30 December 2010

DYNASTY nos LANG?

Ok, vou especular neste tema mas com devidas explicações fundamentadas.
O Oliver Lang vai jogar com os Dynasty em 2011.

O que me faz crer nisto:
Primeiro, o contracto com a DYE já terminou.
A DYE não lançou um único produto novo com o Lang, não apresenta nada ou tem fotos (como nos anos e temporadas anteriores).
Num twit dele, ele estava a caminho de uma clinica de Paintball em conjunto com o Greenspan (Dynasty).
Neste momento dinheiro já não será um problema como factor decisivo de onde jogar.
Para a DYE poderá ser um problema continuar a manter a vedeta e não ter dinheiro para manter a restante equipa composta sobretudo por funcionários de operações da DYE.

Gostava bastante de ver os Dynasty de novo com o Lang, sobretudo achei uma pena no ano de junção da NXL com a divisão de topo de x-ball, isto é 2006, os Dynasty não terem a equipa na sua força total para se ver quem era afinal dominante de todas as equipas que compunham as duas divisões.

Jaime Menino

29 December 2010

PSP LW Press Release

"Tournament paintball has been around longer than most of our current players have been alive. It flourished on huge fields, with no coaching, and before anyone ever heard of a layout." Por Lane Wright.
Leiam o total do press release do director de operações da PSP, em resposta às recentes ondas sobre as novas mudanças no circuito.
Gostei bastante deste excerto, tem a sua dose de piada.
O press release é longo e anda à volta do que me parece ser obvio no centro das decisões das mudanças no circuito.
Acho bem as mudanças pelo vontade que tem de trazer um maior número de jogadores, é algo que precisamos para manter paintball como o desporto que conhecemos.

Para quem está à nora já tinha escrito alguma informação neste POST. Mas deixo aqui um resumo das principais mudanças para esta próxima temporada, que são: bunkers maiores atrás e campos mais longos para permitir que jogadores menos atléticos sintam maiores ou iguais chances de jogarem, isto é que venham mais jogadores jogar, então na América um país de obesos são mesmo muitos jogadores. Outra medida é a de não disponibilizar os layouts das provas para as equipas pouparem dinheiro que gastavam em treinos nos layouts (exaustivamente) e também talvez as equipas em vez de fazerem uma prova com muitos treinos, fazerem duas provas sem tantos treinos...

Se tiverem tempo leiam, é sempre leitura engraçada e ao menos mostra como se pode reagir e responder "às massas" - Press Release no site ProPB.

Jaime Menino

26 December 2010

40, Forty, Quarante, Cuarenta, Quaranta, Vierzig, Copok, Quarenta.

Quarenta peepz a seguir o blog. Obrigado mais uma vez a todos que cá vem ler e sobretudo a todos que se vem juntando à listagem de seguidores do Blog.

Obrigado
Jaime Menino

25 December 2010

Para manter o espirito.


Feliz natal a todos os leitores do blog, jogadores e equipas.
Que hoje estejam a desembrulhar prendas de paintball, que pelo que vejo os coitados dos comerciantes de paintball estão constantemente em crise, facto reflectido pelo constante "wining&bitching" de como não ganham dinheiro que martelam aos ouvidos dos consumidores.
Ofereço os meus serviços (contratados claro) para se for preciso tocar violino em negociações, pois eu arranho as cordas o suficiente para atordoar intervenientes das mesmas.

Jaime Menino

19 December 2010

Uma questão de ponto de vista


Encontrei no outro dia por acaso um video do Youtube que mostrava o Lasoya a limpar um tiro nos tempos dos Avalanche, engraçado que no video não o vi a limpar nada nem nenhum tiro, e já vi vários videos dele a limpar, mas li várias reacções ao video que não tem nada. Já agora o meu favorito é de uma final de uma prova em 2004 entre os Infamous e os XSV, salvo erro Denver, onde ele no jogo da final vai apanhar a bandeira e pelo caminho vai limpando com a bandeira os tiros que tinha (acho que está no DVD Life da Pure Promotions), e para quem não tenha visto e esteja a pensar nisto, sim ele era o último jogador vivo.
Isto tudo para trazer o argumento sobre fazer batota no paintball, felizmente hoje em dia eu diria que há menos batota no paintball do que havia antigamente, isto porque antigamente nos formatos jogados 5 man e 7 man compensava mais fazer batota se tivesse sucesso, era a realidade. Hoje em dia no formato de corrida a pontos e como estão as regras, eu diria que a recompensa é muito menor ao risco da penalização que se apanha.

Mas o que acham vocês da batota? Regra geral os mais velhos, não a fazem e não acham bem os outros fazer, mas os novos da equipa deles podem e devem fazer. Os mais novos continuam a achar que se provam à sua equipa se a fizerem. E na realidade mesmo os Pros (os quase a sério) raramente fazem, só mesmo quando envolve uma "refeição" ou fazem-no puramente no campo pessoal (não admitindo perderem contra os A ou B), não fazem de batota como ferramenta de uso constante sempre que entram para campo.

Já vi vários videos e já assisti vários superstars a fazerem batota, mas raramente vi situações tão "podres" como se continua a ver nos escalões amadores, inclusive os nossos escalões de topo. A quem joga paintball e lê este blog desenganem-se se acham que vão ter sucesso por essa via, podem ganhar um ponto/jogo mas não vão ser campeões respeitados.

Abraço a todos os batoteiros que neste natal recebam um pedaço de carvão pela batota em 2010. :P

Se tiverem visto batotas interessantes comentem!

