06 November 2010

100 posts

Hoje para começar o "rant" semanal, deixo a nota que este é o 100º post. Quer dizer o 100º post publicado porque ficaram alguns pelo caminho ou não passaram de rascunhos.

É particularmente difícil escolher algumas vezes temas que não sejam depois apontados mais para a polémica, ou de alguma forma interpretados de forma diferente ao que escrevi.

Mas vamos aos apontamentos de hoje.

Este fim de semana temos duas provas dos dois regionais a norte do país. Por um lado dá para reparar que não é só em Lisboa que se marcam provas para o mesmo fim de semana (lol)...
A concorrência é sempre boa e salutar e ao longo dos meus anos de paintball sempre fiz questão de sempre que posso ir jogar e espreitar a concorrência cá em Lisboa.
É bom nem que seja porque os organizadores fornecem a possibilidade de escolha e criam uma oferta maior de spots para o protagonismo e fama, o que gera sem dúvida mais equipas.
Por outro lado perde-se competitividade na "região", mas que se diga que para os níveis de entrada até não é mal, devido aquela filosofia com que alguns entram a matar (leia-se apenas ganhar como único objectivo).

Em resumo ambos os circuitos existirem = thumbs up.
Provas na mesma data e fim de semana = thumbs down.
Consequência secundária, diminuição do nível de competitividade.

Noutro tema também da actualidade, o Millennium Series já anunciou as datas provisórias e locais previstos para 2011, e surpresa das surpresas não há Málaga. Com duas provas na França, uma em Inglaterra e uma na Alemanha. A situação de não haver Málaga pode ser embaraçante, não haverá já jogadores que aperfeiçoaram a sua técnica de jogo de paintball com desembarque em praia? Voltamos ao produto forte do MS a ter as suas provas e o nicho completamente controlado. Por um lado é positivo porque apostam no que tem forte e no que já tem como boas experiências, por outro lado a promoção do desporto e da competição europeia fica estagnada. Precisamos de colocar estes eventos europeus com visibilidade para o "não" jogador e para o público em geral. A disposição geográfica das provas também não vai nada ajudar as equipas que não estejam perto daquela rede de viagem europeu, infelizmente o nosso caso.

Por fim, eu já tinha escrito, mas aqui fica de novo o reparo para como o contrato do Oliver Lang com a Dye termina este ano. Após o salário "milionário" de 100.000$ que ele recebeu para sair dos Dynasty em 2006, está tudo em expectativa para ver o que o "wonderboy" vai receber para se manter na Dye. Há muita especulação sobretudo porque os Ironmen tem andado de novo em níveis de resultados "pré-O-Lang". Ele continua a ser um excelente atleta mas o paintball é um desporto de equipa.

Jaime Menino

4 comments:

  1. Não estou a ver a Dye largar a sua galinha dos ovos de ouro. O facto do Lang ser Dye e Ironmen faz vender e muito o seu material. Vê-se um fenómeno quase como um C.Ronaldo mas à escala do paintball.
    Ele bem pode ter vontade de jogar de novo com os seus amigos nos Dynasty... mas aqui quem manda é o dinheiro e quase de certeza que a Dye vai renovar o contracto por mais anos batendo o record dos 100.000$. Isto pode parecer muito $ para jogar paintball mas comprada com outros desportos profissionais nos EUA é um valor quase irrisório tendo em conta que o Lang é dos melhores e mais vencedores jogadores de PB do planeta.
    Por isso Dye chega-te a frente se queres continuar a vender material todos os anos como se fossem pãozinhos quentes!

    P.S. - parabéns pelo post nº100

    ReplyDelete
  2. Boas,
    Obrigado Pedro.
    Sobre a Dye e o Lang, a marca já vendia muito bem sem ele, e sem equipas sem resultados também. Sempre tiveram poucos produtos para a massa geral do paintball, começaram com os canos que eram supercaros, depois passaram pelas costumizações de cockers bonitas, mas mesmo só isso. Também foram algo populares com as máscaras quando as lançaram e as jerseys com padding.
    Entretanto lá abriram os cordões à bolsa e compraram a plataforma da matrix o que os lançou a um maior nível do que estavam... O Lang veio apenas fazer de poster boy. Ou tu acreditas que se ele agora fosse para por exemplo GI sportz começava-se a vender aqueles marcadores em miniatura que tem (nano salvo erro)?

    cumps
    Jaime

    ReplyDelete
  3. Pois por esse lado tens razão. A dye sempre foi uma empresa forte e o Lang veio fazer de poster boy. Mas continuo a achar que de certo modo a sua imagem dá boost as vendas. O Lang usa a fita XPTO mil e n sei quantos putos querem uma igual, o Lang diz que é bom disparar de NT é de repente é o melhor marcador de mundo.
    Hoje em dia é mesmo um bocado o fenómeno CR7 em que todos querem usar as mesmos chuteiras que ele nem que seja para ficar o mais semelhante ao seu ídolo. Ainda por cima agora num mundo de Facebooks e youtube onde podemos ver dias depois do torneio imagens e fotos e estarmos a par do mundo dos PRO's do Paintball quase em tempo real. Na altura dos Dynasty um gajo sabia ou ouvia cenas através da revista Facefull ou das histórias que o Hugo contava, etc.
    O próprio Lang utilizou este uso exaustivo da sua imagem por parte da marca para se valorizar ainda mais.Ele é o melhor do mundo e a melhor empresa de paintball do mundo contratou-o.Mas sei lá posso estar errado e vir a Empire e contratar o Lang e ai terei que calar-me! LoL

    ReplyDelete
  4. Vou postar um post sobre uma especulação minha neste tema que falas.

    ReplyDelete