19 December 2010

Uma questão de ponto de vista


Encontrei no outro dia por acaso um video do Youtube que mostrava o Lasoya a limpar um tiro nos tempos dos Avalanche, engraçado que no video não o vi a limpar nada nem nenhum tiro, e já vi vários videos dele a limpar, mas li várias reacções ao video que não tem nada. Já agora o meu favorito é de uma final de uma prova em 2004 entre os Infamous e os XSV, salvo erro Denver, onde ele no jogo da final vai apanhar a bandeira e pelo caminho vai limpando com a bandeira os tiros que tinha (acho que está no DVD Life da Pure Promotions), e para quem não tenha visto e esteja a pensar nisto, sim ele era o último jogador vivo.
Isto tudo para trazer o argumento sobre fazer batota no paintball, felizmente hoje em dia eu diria que há menos batota no paintball do que havia antigamente, isto porque antigamente nos formatos jogados 5 man e 7 man compensava mais fazer batota se tivesse sucesso, era a realidade. Hoje em dia no formato de corrida a pontos e como estão as regras, eu diria que a recompensa é muito menor ao risco da penalização que se apanha.

Mas o que acham vocês da batota? Regra geral os mais velhos, não a fazem e não acham bem os outros fazer, mas os novos da equipa deles podem e devem fazer. Os mais novos continuam a achar que se provam à sua equipa se a fizerem. E na realidade mesmo os Pros (os quase a sério) raramente fazem, só mesmo quando envolve uma "refeição" ou fazem-no puramente no campo pessoal (não admitindo perderem contra os A ou B), não fazem de batota como ferramenta de uso constante sempre que entram para campo.

Já vi vários videos e já assisti vários superstars a fazerem batota, mas raramente vi situações tão "podres" como se continua a ver nos escalões amadores, inclusive os nossos escalões de topo. A quem joga paintball e lê este blog desenganem-se se acham que vão ter sucesso por essa via, podem ganhar um ponto/jogo mas não vão ser campeões respeitados.

Abraço a todos os batoteiros que neste natal recebam um pedaço de carvão pela batota em 2010. :P

Se tiverem visto batotas interessantes comentem!

Jaime Menino

4 comments:

  1. Boas Jaime,

    Batota individual vs batota colectiva: do ponto de vista individual aquele jogador que no desafio tenta efectuar algum tipo de batota, onde não coloca em perigo físico nenhum jogador, pareceme bem. Tentar ludibriar um árbitro faz parte deste jogo e de todos os jogos, alias em muitos desportos alimenta o negocio televiso pós/jogo.

    Batotota colectiva, ou os ditos arranjinhos, jogos combinados, árbitros preparados para beneficiar o grupo x ou y... repudio.

    Abraço,
    Raúl # 75 (Metralhas Porto)

    ReplyDelete
  2. Porque não começas tu a contar Jaime? Por certo já vistes alguns, e para estares a abrir assunto é porque falas com conhecimento de causa ! Vá lá não te acanhes!

    ReplyDelete
  3. Tão todos com vergonha?
    O melhor de todos é do saudoso Luis Cunha que num MS tirou o lençinho do bolso para limpar um tiro(grande) na máscara!!

    abraços
    Ossos

    ReplyDelete
  4. Já vi muito safado e muita situação podre, fica para outra altura relatos...
    E o Ossos relembra bem um bom safado. :)

    ReplyDelete