Jaime Menino

08 December 2010

Harder, Better, Faster, Stronger - PSP News

Numa tentativa de melhorar o maior circuito de paintball no mundo, PSP, os seus gestores já começaram a divulgar parte das possiveis novidades para a próxima temporada.
Parece bem assente que os layouts que habitualmente nestes últimos anos tem sido disponibilizados na internet, vão acabar. As equipas vão deixar de ter a oportunidade de "rebentar" com uma palete de tinta no layout da prova antes desta. Ou seja retorna-se ao treinar o trabalho de equipa e técnica nos treinos e na prova as melhores equipas serão as que mais depressa se adaptem aos campos e não directamente as que jogaram e rebentaram com mais tinta no layout. Esta nova medida que já tinha sido abordada algumas temporadas passadas devido a ser um dos maiores gastos das equipas, será uma decisão positiva sobretudo se for igual para todas as equipas que é o que se espera. Isto porque no passado havia equipas com acesso aos layouts antes das provas e outras não. Até na Europa isso acontece, aliás aconteceu ainda esta temporada 2010 no MS (equipas receberam o layout mais cedo que outras)...Outra medida que parece-me ser um pouco surreal, mas é ver para crer, é a de que os campos vão aumentar de tamanho e ter na linha traseira obstáculos maiores.
Para quem não se aperceba da medida é bastante simples, tornar o "pré" menos eficaz e mais locais para os jogadores menos atléticos voltarem a jogar. Realmente é pegar num qualquer video das épocas competitivas até 2002 e muitas das formas fisicas desapareceram desde essas datas. Isto num país que tem 80% da população obesa é capaz de ser uma medida inteligente que irá aumentar de novo o público alvo.
Por fim fala-se de locais geográficos para as provas, mas aqui os detalhes são menos importantes para nós europeus.

Agora é ver se as medidas passam de mais do que rumores e se aparecem cá na Europa.

O que acham destas medidas?

Jaime Menino

06 December 2010

Ed Poorman


O Sr. que se segue é bastante desconhecido para muitos de que jogam paintball hoje em dia, mas é um grande percursor de muito nesta modalidade.
A noticia é que o Sr. Ed Poorman está em lista de espera por um figado.
O restante do post fala um pouco deste Sr., o seu principal feito foi sem dúvida os Avalanche (os originais) que com superstars como o Lasoya o Rocky Cagnoni protagonizaram filmes como o Push, ou o filme do Joy Masters em 2000. (link dos trailers http://www.youtube.com/watch?v=bnINjVzbBkM e http://www.youtube.com/watch?v=bIky10eplx0)
Infelizmente o momento mais popular da sua carreira no meio do paintball foi sem dúvida após o escândalo dos Avalanche no World Cup de 2002 (Jeremy Salm "o sniper"). Mas mesmo após este acontecimento conseguiu reconstruir uma equipa que voltou a ganhar provas (prova) dois anos depois (em 2004).
Também se destaca por ser um Sr. que está por detrás da marca e lojas warped sportz, a marca darksportz, dos videos jawwbreaker, e também muitos outros eventos ligados à música...

As melhoras sentidas deste lado do oceano.

Jaime Menino

01 December 2010

Mais uns, Joy Division.

Mais uma má noticia para o paintball no panorama internacional, os Joy Division vão acabar dando a temporada de 2010 como a sua última.
(Estes acabaram em 1980 depois do suicidio do vocalista) :P

Pessoalmente preferia os ter visto a retirarem-se em 2007 quando foram campeões europeus, tinham saido pela porta gloriosa na Europa menos gloriosa na NPPL mas ao menos tinham mais um ano de participação (o quarto seguido) e tinha ficado uma história mais perfeita em termos de record desportivo.
Foram sem dúvida a equipa europeia mais mediática com pontos muito positivos vindos do dono da equipa enquanto promotor de eventos, uma das melhores reputações como árbitros e como equipa foram um dos melhores cartazes publicitários do meio sobretudo com o seu padrão de leopardo. Foram também dos primeiros a trazer e incorporar jogadores americanos no seu roster no inicio do campeonato europeu, atitude que muito criticaram a outras equipas no "presente".
Não me vou esquecer da muita batota que traziam para campo, muitos marcadores com batota (eu apanhei dois, por isso estou a falar de experiência, não li ou ouvi), mas também de uns "gentlemans" em campo sabiam ganhar e sabiam perder. Lá havia alguns que lhes irritavam mais, caso dos Tonton's, ou os Russian Legion com os qual mais vezes defrontaram-se e nunca aceitaram a sua supremacia em campo, entretanto passado os tempos deixaram sequer de tentar competir contra eles e foram à procura de outros locais para promoverem a equipa.
Para grande orgulho nacional para quem não sabe e ainda deve ser muita gente, houve um português que jogou com eles. Falo do Gil (ex-Belenenses, ex-SLB). Que em 2004 em Madrid foi inscrito como o oitavo jogador, uma prática comum das equipas Pro da altura em 7 man, caso algum se lesionasse ou fosse expulso. O Gil teve a sorte de um deles ser cromo para ser expulso num jogo contra os Tonton e equiparam-no da cabeça aos pés e mandaram-no para campo onde com eles conseguiu o terceiro lugar na prova (salvo erro), atrás dos Dynasty em 2º e dos Arsenal em 1º, possivelmente frente aos London Tigers (também não tenho a certeza se foram eles em 4º).
Tenho algures o video dele a jogar com eles, a entrar na cobra e uma comunidade de jogadores em peso gritar-lhe indicações em português, mesmo sendo proibido pelas regras, o orgulho e sentimento de querer ajudar foram mais fortes...

Mas voltando aos Joy, gostava de os ver, eram bem "alinhados" e vão deixar algumas saudades. No mundo do paintball internacional vão ficar mais populares pela última prova da NPPL em 2006, quando perderam a final mais controversa da história do paintball e do formato de 7 man, para uns Dynasty e um Brian Cole mais "esperto".

Para rematar este post, começam a surgir problemas com a composição do escalão CPL no MS, com a baixa dos Bullets com os Joy e os Menace a vender o spot, mais as duas equipas que vão descer o escalão vai renovar em praticamente um terço da sua composição, isto se as restantes equipas lá estiverem para o ano.

Jaime Menino

25 November 2010

Mérito

Fico algo desiludido quando vejo que após alguns anos dedicados à modalidade encontro ainda tanta gente dedicada a guerras comerciais. Principalmente deixa a impressão que com as pretensas guerras pessoais que muita vez não passam de guerras comerciais, são compradas por quem não deve.É bonito e irónico se ver tantos a escolherem lados e cuspirem comentários como se fossem opiniões algo que infelizmente cada vez se vê mais.
Talvez seja a hora de nomear e votar o mérito de quem o merece.
Mais uma vez em resumo e em jeito de conselho.
Senão é algo positivo e produtivo para a modalidade, fiquem antes calados sff.
E promover o seu próprio negócio, ao estilo de masturbação mental, e chamar-lhe promoção da modalidade também dá direito à medalha.
Por isso vamos batizar o dia 25 de Novembro (o que falta, uma hora vá) como o dia da não parvoice na internet para promover a actividade comercial de paintball directa ou indirectamente. Pode ser que com este pequeno passo possamos aspirar por um futuro onde todos nos dedicaremos a jogar paintball e apenas talvez discutir os "se's" das jogadas em campo, e claro também a xingar um bocado os "prozões" quando eles aparecem nos torneios.

