente com temas actuais como este.

    Como disse no primeiro post, é bom ter um blog de gente informada para variar.

    Abraços,

    Nuno

    ReplyDelete