08 December 2010

Harder, Better, Faster, Stronger - PSP News

Numa tentativa de melhorar o maior circuito de paintball no mundo, PSP, os seus gestores já começaram a divulgar parte das possiveis novidades para a próxima temporada.
Parece bem assente que os layouts que habitualmente nestes últimos anos tem sido disponibilizados na internet, vão acabar. As equipas vão deixar de ter a oportunidade de "rebentar" com uma palete de tinta no layout da prova antes desta. Ou seja retorna-se ao treinar o trabalho de equipa e técnica nos treinos e na prova as melhores equipas serão as que mais depressa se adaptem aos campos e não directamente as que jogaram e rebentaram com mais tinta no layout. Esta nova medida que já tinha sido abordada algumas temporadas passadas devido a ser um dos maiores gastos das equipas, será uma decisão positiva sobretudo se for igual para todas as equipas que é o que se espera. Isto porque no passado havia equipas com acesso aos layouts antes das provas e outras não. Até na Europa isso acontece, aliás aconteceu ainda esta temporada 2010 no MS (equipas receberam o layout mais cedo que outras)...Outra medida que parece-me ser um pouco surreal, mas é ver para crer, é a de que os campos vão aumentar de tamanho e ter na linha traseira obstáculos maiores.
Para quem não se aperceba da medida é bastante simples, tornar o "pré" menos eficaz e mais locais para os jogadores menos atléticos voltarem a jogar. Realmente é pegar num qualquer video das épocas competitivas até 2002 e muitas das formas fisicas desapareceram desde essas datas. Isto num país que tem 80% da população obesa é capaz de ser uma medida inteligente que irá aumentar de novo o público alvo.
Por fim fala-se de locais geográficos para as provas, mas aqui os detalhes são menos importantes para nós europeus.

Agora é ver se as medidas passam de mais do que rumores e se aparecem cá na Europa.

O que acham destas medidas?

Jaime Menino

7 comments:

  1. Epá tornar o paintball mais fat friendly...my god!

    Qual é a lógica de pensamento deles:

    "Epa os putos novos são atleticos e tal mas não tem $$ para jogar logo querem é patrocínios a força toda porque andam sempre tesos.

    Gajos gordos, por norma mais velhos já tem algum ou até bom rendimento...estão dispostos a pagar para jogar a qualquer preço que seja..."

    Quer dizer mudou-se para X-ball para tornar o jogo mais "spectator friendly" e acabar com o pessoal que fica nas bases e distribuição os jogos inteiros e agora querem que se fique lá atrás a disparar bola... Está certo então!

    Para mim isto tudo não passa apenas de pressão dos patrocinadores à liga de modo que consigam reduzir custos com as equipas patrocinadas.

    Ou então vamos ser mais conspirativos(ehehe)... arranjar maneira de os russos não ganharem pelo 3º ano consecutivo em terreno americano devido aos rios de dinheiro que tem para gastar em treinos e staff.

    ReplyDelete
  2. Na realidade a medida de não lançar os layout mais cedo não pode ser para diminuir os custos das equipas, parece-me desculpa de mal pagador, pois só gasta quem quer e com a gestão que quer.Pois todos sabemos que quando chegamos ao campo acaba por ser sempre diferente pq um obstáculo de um lado está mais para dentro do que o do outro lado, logo o campo já não está simétrico e isto passa-se também no Millenium!
    Por outro lado os obstáculos maiores atrás e o campo maior já vai fazer com que se gaste mais bola pois os jogadores vão jogar mais atrás. Não se gasta nos treinos para se gastar nos jogos????
    Sinceramente não me parece nada de relevante

    RMR

    ReplyDelete
  3. Boas,

    A PSP já lançou o motivo pelo qual querem fazer estas mudanças com argumentos plausiveis.
    Os obstáculos grandes prende-se mesmo pela necessidade de ir buscar jogadores (que muitas vezes até tem maior poder financeiro) para o desporto, isto é algo que faz sentido porque com o x-ball entrou-se na corrida ao fisico, e perderam muitos jogadores que até 2002 eram considerados bons jogadores.
    O layout disponivel mesmo com as direnças que se possam notar entre o campo de treino e a prova, é sempre uma vantagem que faz com que os jogadores com mais dinheiro tenham maior vantagem porque treinaram mais no campo do que os jogadores com menos dinheiro.
    Assim volta-se a equilibrar o jogo para um confronto de técnica e qualidade de jogo e retira-se uma grande vantagem que vem da capacidade de treinar muitos fim de semanas no layout do campo e da velocidade dos jogadores.
    Sobrevive e renasce com maior força a qualidade da técnica, capacidade e criatividade das equipas para se adaptarem aos campos.

    Há um elemento exterior que vai ficar a perder nos EUA, que são os campos que montavam os layouts das provas, de certo que vão ter uma menor quantidade de treinos antes das provas.
    Mas como a principal preocupação da PSP deverá ser a PSP, o seu número de equipas e jogadores. Parece que estas medidas são correctas para fazer que os números e o crescimento do desporto, enquanto desporto e não hobbie, mantenham-se positivos.

    Abraço
    Jaime

    ReplyDelete
  4. Mas por isso mesmo já existem diferentes tipo de divisões e a diferentes preços, logo nem todos têm tb dinheiro para jogar em qualquer escalão nem todos têm dinheiro para comprar os melhores marcadores e equipamento em geral, etc. Logo, infelizmente tb neste desporto existirá sempre a diferença de quem tem dinheiro para investir/gastar para tirar sempre alguma vantagem. E quero ver se depois não vai haver fugas de layouts para algumas equipas ;)

    ReplyDelete
  5. Quer dizer...ando eu a tentar perder peso para voltar a jogar paintball quando afinal não preciso....

    ReplyDelete
  6. ahahaha JAC és o maior!

    Eu acho que no futebol americano tb deviam reduzir o campo para metade para aqueles que correm menos, e impedir o contacto fisico para os mais frágeis jogarem.. Isso sim era um desporto de Massas!!
    Por amor de Deus, obstaculos grandes e campos maiores?? Queres jogar, trabalha pa isso!
    em relação aos campos nao serem lançado, lá vamos nós começar a ganhar a tudo e todos. è que mesmo com os layouts a coisa saia sempre diferente e mt! ;)

    ReplyDelete
  7. É ver para crer, como quem diz vamos ver as consequências destas medidas. Parece-me que os seus pontos positivos são válidos e podem vir trazer frutos à modalidade que não tem tido um grande crescimento (equivalente ao estado da economia ocidental).

    ReplyDelete