Utópicamente me despeço.
Jaime Menino

21 November 2010

A realidade.

Hoje é dedicado ao tema da realidade. Para quem segue parcialmente o mundo profissional do paintball e secalhar sonha mas não nota os detalhes da realidade. Ou seja hoje este texto é dedicado aqueles que pensam que há jogadores Profissionais de Paintball no mundo e aspiram em serem profissionais.


Por acaso leram o anúncio da contratação do Tim Montressor para os Impact?
Leram a última frase de como ele neste momento está a perseguir os estudos?
Leram o curriculum profissional (emprego) dele?
Noticia no site PROPaintball

Pois é a vida de jogador profissional de paintball não é nada simpática. Os poucos que são só jogadores profissionais ou já tinham rendimentos ou tiveram a sorte de terem aterrado numa equipa com um dono com capital.

Nem o Oliver Lang, o jogador que anunciadamente recebeu mais dinheiro para jogar, vive só do Paintball. Tem uma loja de "sandes".

Talvez o Federov seja dos poucos que vive só do Paintball.

Obviamente que grande parte trabalha na indústria do Paintball, ou seja vestem a camisa durante os dias da semana para promover e vender, e ao fim de semana vestem a camisa para promover e também vender.

Querem ser profissionais?
Tem já rendimentos para não trabalharem a sério na vida?
Querem ir trabalhar para a indústria e comerem sandes todos os dias?

Jaime Menino

14 November 2010

"Money makes the world go round"


Noticias no paintball que envolvem rumores sumarentos...

A primeira parte é praticamente noticia e aponta para o facto que a Draxxus perdeu a distribuição de produtos na Walmart (maior cadeia de distribuição dos EUA).

Rumores apontam que a Kee apanhou esse contracto.
Por aqui nada de novo, a Kee comprou a JT que era a companhia original do contracto de fornecimento para a gigante distribuidora, e assim vai continuar a fornecer produtos de entrada de paintball numa cadeia com uma exposição enorme a público. O que é positivo porque continua a haver uma exposição e familiarização desta actividade.

Outros rumores apontam que as vendas de paintball não compensam e a Walmart vai deixar de vender produtos de paintball.
Se este rumor for real isto aponta mais uma vez para a morte do paintball como negócio. O que se diga que é bastante natural e notório.
As aceleradas corridas de preços baixos, com lucros baixos, e aumento de custos não pagam as despesas que se tem.

Por engraçado na nossa micro escala também isto é real. Os campos não fazem dinheiro (a sério), as lojas não fazem dinheiro (a sério) para suster esta actividade. Toda a gente vem cá parar à espera do lucro grande e do retorno rápido, mas infelizmente destroiem-se a si próprios com concorrência desleal e preços muito baixos para jogadores (mal) habituados a exigir apenas e só preços baixos.

Não temos futuro sustentável senão aceitarmos dar mais um pouco mas exigindo em retorno qualidade.

Pode ser polémico, mas um jogador que começa a jogar não deve ter a caixa a preço tão baixos como se vê praticar. Quando há cerca de 10 anos atrás um jogador entrava neste desporto a pagar por caixa mais de 100€/100$.

Dos actuais donos de empresas nacionais não tenho praticamente dúvidas que todos eles se pudessem vender a sua empresa a um qualquer papalvo, eles fariam. Dá saldo positivo no fim do mês porque tem a porta aberta, mas não dá as margens que eles imaginavam e não dá o retorno esperado, sobretudo se colocam-se nestas corridas de preços desenfreadas. Repetindo-me sofre-se a curto prazo na qualidade do que se compra/vende, e a seguir sofre a longevidade dos jogadores nesta actividade pois muitos quando o cinto tiver que apertar desaparecem.

Tenho dito, comentem e discutam! :)

Jaime Menino

09 November 2010

SERIAL KILLERS NACIONAL 2010

Aqui vai o primeiro top ten para 2010, à semelhança do ano anterior 5 hot e 5 not so hot da temporada de 2010

Mais uma vez um top pessoal, se quiserem contrapor ou propor o vosso comentem sff.
5 HOT

Miguel Franco, S.L.B. - Já tem titulos conquistados como poucos em Portugal tem, está numa excelente forma fisica, e forma mental. Aprende-se muito a vê-lo a jogar pois imagino que ele também vê mesmo muitos outros a jogar (ao vivo e em videos). Técnicamente é muito bom e o seu nível de aplicação ao paintball é possivelmente o melhor que cá há. Num pequeno aparte falta se aplicar também assim na vida real.

Tiago Teixeira, Metralhas - Cresceu e se houvesse objectivos de concretização para a sua "carreira" eu diria que atingiu os 200%, aprendeu mesmo muito nos Metralhas e está a evoluir a olhos vistos. Fisicamente é muito forte, mas também é jovem. Técnicamente ainda tem uma pequena margem para melhorias, mentalmente não é dos mais fortes, mostrou também muita versatilidade ao longo da temporada.

Toni, Azimut - Técnicamente é muito forte, e mostra muito bom jogo provando que é uma excelente mais valia na equipa Algarvia.

Miguel Correia, Beira-Mar - Foi um trunfo muito forte no lado das chamuças e sem dúvida uma mais valia da equipa. Técnicamente forte, não tanto na parte fisica, e muito ágil a nível de jogo mental.

Diogo Machado, S.L.B. - Sem sombra de dúvida a melhor temporada que teve até ao momento e a sua melhor performance (quando entrou em campo, que até foram bastantes vezes). Na minha opinião um excelente jogador de primeira linha, calmo e bom executante com boa técnica e um bom estilo de jogo.

5 NOT SO HOT

Nuno "Ossos", Belenenses - Não foi a melhor temporada do "Ossos" mas não deixou de lutar até ao buzzer final em todos os jogos mesmo quando a equipa esteve menos moralizada. Continua técnicamente muito forte, mas paintball é um desporto de equipa.

António Alves, Trolls - Lesionar-se a 2/3 da temporada não foi positivo para demonstrar trabalho anual, mas foi consistente e forte ao longo da temporada que jogou, com boa técnica e boa condição fisica ainda tem muito para mostrar e ganhar (ou pelo menos tentar).

