28 October 2009

Defeso Paintbolistico Internacional

Começou este fim de semana a off season internacional. Num ano de crise até acabou por ser um bom ano de paintball. Sem dúvidas que os grandes vencedores desta temporada foram os Russos. Venceram a prova da PSP World Cup, venceram CPL no Millennium Series e a segunda equipa em SPL não tivesse começado mal a época tinha sido um potencial vencedor. Será que entramos numa nova era em que a técnica vencedora e que mais ganha vem de leste em vez de oeste?



Em termos de promoção nos media, a produtora Traumaheadz volta à televisão com paintball, o Millennium Series monta um show na Eurosport2, as revistas entram em falência uma atrás de outra, outras mudam-se do "papel" para o digital gratuito, e a PSP aprende com a competição de surf e monta um dos melhores (quando funciona) webcasts em directo.



No material as novidades vão para o recente hype criado à volta do calibre 0.50, mas mais importante para todo o Paintball é a viragem ecológica que vamos começar a ler e ver na tinta que usamos. Sem dúvida que os marcadores "hoseless" não pegaram como esperava com apenas quatro modelos disponiveis até à data (Invert mini, DLX luxe, BL Victory, SP Impulse).

Deixo o meu top pessoal de 2009.
Equipa do ano - Russian Legion, deram a volta finalmente depois de tanta alteração ao formato que elegeram jogar em 2004.
Media - DVD, Derder. Webcast, PSP. Revista online, SplatXD.
Marcador - Luxe, gostei bastante de ver finalmente um produto da SmartParts ambicioso a apontar para outros patamares.
Site revelação - ProPaintball.com
Melhor invenção até à data no Paintball - Microfibras, simples, baratas e úteis.



Deixem as vossas escolhas nos comentários!

Rumores para 2010:
Millennium Series e PSP em maior sintonia. Para quem ainda não se apercebeu os escalões divisionais da PSP (Race to) e o formato do Millennium Series (M7) são praticamente o mesmo. Vamos ver um maior encontro de ideias, a começar pelo que o próprio Tony disse no curso relativo aos layouts das provas.

Os patrocinios vão baixar, e muita equipa (Americana) não vai provavelmente ter "gun sponsor" em 2010.

O Federov volta à casa mãe (Este é uma insinuação).

Já agora deixem os vossos rumores também!

Jaime Menino

No comments:

Post a Comment