14 November 2010

"Money makes the world go round"


Noticias no paintball que envolvem rumores sumarentos...

A primeira parte é praticamente noticia e aponta para o facto que a Draxxus perdeu a distribuição de produtos na Walmart (maior cadeia de distribuição dos EUA).

Rumores apontam que a Kee apanhou esse contracto.
Por aqui nada de novo, a Kee comprou a JT que era a companhia original do contracto de fornecimento para a gigante distribuidora, e assim vai continuar a fornecer produtos de entrada de paintball numa cadeia com uma exposição enorme a público. O que é positivo porque continua a haver uma exposição e familiarização desta actividade.

Outros rumores apontam que as vendas de paintball não compensam e a Walmart vai deixar de vender produtos de paintball.
Se este rumor for real isto aponta mais uma vez para a morte do paintball como negócio. O que se diga que é bastante natural e notório.
As aceleradas corridas de preços baixos, com lucros baixos, e aumento de custos não pagam as despesas que se tem.

Por engraçado na nossa micro escala também isto é real. Os campos não fazem dinheiro (a sério), as lojas não fazem dinheiro (a sério) para suster esta actividade. Toda a gente vem cá parar à espera do lucro grande e do retorno rápido, mas infelizmente destroiem-se a si próprios com concorrência desleal e preços muito baixos para jogadores (mal) habituados a exigir apenas e só preços baixos.

Não temos futuro sustentável senão aceitarmos dar mais um pouco mas exigindo em retorno qualidade.

Pode ser polémico, mas um jogador que começa a jogar não deve ter a caixa a preço tão baixos como se vê praticar. Quando há cerca de 10 anos atrás um jogador entrava neste desporto a pagar por caixa mais de 100€/100$.

Dos actuais donos de empresas nacionais não tenho praticamente dúvidas que todos eles se pudessem vender a sua empresa a um qualquer papalvo, eles fariam. Dá saldo positivo no fim do mês porque tem a porta aberta, mas não dá as margens que eles imaginavam e não dá o retorno esperado, sobretudo se colocam-se nestas corridas de preços desenfreadas. Repetindo-me sofre-se a curto prazo na qualidade do que se compra/vende, e a seguir sofre a longevidade dos jogadores nesta actividade pois muitos quando o cinto tiver que apertar desaparecem.

Tenho dito, comentem e discutam! :)

Jaime Menino

5 comments:

  1. se quiseste dizer que os jogadores nacionais estão mal habituados pq compram barato... não concordo.

    Até bem pouco tempo, no campeonato nacional a maior parte das equipas disparavam "pedras", que obviamente são muito mais baratas do que "tinta".

    As lojas é que se adaptaram e fizeram disso um filão, ou seja, vendiam "pedras" como se se tratasse de uma segunda linha de "tinta" para competição.

    Ou então vendiam "tinta de segunda linha" já fora de mercado.

    Agora, dizer que o jogador andava mal habituado é uma boa forma de valorizar o que pretendem que aí venha.

    Ou seja, quando todos disparavamos pedras ganhava o melhor... quando uns começaram a disparar "tinta" e outros se mantiveram nas "pedras", existiu uma alteração de mercado na gama de bolas que se pretendiam adquirir, pq já não ganhava só o melhor.

    Agora, as lojas, vão dizer... "espera aí.. iogurtes sem ser fora de prazo são bem mais caros... ai ai, vocês estão mesmo mal habituados"

    Pois estavamos! :)


    Abraço,
    Raúl # 75 (Metralhas Porto - Gold)

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  2. Boas,

    Parti-me a rir com o teu comentário. Muito bom mesmo. lol

    Este ano foi um ano muito atípico, eu diria que pelo menos nas minhas memórias foi possivelmente o ano onde se gastou mais tinta de topo em Portugal. Mas foi um movimento claramente em avalanche, vamos ver se esta se mantém em movimento. Espero que sim.

    O meu mal habituados é a puxar mais do que apenas história recente do paintball em Portugal e é um comentário directo à grande existência de jogadores que só sabem olhar a terem preços baixos ignorando até a qualidade (seja de que produto for).

    Em suma, os jogadores estão mal habituados porque APENAS procuram preços baixos (até porque provavelmente foi assim que começaram neste meio).

    Abraço
    Jaime

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  3. Pois, eu diria até que compravamos muito caro, para o que disparavamos, que não deixava de ser "kunamis". Comprem barato e bom! e deixem de disparar kunamis a preço de manga de avião.

    Abraço,
    Raúl # 75 (Metralhas Porto - Gold)

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  4. O grande problema são determinadas lojas que vendiam tinta a preço de ouro agora estarem quase a pagar para comprarem a sua tinta.

    Desvalorizam o seu produto, enganam os seus clientes e o dia que virem que o negócio não dá mais para continuar assim vão ter que aumentar os seus preços depois quem quer pagar?

    Mas afinal estão a tentar enganar a quem?

    Abraço

    António Carlos

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  5. Essa filosofia pode ser a de quem tem restaurante para trespasse. Primeiro atrai-se muita clientela, depois trespassa-se "gato por lebre". Se acontece cá, ainda não me parece.
    Outra corrente é a do dumping no mercado, "se estragar o mercado a concorrência pode abandonar o negócio".

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