Sven, Azimut - Vem parar aqui porque custou o primeiro lugar na Lousada à sua equipa.(Praticamente copy paste de 2009) É um dos melhores jogadores que a equipa Algarvia tem, falta-lhe algum espirito de equipa (secalhar falta à equipa toda, quando os vejo), no entanto também ajudou a equipa a conquistar mais uma vez uma excelente posição no Nacional.

Hugo Pires, S.L.B. - Grande parte deste ano serviu tácticamente de isco, técnicamente é forte e ágil, mentalmente não é dos mais fortes (que ocupam a posição da cobra).

Tonhito, S.C.P. - Esteve técnicamente bem, fisicamente está melhor, mostra sempre muita vontade de avançar e é um dos melhores da praça a subir campo. Infelizmente a equipa teve uma péssima temporada nacional mas fica a impressão que com outras "ferramentas" poderia ter sido bem diferente.

Jaime Menino

06 November 2010

100 posts

Hoje para começar o "rant" semanal, deixo a nota que este é o 100º post. Quer dizer o 100º post publicado porque ficaram alguns pelo caminho ou não passaram de rascunhos.

É particularmente difícil escolher algumas vezes temas que não sejam depois apontados mais para a polémica, ou de alguma forma interpretados de forma diferente ao que escrevi.

Mas vamos aos apontamentos de hoje.

Este fim de semana temos duas provas dos dois regionais a norte do país. Por um lado dá para reparar que não é só em Lisboa que se marcam provas para o mesmo fim de semana (lol)...
A concorrência é sempre boa e salutar e ao longo dos meus anos de paintball sempre fiz questão de sempre que posso ir jogar e espreitar a concorrência cá em Lisboa.
É bom nem que seja porque os organizadores fornecem a possibilidade de escolha e criam uma oferta maior de spots para o protagonismo e fama, o que gera sem dúvida mais equipas.
Por outro lado perde-se competitividade na "região", mas que se diga que para os níveis de entrada até não é mal, devido aquela filosofia com que alguns entram a matar (leia-se apenas ganhar como único objectivo).

Em resumo ambos os circuitos existirem = thumbs up.
Provas na mesma data e fim de semana = thumbs down.
Consequência secundária, diminuição do nível de competitividade.

Noutro tema também da actualidade, o Millennium Series já anunciou as datas provisórias e locais previstos para 2011, e surpresa das surpresas não há Málaga. Com duas provas na França, uma em Inglaterra e uma na Alemanha. A situação de não haver Málaga pode ser embaraçante, não haverá já jogadores que aperfeiçoaram a sua técnica de jogo de paintball com desembarque em praia? Voltamos ao produto forte do MS a ter as suas provas e o nicho completamente controlado. Por um lado é positivo porque apostam no que tem forte e no que já tem como boas experiências, por outro lado a promoção do desporto e da competição europeia fica estagnada. Precisamos de colocar estes eventos europeus com visibilidade para o "não" jogador e para o público em geral. A disposição geográfica das provas também não vai nada ajudar as equipas que não estejam perto daquela rede de viagem europeu, infelizmente o nosso caso.

Por fim, eu já tinha escrito, mas aqui fica de novo o reparo para como o contrato do Oliver Lang com a Dye termina este ano. Após o salário "milionário" de 100.000$ que ele recebeu para sair dos Dynasty em 2006, está tudo em expectativa para ver o que o "wonderboy" vai receber para se manter na Dye. Há muita especulação sobretudo porque os Ironmen tem andado de novo em níveis de resultados "pré-O-Lang". Ele continua a ser um excelente atleta mas o paintball é um desporto de equipa.

Jaime Menino

31 October 2010

World Cup, H, e eu também!

Impressionante ver os "miúdos" que começaram com a brincadeira da união e da sua equipa terem tornado a iconografia desta em produtos com uma brutal saida e que lhes dá para terem um estilo de vida libertino. Estou a referir ao movimento HK Army, mas recentemente com a onda do Hhhhhhh, iconografia que tem sido copiada e tentada mimicar por outros como os ECK (East Coast Killers), ou pelos MW (Mid West), ou por outras empresas que tentaram copiar o estilo dos produtos.
Para quem os pôde ver e conhecer na última prova do Campeonato Nacional foi até interessante vê-los cá em Portugal, e saber que até cá estes "miúdos" são uns senhores de negócios...
Fica aqui um dos seus últimos videos de promoção com o World Cup como pano de fundo, com muita acção e energia. Um video ao fim ao cabo ao estilo de videos que se vêem noutros desportos a promover a acção, o life-style e ao fim ao cabo a experiência humana.

A este video li um comentário noutro lado (FB), de um jogador nacional dizer que as imagens eram muito boas e quase que dava vontade de ir viver para os EUA para se ter proveito de tal qualidade de provas.
Pois bem, queria deixar a minha opinião (não fosse este o meu blog). Eu também queria. E de tanto querer lancei-me a fazer o que faço na modalidade (promovê-la). Se querem mais parecido e melhor também cá é uma questão de o quererem fazer, e para isso a vossa opinião e trabalho tem de contar da melhor forma, e a melhor forma não é a ir para o campo todos os fim de semanas jogar e depois dar graxa ao cágado. A melhor forma é a promover a modalidade nem que seja no passa palavra, a ter atitudes de ligação e associação e jogar onde se deve jogar, pois sozinhos a gritar "alto" na internet algo para nos passarem a mão às vezes pelo pêlo não é suficiente para todos lá chegarmos.
A PSP, que é o circuito das imagens, não faz nada de fenomenal sem ser proporcionar o que a maioria dos jogadores quer. A maioria responde ao que a organização da PSP promove jogando lá.
Simples e uma forma segura de se promover e chegar ao patamar que todos gostamos de estar ou para onde gostariamos de evoluir.

Querem jogar paintball com principais e únicas premissas de ser tudo muito barato, sem inscrições, e com caixa de bolas muito baratas, então o vosso futuro é passarem cá um par de tempos e desaparecerem sem terem evoluido a modalidade mas apenas mantido a facturação de um qualquer negócio.

Já agora para quem não sabe fui a pessoa que primeiro vendeu material destes rapazes cá em Portugal. Comprava quando ia aos EUA arbitrar e vendia cá, mas de tudo foi bem mais engraçado ver a procura e "orgulho" dos jogadores nacionais em se ligarem de alguma forma à iconografia.

