01 December 2010

Mais uns, Joy Division.

Mais uma má noticia para o paintball no panorama internacional, os Joy Division vão acabar dando a temporada de 2010 como a sua última.
(Estes acabaram em 1980 depois do suicidio do vocalista) :P

Pessoalmente preferia os ter visto a retirarem-se em 2007 quando foram campeões europeus, tinham saido pela porta gloriosa na Europa menos gloriosa na NPPL mas ao menos tinham mais um ano de participação (o quarto seguido) e tinha ficado uma história mais perfeita em termos de record desportivo.
Foram sem dúvida a equipa europeia mais mediática com pontos muito positivos vindos do dono da equipa enquanto promotor de eventos, uma das melhores reputações como árbitros e como equipa foram um dos melhores cartazes publicitários do meio sobretudo com o seu padrão de leopardo. Foram também dos primeiros a trazer e incorporar jogadores americanos no seu roster no inicio do campeonato europeu, atitude que muito criticaram a outras equipas no "presente".
Não me vou esquecer da muita batota que traziam para campo, muitos marcadores com batota (eu apanhei dois, por isso estou a falar de experiência, não li ou ouvi), mas também de uns "gentlemans" em campo sabiam ganhar e sabiam perder. Lá havia alguns que lhes irritavam mais, caso dos Tonton's, ou os Russian Legion com os qual mais vezes defrontaram-se e nunca aceitaram a sua supremacia em campo, entretanto passado os tempos deixaram sequer de tentar competir contra eles e foram à procura de outros locais para promoverem a equipa.
Para grande orgulho nacional para quem não sabe e ainda deve ser muita gente, houve um português que jogou com eles. Falo do Gil (ex-Belenenses, ex-SLB). Que em 2004 em Madrid foi inscrito como o oitavo jogador, uma prática comum das equipas Pro da altura em 7 man, caso algum se lesionasse ou fosse expulso. O Gil teve a sorte de um deles ser cromo para ser expulso num jogo contra os Tonton e equiparam-no da cabeça aos pés e mandaram-no para campo onde com eles conseguiu o terceiro lugar na prova (salvo erro), atrás dos Dynasty em 2º e dos Arsenal em 1º, possivelmente frente aos London Tigers (também não tenho a certeza se foram eles em 4º).
Tenho algures o video dele a jogar com eles, a entrar na cobra e uma comunidade de jogadores em peso gritar-lhe indicações em português, mesmo sendo proibido pelas regras, o orgulho e sentimento de querer ajudar foram mais fortes...

Mas voltando aos Joy, gostava de os ver, eram bem "alinhados" e vão deixar algumas saudades. No mundo do paintball internacional vão ficar mais populares pela última prova da NPPL em 2006, quando perderam a final mais controversa da história do paintball e do formato de 7 man, para uns Dynasty e um Brian Cole mais "esperto".

Para rematar este post, começam a surgir problemas com a composição do escalão CPL no MS, com a baixa dos Bullets com os Joy e os Menace a vender o spot, mais as duas equipas que vão descer o escalão vai renovar em praticamente um terço da sua composição, isto se as restantes equipas lá estiverem para o ano.

Jaime Menino

2 comments:

  1. Tchii que saudades... lembro-me perfeitamente do Gil completamente em panico a entrar em campo que mal cabia na altura no equipamento mas que depois portou-se a altura!
    Comparados com os TonTons ou os RL eram uma equipa mais divertida. Lembro-me de eles terem ido lavar o equipamento para o jacuzzi no MS de Madrid mandando-se lá para dentro todos equipados...

    o Magued Idris ainda anda no paintball? O tipo tinha bastante pinta! Assim como aquele gajo que tinha pinta de viking gigante, o King of the suedes... esqueci-me do nome dele...

    ReplyDelete
  2. O Magued deu uma de Mister da equipa desde talvez 2006.
    O Max jogou até "ao fim" e agora de acordo os rumores está dedicado a fazer bébés... :)

    ReplyDelete