Hhhhhh (Hostile Kid desde 2003).
Jaime Menino

28 October 2010

Está a virar!!!

Muitas noticias e rumores após mais uma etapa do World Cup, mas as minhas favoritas são sem dúvida as de como a recessão no Paintball (pelo menos na América) poderá estar nos seus dias finais. Quer dizer o clima do paintball não está no auge dourado como noutros anos de 2004 e 2005, mas existe uma brisa de novidades no ar, ora vejamos:
O Richmond Italia volta em peso e com a sua nova marca GI Sports e os seus produtos de novo para rebentar com o actual circuito e panorama, como já o fez duas vezes antes com a Diablo e mais tarde com a Draxxus. Já toca menos na tecla do calibre 0.50 e toca mais a música de como voltou para retomar o "seu mercado". Trouxe a sua bola (obra) prima para o público geral, a Imperial mas com o fill amarelo em vez do "habitual" rosa. Para quem não conhece foi a bola que ajudou a colocar muitas equipas na fama e com titulos como os Image os Avalanche e ajudou os Trauma no seu percurso até Pro. Este modelo de bola foi sempre o modelo não oficial e sem marketing ou caixa própria que as equipas de topo e por regra onde o Sr. Italia esteve envolvido (jogou nos Image e nos Avalanche) usaram.

Também interessante é que os irmãos Gardner, antigos proprietários da Smart Parts, terão pegado no seu dinheiro, nas suas ideias e planos de material novo e viraram-se para o mercado asiático, local onde o crescimento económico não tem sabido o que é a palavra recessão (quer dizer saber até sabem...). Tem planos de manter alguma imagem nos EUA como é o caso da DLX e fala-se de reconstrução dos All Americans, mas desta vez será made in China (ou qualquer outro país asiático). Mesmo assim os activos da SmartParts foram comprados e estão em funcionamento por terceiros, portanto podemos esperar que as Ion's e todos os outros mais recentes lançamentos da marca irão pelo menos continuar a ter algum apoio em peças.

Como se costuma dizer, em tempos de crise realizam-se grandes negócios e fora as que se aguentaram mais ou menos firme ou pelo menos aparentemente, Dye, Planet, Empire, o resto está a retomar o "business as usual". Esperemos que depressa nos atinja.
Vamos ver agora com a época internacional finalizada, as movimentações dos jogadores e equipas que já começam a aparecer...

Jaime Menino

16 October 2010

The Bullets bite the bullet!

Pois é, os Bullets acabaram após uma temporada mediocre, o dono da equipa Árpád Viszokay, principal investidor da mesma e que financiou as vindas do Oliver Lang à Europa desde 2004 e o Peter Utschig (Mr. U.). Decidiu acabar com a equipa ao fim de 10 anos de carreira (Na Europa só deram conta da equipa em 2004 quando começaram a trazer o Oliver Lang para jogar).
Assim se perde uma equipa já habitual da cena Europeia, cujo melhores feitos foi vencer a segunda divisão Europeia e estar perto do topo Europeu. Sem dúvida que a parte mais interessante da equipa era ver o Oliver Lang os coordenar em campo de modo a jogarem para ele, e ele explorar as fraquezas dos adversários. Quem não se lembra dele em 7 man em 2006 a destruir por várias vezes os Kellys quando estes lutavam contra os restantes elementos dos Bullets em campo. Ou ainda em 2004 a jogar X-ball e algumas vezes rapidamente ficar sozinho contra uns enraivecidos Powertrip que muitos outros pontos levavam porrada por conta dele.
No somatório de tudo, acho que pouca gente sabe mesmo o que a equipa como equipa fez, ou saiba distinguir outro jogador dos Bullets.

Venham os próximos, mas teria piada ver o Oliver Lang nos Joy Division (não era a primeira vez), e com a recente melhorada relação da Dye com os Joy não seria de espantar.

Jaime Menino

10 October 2010

Bet and Bragging Rights 21 - regionais 2010


B&B 21 e final B&B da temporada de 2010 onde a aposta virtual contemplou os circuitos de paintball com o formato normal de x-ball e finais dentro do que tem sido padrão em Portugal. Em 2011 se for possível simplifica-se.
Relembro que o vencedor de mais palpites nos 21 posts de B&B vai receber um prémio de campeão do B&B, uma t-shirt, por isso após esta última prova irei contabilizar os variados palpites e quem acertou mais vezes no vencedor. Factores de desempate para se ganhar o prémio final, caso exista, serão: capacidade de comer mais tremoços no espaço de um minuto, e o desempate será realizado em data a marcar, falta de comparência implica eliminação directa.

Mas vamos à prova, última etapa da liga Oxigen uns dos circuitos dentro do género "regional" mais "righteous" na minha opinião com uma excelente organização, mas que infelizmente peca um pouco pelo excesso de bairrismo que as equipas do núcleo da usseira tem versus hospitalidade aos adversários. Basicamente o sentimento gerado é de deixar o circuito e núcleo "orgulhosamente sós", com algumas situações que se poderiam ter evitado, a começar por tentar espalhar melhor as arbitragens para não haver espaço a argumentos (sejam veridicos, comprovados ou falsos), o desenho dos campos e a exposição do layout também não foi o principio mais correcto para uma competição. Mas vamos às odds.

5ª Prova (5)
ODDS - Posição - Equipa
1.5 - 1 - Metralhas Silver - 1º posto na prova e na temporada, foi uma boa performance ao longo do ano do mix.
3.0 - 2 - Belenenses - 3º posto na prova.
3.0 - 3 - União de Leiria
1.1 - 4 - Paintland - 2º posto na prova e na temporada.
4.0 - 5 - Metralhas Gold
6.0 - 6 - Lisboa Invert
6.0 - 7 - S.L.B. B
8.0 - 8 - Demolition

Para quem estranhe os odds de x.1 é para denotar as equipas que tiveram o campo à disposição para treinar antes da prova.
* odds podem vir a sofrer alterações.

Em comentário de ranking, o trabalho dos Metralhas S. & friends está bastante facilitado com 25 pontos de vantagem sobre o Belenenses e 32 sobre o U.D. Leiria. Eu diria que os Paintland e o S.L. Benfica podem vir ainda fazer de factor de desequilibrio a estas contas e criar os necessitados obstáculos entre postos na prova que algumas equipas pretendem.

Já sabem, escolham quem vence a prova.

Jaime Menino

09 October 2010

Season finale's 2010


Estamos no final da temporada internacional, ou em alguns casos até já foi mesmo o final. Millennium Series em Paris acabou com menos brilho e publicidade que outros circuitos equiparados (Quem ganhou mesmo?). A NPPL em Las Vegas está a ser este fim de semana como sempre com a sua transmissão ao vivo de qualidade q.b. para se poder assistir em directo (http://www.nppl.tv/). A PSP terá a prova do World Cup no final do mês ainda sem noticias de webcast infelizmente.

Todos os circuitos apostam no local e na fama que as equipas e jogadores dão à prova final da temporada, quer dizer isto pelo menos na América onde predomina a cultura do Superbowl, World Series, ou Playoffs... Na Europa continua a predominar a cultura do ano.

Esta temporada de 2010 em Portugal, devido aos resultados ao longo da temporada na primeira divisão, tivemos pela primeira vez a decisão de campeão no jogo final.
A meu ver foi um espectáculo que até puxou desinteressados a tomarem atenção. O jogo final ajudou a decidir o que podia ter ficado decidido de outra forma durante a temporada e até normalmente tem ficado decidido ao longo destas temporadas de paintball.
Por um lado foi pena não ver o Beira-Mar sagrar-se campeão, equipa que lutou contra um Benfica forte e soube beneficiar da vantagem e escolha inteligente de usar bolas de paintball boas toda a temporada. Claro que foi uma temporada bastante positiva para o Beira-Mar onde acrescem factores como encontrar outras equipas igualmente fortes da primeira divisão em momentos de fraqueza ou insanidade mental devido às bolas de paintball que decidiram usar em prova. E ninguém pode negar que o Beira-Mar montou uma equipa forte artilhada de trunfos (muitos já da casa) que eu diria até que se não tivesse subido à cabeça de alguns o smacktalk e a matemática dos pontos, secalhar tinha corrido de forma diferente a restante temporada.
O Benfica assim saiu vencedor ao estilo de Rocky, tornaram-se nos underdogs que até receberam o apoio moral de quem os quer e queria também vencer. Vai contar menos SE existirem para o ano e SE forem vencidos, isto porque os jogadores que mais desafiaram ao longo destes anos não estarão lá.
Certamente alguns se roiem de terem estado tão perto, por outro lado certamente para o ano vem tudo de forma forte a querer mostrar quem é o novo "big dog" o que vai dar um excelente arranque de temporada.

Voltando atrás, não se esqueçam de assistir aos webcasts das provas nem que seja deixar o pc ligado e vão clickando na publicidade se der. São estas pequenas formas de manter e ajudar um pouco os webcasts de paintball, isto senão puderem ir às provas.

Jaime Menino

02 October 2010

Novidades pouco espantosas!


Ao que parece a cláusula de não competição que obrigava o Sr. Italia a não competir com a sua ex-marca de tinta Draxxus terá acabado, a somar ao facto que dois dos principais homens fortes da marca Draxxus abandonaram esta para ir trabalhar na GI Milsim, juntando-se assim a outros ex-elementos também da Draxxus que já tinham feito o mesmo percurso. Em suma a GI Milsim está-se a carregar dos trunfos que fizeram da Draxxus a marca que é em termos de distribuição.

Também nas noticias aparece informação sobre hydrotech paintballs supostamente compostas com fill 98% aquoso (água) e com casca feita com compostos de milho, portanto bolas de paintball mais amigas do ambiente com a vantagem acrescida que se pode fabricar bolas com dois fills no seu interior (a mim convenciam-me mais depressa se o fill fizesse logo um arco-iris). Mas toda esta info assenta apenas na apresentação do método de produção, ou seja ainda não apareceu nenhum produto, e mesmo que apareça já se fala como a Kee tem precedentes patenteados que vão matar a venda desta ideia a qualquer empresa que queira produzir estas bolas de paintball.

Jaime Menino

29 September 2010

Liga da Tinta 2010 - 5/5

Vamos fechar a Liga da Tinta 2010 com uma prova muito confusa em que pareceu que praticamente toda a gente usou tinta de muito boa qualidade. Relembro que apenas contam os três primeiros postos dos escalões de domingo do Campeonato Nacional.

Resultados após a quinta prova.

Draxxus - 2º posto em Gold (1), 3º posto em Gold (1).
RPS - 1º posto em Gold (1 pt), 1º posto em Silver (1 pt), 2º posto em Silver (1 pt), 3º posto em Silver (1 pt).
Tomahawk - (0 pt)

TOTAIS
Draxxus - 7 pts. (7/14 - 50%)
RPS - 20.75 pts. (20.75/30 - 69%)
Tomahawk - 2.25 pts. (2.25/30 - 8%)

*** Marca - # pts simples. (# pts obtidos / # pts possiveis de obter na temporada - percentagem eficácia # %)

Equipas/Marcas.
GOLD: Draxxus- 3 RPS- 4 Tomahawk- 1?
SILVER: Draxxus- 1 RPS- 8 Tomahawk- 1?

E agora os resultados finais. Mas antes deixar o destaque que foi provavelmente o ano em Portugal em que se usou mais bola de topo de gama desde que há paintball em Portugal

1º Lugar - RPS, com destaque para tinta evil
2º lugar - Draxxus, com destaque para gold (hellfire) e silver (inferno).
3º lugar - Tomahawk, sem destaques.

Parabéns aos vencedores que foram sobretudo e claramente quem se apercebeu dos conselhos aqui fornecidos, e claro do tema levantado.
Assim me despeço da Liga da Tinta 2010.

Joguem bem, e joguem com boa tinta como os clientes que são.

Jaime Menino

19 September 2010

Bet and Bragging Rights 20 - Nacional 2010

Mais um triplo B&B para as três categorias e para se escolher três vencedores.
Mais uma vez a lista de BRONZE ainda está em aberto mas fica já a listagem com os três primeiros do ranking.
Relembro da t-shirt para o participante com mais palpites certos no final desta temporada, e que já não falta muitas hipóteses de somar pontos do B&B.

GOLD
ODDS - Posição - Equipa
1.5 - 1 - Beira Mar - 2º lugar na prova e na geral, estão sem sombra de dúvida de parabéns e são na opinião de muitos os "verdadeiros campeões da temporada", criaram uma equipa muito forte que joga de forma fluida, consistente e unida.
1.5 - 2 - S.L. Benfica - 1º lugar na prova e na geral, puseram a máquina oleada de novo a funcionar, usaram os trunfos fortes e inspirados como se já viu nas temporadas passadas. Retiram-se alguns da melhor forma possível como campeões indestronáveis.
2.0 - 3 - Azimut
3.0 - 4 - Trolls
4.0 - 5 - União de Leiria - 3º lugar, fenomenal a temporada do U.D.L. quem diria que vi grande parte deles a jogar 5 man à 7 temporadas atrás.
5.0 - 6 - Belenenses
5.0 - 7 - Metralhas
6.0 - 8 - Sporting C.P.

SILVER
ODDS - Posição - Equipa
2.0 - 1 - Paintland - 1º lugar e na geral, a máquina do oeste voltou a repetir glórias passadas com a conquista de mais um título.
2.0 - 2 - Lisboa Invert
2.0 - 3 - Metralhas Silver - 3º lugar e 2º na geral, não se profetiza um grande futuro da equipa se voltarem a ser roubados do talento (como noutras temporadas), mas esta temporada foi muito boa.
3.0 - 4 - Boavista F.C.
4.0 - 5 - Ballistik
5.0 - 6 - V.V. X-Team
7.0 - 7 - Triball - 2º lugar numa primeira ida às finais desde que jogam x-ball lite no CN. A mudança para tinta que acompanhe o seu jogo de equipa valeu a pena, foi pena ter sido só agora.
8.0 - 8 - Demolition

BRONZE
ODDS - Posição - Equipa
1.5 - 1 - S.L. Benfica B - 1º lugar na prova e na geral, sem dúvida é estar atento a este grupo, vão somar bastantes titulos.
1.5 - 2 - Piratas - 2º lugar na prova e na geral, os Piratas voltaram de forma triunfal ao CN após um interregno.
3.0 - 3 - C.F. Sassoeiros
0.0 - # - Paintland Legacy - 3ª lugar numa final de consolação frente aos NPU, deve ter sido uma conquista um pouco armaga mas no entanto merecida.

É só escolherem, por exemplo:
G1 - Aaaaa
S1 - Bbbbb
B1 - Ccccc

Jaime Menino

08 September 2010

Bet and Bragging Rights 19 - regionais 2010


B&B 19 prova final do megacampo que infelizmente acaba a temporada com quatro equipas. É pena porque fica um circuito com menos brilho na sua recta final e mostra que as equipas às vezes não tem o respeito que deveriam ter pelos adversários.

6ª Prova (6)
ODDS - Posição - Equipa
1.5 - 1 - Sporting C.P. - 3º lugar e segundo posto do circuito, que escorreganço na recta final.
2.0 - 2 - Trolls - 1º lugar, levaram o primeiro posto da prova e do circuito.
4.0 - 3 - Magma Mater
4.0 - 4 - Ballistik
8.0 - 5 - Cães da Vila - 2º lugar na sua melhor prestação de sempre.

A previsão aqui fica simples tanto para a prova como para o ranking final com o Sporting C.P. a possivelmente conquistar o título de campeões. São uma equipa bastante forte e unida q.b. ao longo dos tempos...

* odds podem vir a sofrer alterações.

Já sabem é só escolher quem vence a prova!

Jaime Menino

02 September 2010

Bet and Bragging Rights 18 - regionais 2010


Mais um post dedicado às apostas virtuais para ver quem tem mais "feeling" para treinador de bancada. A última prova do regional de Lisboa (em Cascais) vai ser este fim de semana com seis equipas no escalão de x-ball. Infelizmente os que se sentiram mais espancados ao longo da temporada arrumaram as malas e não voltaram em vez de melhorarem o seu jogo. É pena para o ambiente competitivo. Mas vamos às odd's!

5ª Prova (5)
ODDS - Posição actual antes da prova - Equipa

1.5 - 1 - S.L. Benfica - 1º lugar, pareceu uma prova fácil a apenas cederem um ponto ou outro por jogo. 1º Lugar no ranking final.
3.0 - 2 - Metralhas S - 3º lugar, foram eliminados nas semi-finais pelo S.L.B. mas souberam lá conquistar com mérito o 3º lugar na prova. 3º lugar no ranking do final.
3.0 - 3 - S.L Benfica B - 2º lugar na prova com uma semi-final complicada, deram uma boa exibição mesmo com baixas de peso e uns reforços de última hora. 2º lugar no ranking final.
3.0 - 4 - Belenenses
6.0 - 5 - Lisboa Invert
8.0 - 6 - Insanity

* odds podem vir a sofrer alterações.

Em termos do título de campeão e do ranking geral vai ser uma prova para cumprir calendário, pois o Benfica tem 62 pts de diferença do segundo classificado (Metralhas S.). É matemáticamente possivel mas mesmo assim muito improvável o Benfica não ganhar este circuito, poupando assim ao seu patrocinador de dar o prémio real.
Já sabem é só escolher quem vence a prova!

Jaime Menino

22 August 2010

"E esta ein!"


Com algum espanto que deixo aqui uma noticia que poderá ter pouco significado para quem ande no mundo de paintball à pouco tempo, mas pelas suas caracteristícas e ironia que tem não podia deixar de referir.

Como alguns já acompanharam a SmartParts está em processo de falência e a ser gerida por um tribunal de execução.
Pois bem todo a empresa, os seus activos e propriedade intelectual, foram recentemente compradas por uma empresa/grupo de nome White Hat. Ou seja possivelmente iremos ver em breve esta empresa recuperar e voltar a aparecer no mercado sob nova gestão.

Até aqui nada de especial.

A parte interessante é que os últimos rumores afirmam que a White Hat é propriedade do Tom Kaye, o antigo dono da Airgun Designs (AGD). Empresa que fechou as portas à venda dos seus modelos de marcadores electrónicos (e-mag e x-mag) após ter levado com o processo em tribunal dos irmãos Gardner (ex donos da SmartParts), por infração à patente dada à SmartParts para fabrico de marcadores com placas electrónicas. O próprio Tom Kaye tirou umas férias do paintball após estas novelas e agora recentemente voltou com o seu "shoe box compressor".

Se se confirmar, um je ne sais quois de irónico.

Jaime Menino

13 August 2010

Um adeus e um até breve (LPP)...


É com alguma tristeza que aproveito esta sexta-feira dia do azar (13 de Agosto de 2010) para anunciar que o site da Liga Portuguesa de Paintball e a respectiva morada (url) irá desaparecer da internet na data de 22 de Setembro de 2010.

Portanto aproveitem para consulta as cinco temporadas (seis anos) de história competitiva de paintball online até dia 22 de Setembro, com: regras, calendários, pontuações, rankings, contas anuais, etc.
Após isso só irão sobrar os meus registos, backups, várias folhas de pontos com resultados, rankings, etc, tudo em papel que tenho arquivado.

Um adeus sentido...

Jaime Menino

10 August 2010

Evolução em 7 man?


Novidades da última prova da NPPL (7 man) este passado fim de semana, além de ter sido vencida pelos TB Damage frente aos Infamous, já agora a segunda final seguida visto que se enfrentaram na última prova da PSP com os Infamous a sairem vencedores dessa prova (formato).
Mas vamos ao tema principal deste post, alguém (provavelmente não) viu ou leu sobre o "novo" formato que se jogou o jogo de All Stars da NPPL entre a East Coast All Stars e os West Coast All Stars? Sim, não?
Vamos lá falar disto e dar as boas vindas ao S7, explicando muito em resumo é x-ball lite corrida aos três pontos com sete jogadores em campo e sem coaching excepto para pedir timeout prolongado além dos 3 minutos para reequipar e dar o ponto. As penalizações foram bem usadas com o habitual 1 or 1 a ser o normal, 2 por 1 a dar uma penalização extra de um jogador a menos no ponto seguinte, 3 por 1 a dar o ponto e a fazer com que a equipa entre com menos um jogador nos dois pontos seguintes. Troca de campo à soma de dois pontos. Três pontos por cada vitória no final do jogo, dois pontos por vitória ao final do tempo de jogo de 15 minutos, um ponto por empate (sim há empates). Basicamente acho que isto descreve o "novo" formato que andava a ser pedido por algumas equipas e jogadores. Irá permitir matar os pontos negativos de 7 man (como as paragens entre jogos), e aproximar o formato de 7 man do formato de x-ball. No entanto a ausência de coaching e a coordenação de colocar 7 jogadores em campo mantém-se (ou volta para quem venha de x-ball).

Que acham deste formato? Lembrem-se de dividir ideias e debate entre quem já jogou 7 man e quem nunca jogou 7 man.

Acho que poderá ser um bom passo para se recuperar algo que se perdeu com o x-ball, ser um bom jogador e o ser um bom drone. Hoje em dia para apanhar alguém com uma boa movimentação é preciso ser super rápido ou esperar que a outra equipa não tenha uma dezena de "informadores" à rede.

Será que este formato vai pegar?

Jaime Menino

06 August 2010

Off Season (ensaio)

Eu disse...
Hoje vou falar um pouco desta off season técnica, que não é supostamente off season, porque essa ficou para Novembro, Dezembro, Janeiro.

Afinal toda a gente (grande parte) queria a época de paintball a par da época internacional (leia-se Millennium e PSP) e em pleno Agosto temos zero provas de qualquer circuito anual (excepto umas tentativas de lançamento).

Afinal quem queria esta mudança? Eu não era...

Afinal esta mudança de temporada deu jeito para o quê ou para que efeito?

Eu apenas vejo aspectos negativos e o único ponto positivo foi mal aproveitado esta temporada.

Aspecto negativo 1 - Muitas equipas perdem (estão a perder) andamento competitivo.

A.N. 2 - Muitas equipas vão perder jogadores com o verão (é inevitável com mudanças de anos escolares, escolas, férias, e outras mudanças radicais que se fazem nesta altura do ano, etc...).

A.N. 3 - Muitas equipas não podem neste momento colocar jogadores pelo menos para jogarem Campeonato Nacional, tanto em Gold como em Silver os rosters estão fechados.

A.N. 4 - As provas de Julho já foram muito quentes, não só pelo aspecto do fisico, mas pelo facto que demasiado calor também não é bom para bolas de paintball e cá em Portugal há ZERO transporte refrigerado como deveria ser para se jogar nesta altura muito quente. Quer dizer as que não rebentam o ano todo ficam a par das que rebentam, porque as que rebentam com mais calor também não rebentam, por isso aqui este AN4 pode ter algum ponto favorável para alguém.

Aspecto Positivo 1 - Maior off season para experimentar jogadores, e sobretudo negociar com tempo fornecimento de bolas e material.

Aspecto Negativo 5 - Este é só para quem vai buscar newbs do paintball para equipas já com alguma rodagem. Já é complicado captar talento (com vontade e capital), é muito mais complicado captar talento em tempo de chuva e frio do que em Setembro.
E com isto tudo que acham de pontos negativos ou positivos a acrescentar?

Jaime Menino

26 July 2010

Liga da Tinta 2010 - 4/5

Estamos perto da 'final lap" da Liga da Tinta 2010. Já sabem considera-se apenas os três primeiros postos dos escalões de domingo do Campeonato Nacional para a contabilização da Liga da Tinta, e neste momento parece que alguns 'carros' avariaram ou na box ou tiveram acidentes pela pista e é só bandeiras amarelas a voar...

Resultados após a quarta prova.

Draxxus - 2º posto em Gold (0.5), 3º posto em Gold (0.5).
RPS - 1º posto em Gold (1 pt), 3º posto em Gold (0.25 pt), 1º posto em Silver (1 pt), 2º posto em Silver (1 pt), 3º posto em Silver (1 pt).
Tomahawk - 2º posto em Gold (0.5), 3º posto em Gold (0.25 pt).
(0.# Deriva do facto que os Azimut e os Trolls também jogaram parte da prova com tinta RPS e Draxxus)

TOTAIS
Draxxus - 5 pts. (5/14 - 36%)
RPS - 16.75 pts. (16.75/30 - 56%)
Tomahawk - 2.25 pts. (2.25/30 - 8%)

*** Marca - # pts simples. (# pts obtidos / # pts possiveis de obter na temporada - percentagem eficácia # %)

Equipas/Marcas.
GOLD: Draxxus- 2/? RPS- 3/? Tomahawk- 3/?
SILVER: Draxxus- 1/? RPS- 5 Tomahawk- 4/?

Para finalizar de forma diferente este tema deixo uma imagem que possivelmente retrata o estado de humor de alguns...
Jaime Menino